• Nenhum resultado encontrado

Para um bom resultado, realizamos a aplicação de questionários também com os professores do Ensino fundamental II e Ensino Médio da Escola Estadual Professor Crispim Coelho. Elaboramos um questionário composto por, três questões objetivas e uma subjetiva. Responderam ao questionário 09 (nove) professores, dois quais 07 (sete) têm Pós-Graduação e apenas 02 (dois) não possuem especialização.

A primeira questão foi: Quais dessas ferramentas você utiliza para incentivar aos alunos a fazer uso dos meios tecnológicos. Está questão era composta pelas alternativas: celular, computador e tablet. Todos responderam que fazem uso do

computador nos dias que são disponibilizados pela escola, ou quando agendam algum trabalho no qual necessite fazer pesquisa.

A segunda pergunta objetiva era: Quais dos sites abaixo são utilizados geralmente pelos seus alunos para pesquisas e trabalhos. Para está questão propomos três alternativas: Wikipédia, Google, Yahoo. Todos os professores responderam que o Google, pois os mesmos disseram que orientam em sala ser o mais confiável.

Através da terceira e última pergunta objetiva procuramos saber se o professor percebeu algum tipo de influencia linguístico causado pelo uso excessivo das redes sociais. Sendo eles Whatsapp, Facebook, Instagram. E que impacto tem em sua escrita. Está questão teve três alternativas: Bom, Ruim, Regular. De 09 (nove) professores que responderam ao questionário, 06 (seis) assinalaram Regular e 03 (três) assinaram que Ruim.

Nossa quarta questão foi subjetiva a qual perguntamos o seguinte: Como você trabalha com seus alunos a questão do uso do internetês (linguagem utilizada no meio virtual)?

Os professores afirmaram orientar seus alunos para não trazerem para escrita os vícios de linguagem adquiridos nas redes sócias. Mas também revelam que orientam os alunos para situações onde se permite fazer uso da linguagem informal.

Os docentes também alegaram que incentivam os alunos a refazerem seus textos e exercícios no caso de aparecer alguma abreviatura que são características desta linguagem, mas sempre deixando evidente a importância da internet na sociedade, bem como na formação do indivíduo, permitindo se sentir parte da inclusão digital, visto que os avanços tecnológicos devem ser acompanhados.

Constatou-se através dos dados da pesquisa que alunos e professores, fazem uso do internetês na escola, ao mesmo tempo em que, demonstram ter conhecimento de que não se pode utilizar está linguagem em tudo que for fazer no referente à escrita.

Foi observado também com relação aos discentes que os mesmos apresentam conhecimento e interesse pela tecnologia em particular pela internet, apesar de nem sempre terem acesso aos computadores do laboratório de informática da escola, notamos que muitos já possuem domínio, pois tem contato com o mundo digital através de tablet, celular entre outros.

Verificamos através dos questionários que a maioria dos discentes tem algum acesso internet e por tanto tem conhecimento da linguagem utilizada no Facebook, Whatsapp e Instagram, não podemos nos esquecer dos alunos que moram na zona rural e em consequência disto não possuem total acesso a internet.

Observamos a importância em se trabalhar ainda mais não só as ferramentas da informática, pois é preciso além dos recursos mais simples ter conhecimento das novas tecnologias de forma eficiente.

Chegamos à conclusão de que não há necessidade de preocupação com as abreviações ou substituições de palavras na escrita alfabética, esta sendo usada nos ambientes virtuais. Reconhecemos que até dado momento, esta comunição não influenciou a estrutura da língua, isto é, este novo gênero da língua escrita empregada pelos mais jovens nas redes sociais, dificilmente aparecem em na escrita em sala de aula, esta linguagem é mais utilizada quando os alunos estão em conversas entre amigos ou através de recados escritos em pedaços de papel.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mediante todo esse estudo, podemos perceber que o uso da internet se faz praticamente de maneira diária na vida dos alunos, mas o uso dessa nova linguagem virtual, denominada internetês, segundo a maioria, está se fazendo nos bate-papos e nas redes sociais da internet e não tem influenciado os alunos em suas produções textuais escolares.

Mas para que as abreviações usadas no internetês não atrapalhem a vida escolar dos alunos, eles devem estar atentos à escrita, fazer uso de abreviações somente quando necessário e se necessário fazê-las de modo correto, estar sempre em contato com as regras de ortografia para que tenha melhor desempenho em suas atividades escolares.

Dessa forma as tecnologias de informação junto com os computadores, trouxeram muitas transformações no processo ensino-aprendizagem. Em consequência, notamos que realmente os meio virtuais tem influenciado a escrita dos discentes.

