• Nenhum resultado encontrado

PESQUISA – INICIAÇÃO CIENTÍFICA

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA (páginas 112-115)

O Curso de Psicologia incentiva e apóia a pesquisa por meio da concessão de auxílio para a execução de projetos científicos, bolsas especiais, formação de pessoal pós-graduado, promoção de congressos e seminários, intercâmbio com outras instituições, divulgação de resultados das pesquisas realizadas e outros meios ao seu alcance.

É de responsabilidade do Conselho de Curso da faculdade regulamentar as atividades de pesquisa, nos aspectos relativos à sua organização, administração e funcionamento, assim como os relacionados à sua avaliação e divulgação.

As políticas de introdução de estudantes de graduação em práticas e atividades de investigação científica visam despertar o interesse do jovem pela ciência, tecnologia e inovação, contribuindo para a melhoria da educação nacional, além de estimular uma melhor inserção deste jovem enquanto graduado, sensibilizar a capacidade crítica do mesmo e possibilitar o interesse futuro para a docência e pós-graduação.

3.2.1 POLÍTICAS E PRÁTICAS INSTITUCIONAIS DE PESQUISA

O curso, preocupado com a formação sistêmica do seu corpo discente, oferece a estes a oportunidade de se qualificarem, desenvolverem e aperfeiçoarem com mais consistência para enfrentar a competitividade no mercado de trabalho através das atividades de iniciação científica.

O envolvimento do discente no processo de iniciação à pesquisa científica se alicerça em três diretrizes básicas:

●Completar a formação no curso, através da sua capacitação, engajado num trabalho de relevância social;

●Acrescentar valor agregado institucional, através do desenvolvimento de novos conceitos e/ou obtenção de resultados concretos, capazes de contribuir, significativamente, para um autêntico progresso da sociedade;

●Obter resposta para os anseios, necessidades e/ou expectativas da comunidade, identificadas pela instituição.

3.2.2CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

O curso orienta seu corpo docente e discente, no sentido de observar e otimizar três condições bem definidas:

►Interdisciplinaridade; ►Relevância social; ►Qualidade científica.

A iniciação científica é privilegiada desde o ingresso do aluno através dos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, sempre solicitados dentro das normas da ABNT, ensinadas no 1.º período, na disciplina Metodologia.

A iniciação científica/pesquisa culmina com o Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido sob a coordenação de professor específico e orientação de um professor indicado de acordo com a temática do trabalho escolhido, que tem como objetivo propiciar aos alunos a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à consulta da bibliografia especializada e à produção científica, e o aprimoramento da capacidade de interpretação e crítica.

3.2.3 CRITÉRIOS PARA PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE TRABALHOS

A divulgação dos trabalhos de pesquisa é privilegiada das seguintes formas:

• Todos os trabalhos docentes (monografias, dissertações, teses, publicações) integram o acervo da Biblioteca da Faculdade, servindo de consulta a toda a comunidade.

• A todo semestre, os melhores artigos do Projeto Integrador Multidisciplinar e do TCC de cada curso (escolhido por um comitê editorial formado por docentes), é publicado na revista eletrônica “Expressão”. O melhor artigo do semestre (dentre todos os cursos) além de ser publicado, é agraciado com o prêmio “Promove Conhecimento” que dá aos integrantes do grupo um incentivo financeiro para o semestre posterior.

3.2.3.1 Revista Acadêmica Expressão

Periódico online, ISSN 2238-7404, publicado semestralmente pela Faculdade Promove que visa fomentar o processo de elaboração de artigos científicos pela comunidade acadêmica e, consequentemente, contribuir para o processo de construção e divulgação do conhecimento. Todos os professores e alunos podem encaminhar material para publicação, por meio das disciplinas de Projetos Integradores Multidisciplinares. Os trabalhos são avaliados pela Comissão Editorial da revista e os melhores são selecionados para publicação.

3.2.4 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O TCC se constitui num exercício acadêmico que oportuniza ao aluno uma iniciação à pesquisa. O TCC está voltado ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à capacidade de organização e de elaboração intelectual em uma determinada área do saber. Contribui para a formação de um profissional diferenciado e qualificado para atender às exigências e identificar oportunidades no mercado de trabalho.

Produção final de um trabalho de pesquisa fundamentado no rigor metodológico da ciência, que se destina a sistematizar nas concepções e práticas dos processos sociais em saúde. Deverá ser apresentado na forma de monografia, sendo obrigatoriamente apresentado, avaliado e validado em Banca Examinadora.

É requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Psicologia e deve seguir os seguintes critérios:

• Elaborado individualmente.

• Orientado e avaliado por professores com titulação mínima de Mestre e que tenham horas de trabalho docente disponíveis para tal.

• O trabalho de orientação consiste no acompanhamento dos TCCs desde a definição do projeto de pesquisa até o relatório final.

• Apresentado em Banca Examinadora composta por no mínimo 02 professores do quadro da instituição e o orientador; que terá como função analisar, avaliar e validar o TCC, tanto na sua forma escrita como na sua apresentação oral.

• A critério do orientador e estudante, um professor visitante de outra instituição poderá ser convidado a compor a banca, preferencialmente procedente de onde se realizou a pesquisa.

O TCC é requisito obrigatório para obtenção do título de Bacharel em Psicologia e deverá seguir os critérios regulamentados pelo Regulamento de TCC do Curso de Graduação em Psicologia.

3.2.4.1 ORIENTAÇÃO

A orientação do TCC será realizada pelo professor orientador durante o 9º e 10º períodos, constituindo-se na elaboração de um Projeto de Pesquisa, sob a orientação deste profissional, que compõe o corpo docente do curso. O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todos os graduandos como requisito para conclusão do curso e obtenção da titulação.

3.2.4.2 AVALIAÇÃO

A defesa será feita perante uma banca composta por três professores do corpo docente da Faculdade Promove de Sete Lagoas ou de outra IES, incluindo o orientador. A critério do orientador e estudante, um professor visitante de outra instituição poderá ser convidado a compor a banca, preferencialmente procedente de onde se realizou a pesquisa. O TCC, assim como os outros módulos de ensino corresponderá, a 100 (cem) pontos.

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PSICOLOGIA (páginas 112-115)

Documentos relacionados