Entretanto, vale ressaltar que percebemos ao longo dos questionários aplicados aos discentes, que a maioria tem consciência de que não deve fazer uso dessa linguagem virtual ou “internetês” nas atividades em sala de aula. Além do que, os próprios discentes reconhecem o quão difícil pode ser utilizar essa escrita em situações que se exige a norma padrão.

Os docentes afirmaram em seus questionários sempre estão atentando para as situações em se pode utilizar tanto a linguagem padrão, quanto a linguagem virtual, deixando claro que cada uma tem suas particularidades reforçando assim a diferença entre ambas.

Neste aspecto, a escolha das técnicas e a seleção dos materiais que serão mais adequados para o interesse dos alunos, bem como os objetivos educacionais a serem utilizados, ainda são de grande dificuldade para o professor quando se fala em tecnologia educacional. Mediante isto percebemos também através dos questionários que os educadores têm se esforçado para introduzir estes meios de comunicação na vida dos discentes, visto que, conforme Lévy (1999) as redes de computadores permitiram as pessoas construírem e partilhar conhecimentos,

tornando-se seres democráticos que aprendem a valorizar as competências individuais.

O aluno hoje em dia começa a exercer um novo papel no contexto escolar, como resposta a essa nova realidade, isso mediante o conhecimento efetivo que o mesmo trás para sala de aula.

Sendo assim, há a necessidade de capacitação e preparação para que possa utilizar e dá sentindo a este novo recurso didático, auxiliando o processo ensino- aprendizagem, pois o decente não é mais visto como detentor do saber e sim como um mediador.

REFERÊNCIAS

ASSIS, M. de; ARRUDA, R. C. de. Técnico em informática industrial: demanda e perfil. São Paulo: SENAI-SP, 1990.

BASTOS, J. A. S. L. A. de (Org.). Tecnologia e interação. Curitiba: CEFET-PR, 1998, p.13.

BRITO, G. da S. Educação e Novas Tecnologias: um re-pensar. Curitiba: Ibpex, 2008. p. 22-30-32.

COSTA, S. R. Oralidade, escrita e novos gêneros (hiper) textuais na Internet. In: FREITAS, Maria Teresa de Assunção; COSTA, Sérgio Roberto (Org.). Leitura e escrita de adolescentes na internet e na escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. GAMA, R. A Tecnologia e o Trabalho na História. São Paulo: Nobel Edusp, 1987. HIGOUNET, C. História concisa da escrita. [Tradução da 10º edição corrigida Marcos Marcionilo]. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

ILARI, R.; BASSO, R. Português da gente: a língua que estudamos a língua que

falamos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 21, 28.

LÉVY, P. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa . São Paulo: Editora 34, 2004. LUCKESI, C. C. Independência e inovação em Tecnologia Educacional: ação- reflexão, Rio de Janeiro, v. 15, n. 71/72, p. 55-64, jul./out.1986.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.

______. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MAZZI, Â. P. R. Tecnologia Educacional: pressupostos de uma abordagem crítica.

Tecnologia Educacional. v. 10, n. 39. Rio de Janeiro, 1981.

MIRANDA, A. L. Da natureza da tecnologia: uma análise filosófica sobre as dimensões ontológica, epistemológica e axiológica da tecnologia moderna. 2002. 161 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) – Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET, Paraná, 2002.

SAUSSURE, F. de. Curso de linguística geral. Tradução de CHELINI, Antonio; PAES, José Paulo; BKUJSTEIN, Izidoro. 34. ed. São Paulo: Cultrix, 2012

SIMÕES, V. A. P. Utilização de novas tecnologias educacionais nas escolas da rede estadual da cidade de Umuarama. 2002. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.

TAJRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas para o professor da atualidade. 2. ed. São Paulo: Érica, 2000.

VERASZTO et al. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com, Porto, n. 7, p. 60-85, 2008. Disponível em:

http://revistas.ua.pt/index.php/prismacom/article/viewFile/681/pdf. Acesso em: 4 abril. 2017.

https://www.google.com.br/search?q=escrita+cuneiforme&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ve d=0ahUKEwi39eTI0- fSAhUHQpAKHYgMAl8Q_AUIBigB&biw=1600&bih=794#imgrc=IBUPgiFHj26AvM: Acesso em 08 Mar. 2017. https://www.google.com.br/search?q=escrita+cuneiforme&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ve d=0ahUKEwi39eTI0- fSAhUHQpAKHYgMAl8Q_AUIBigB&biw=1600&bih=794#tbm=isch&q=evolu%C3%A7%C3%A3o+grafi ca+da+escrita&*&imgrc=yh9xyczTJaFTpM: Acesso em 08 Mar. 2017.

https://www.google.com.br/search?q=emoji&espv=2&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved =0ahUKEwiCtsfp1OfSAhWFD5AKHTwsBkYQ_AUIBigB&biw=1600&bih=794#q=emoticons&tbm=isch &tbs=rimg:CQdnDD4Oehn5Ijj8ymQ8OpymyNhaTO0nF2X6VsCnTHwc8ygFyhPgFzBEP9f44LJ- EUnWf6WLeHX11GZG9FMGdwIFcioSCfzKZDw6nKbIEZdRaYufmK_1dKhIJ2FpM7ScXZfoRuP1lc8X QJRMqEglWwKdMfBzzKBEI-31Mn2DCuCoSCQXKE- AXMEQ_1EaSfekyLIgXMKhIJ1_1jgsn4RSdYRjRsap7A2xpEqEgl_1pYt4dfXUZhHpkYokvWtuQyoSCU b0UwZ3AgVyEWywGqPJ07IK&*&imgdii=Z4yaA__JbGpvLM:&imgrc=pwIKT_qNMf5nPM: Acesso em 10 Mar. 2017. https://www.google.com.br/search?q=abrevia%C3%A7%C3%A3o&espv=2&source=lnms&tbm=isch&s a=X&ved=0ahUKEwiW89SVgp_TAhUGIpAKHcutAjQQ_AUICCgD&biw=1600&bih=794#tbm=isch&q= abrevia%C3%A7%C3%A3o+internet&imgrc=KDd2V8tM-7pvlM: Acesso em 10 Mar. 2017.

QUESTIONÁRIO DE PESQUISA APLICADO AOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR CRISPIM

COELHO, ESTADO DA PARAÍBA.

Sexo: a ( ) Feminino b( ) Masculino Idade: _____ anos

_____ ano ( ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio Cidade: ___________________________

1- Você possui algum tipo de computador (notebook, tablet, android etc.)?

a. ( ) Sim b. ( ) Não

2- Possui algum tipo de acesso à internet?

a. ( ) Sim b. ( ) Não c. ( ) Às vezes

3- Quantas horas por dia você costuma acessar?

a. ( ) Uma b. ( ) Duas

c. ( ) Três ou mais

4- Entre as opções abaixo, marque 3 principais motivos que levam você a utilizar a internet:

a. ( ) Buscar informações e notícias do seu interesse

b. ( ) Divulgar seus próprios conteúdos (textos, comentários, fotos, vídeos etc.) c. ( ) Divertir-se com passatempos, jogos etc.

d. ( ) Pesquisa para atividades escolares

e. ( ) Fazer uso das redes Sociais ( facebook, orkut, twiter etc.) f. ( ) Correio eletrônico( e-mail)

5- Para a realização de trabalhos escolares, qual é a sua principal ou principais fontes de pesquisa?

a. ( ) Internet

b. ( ) Internet e outros meios como jornais, livros, revistas etc. c. ( ) Outro(s): _____________________________

6- Quais sites ou rede social desses citados abaixo você mais costuma acessar?

a. ( ) Facebook b. ( ) Google

c. ( ) Watsapp d. ( ) Youtube e. ( ) Instagram

7- O que você acha da linguagem utilizada na internet?

____________________________________________________________ ____________________________________________________________ 8- Em sua opinião, de que forma a internet contribui para a sua educação? ____________________________________________________________ ____________________________________________________________

QUESTIONÁRIO APLICADO AOS PROFESSORES DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR CRISPIM COELHO.

Escolaridade: Superior completo ( ) Superior incompleto ( ) Pós-Graduação( ) 1. Quais dessas ferramentas você utiliza para incentivar aos alunos a fazer uso

dos meios tecnológicos: a. ( ) celular

b. ( ) computador c. ( ) tablet

2. Quais dos sites abaixo são utilizados geralmente pelos seus alunos para pesquisas e trabalhos:

a. ( ) Wikipédia b. ( ) Google c. ( ) Yahoo

3. Você percebeu algum tipo de influencia linguístico causado pelo uso excessivo das redes sociais. Sendo eles Whatsapp, Facebook, Intagram. E que impacto tem em sua escrita:

a. ( ) Bom b. ( ) Ruim c. ( ) Regular

4. Como você trabalha com seus alunos a questão do uso do internetês (linguagem utilizada no meio virtual)?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________

Documentos relacionados