• Nenhum resultado encontrado

Planeadas e organizadas pela estagiária de Educação

Capítulo IV – Apresentação e Discussão do Processo de Intervenção/Investigação

4.2. Atividades extraplano de atividades de estágio

4.2.1. Planeadas e organizadas pela estagiária de Educação

Ao longo do projeto foi realizado alguns trabalhos manuais que visaram sobretudo o desenvolvimento da motricidade fina dos idosos, o desenvolvimento estético e, ainda, o fomento do convívio entre os participantes. Os trabalhos desenvolvidos foram os seguintes:

A construção de decorações natalícias para a árvore de Natal, bem como para a sala de estar onde os idosos realizam maioritariamente as suas atividades. Para a árvore de Natal, denominada de árvore dos desejos de Natal, necessitou-se de cartolina branca, na qual cada idoso

75

desenhou e recortou a sua mão que representaria o corpo do Pai Natal e onde foi escrito um desejo para o Natal que o idoso ambicionava (a estagiária escreveu o desejo de Natal pelos idosos que não sabem escrever); por fim, o resto do corpo do Pai Natal foi construído com o recurso a várias cores de cartolinas. Os desejos foram pendurados na árvore de Natal do Centro Comunitário. Para a sala de estar os idosos pintaram e fizeram colagens em várias imagens típicas de Natal (estrelas, pinheirinhos, sinos e bolas de Natal). Estas foram, posteriormente, distribuídas pela sala.

A realização dos cenários e adereços para a peça de teatro sobre o Nascimento do Menino Jesus, nomeadamente no recorte de várias estrelas feitas com pacotes de leite, a construção de um pinheiro de Natal onde foi pintado e decorado numa palete de madeira (palete cedida por uma colaboradora da instituição) e ainda na elaboração das oferendas que algumas personagens iriam entregar ao Menino Jesus.

Neste tipo de atividades é necessário facilitar o trabalho dos idosos, nomeadamente na necessidade de decalcar as formas do objeto na cartolina para os idosos conseguirem recortar, e mais tarde, poderem decorar à sua vontade (por exemplo, pintar com lápis de cor, colagens).

Desta forma, a realização dos trabalhos manuais permitiu desenvolver a dimensão emocional dos idosos, o fomento pelo trabalho em equipa e a consciencialização para a necessidade de reciclar/reutilizar materiais que aparentemente não têm mais utilidade.

Esta atividade foi desenvolvida durante o mês de Dezembro, ao qual todos os idosos estiveram presentes.

Jogos tradicionais

Ao longo do presente processo de intervenção a estagiária foi-se apercebendo que os idosos demonstravam vontade em realizar jogos tradicionais, mais especificamente, aquando a execução das sessões de contextualização das músicas etnográficas onde revelaram interesse e saudades nas brincadeiras que faziam no tempo de infância.

“Durante esta sessão destinada à contextualização das letras das músicas etnográficas, os idosos relataram alguns episódios dos seus costumes do trabalho no campo, onde falaram- me das saudades dos tempos antigos, das brincadeiras que faziam, o modo de festejar “antigos”[…] principalmente quando jogavam à malha e às cartas aos domingosde tarde; quando cantavam e dançavam nas festas da aldeia […], o jogo da avelha, saltar à corda […]” (Excerto diário de Bordo, dia 11 de Fevereiro, 2014).

76

Desta forma, concretizou-se alguns jogos tradicionais, a saber: o jogo da dança da vassoura (todos os participantes dançam em par, exceto um participante que dança com uma vassoura, quando a música parar, todos têm que trocar de par. Aquela pessoa que ficar sem par dança com a vassoura, e assim, repetidamente); o “Jogo da Malha” feito com materiais reciclados (recorreu-se a seis garrafas de plástico que serviram de mecos e a bolas de tamanho médio. Este jogo consiste em derrubar os mecos através do lançamento das bolas); Bola da Gargalhada (os participantes estavam sentados em roda, o jogo começou com um idoso atirar a bola a outro colega, este, ao apanhar a bola, tinha que dar uma gargalhada e lançar, novamente, para outro colega que, por sua vez, tinha que fazer o mesmo procedimento, e assim repetidamente); Jogo das cartas (realizou-se vários jogos com cartas, como por exemplo, a sueca; as orelhas). Quem é quem? (Foi escrito em pequenos pedaços de papel o nome de todos os elementos do grupo. Um idoso tinha que escolher um papel e, de seguida, responder a perguntas, feitas pelo restante grupo, sobre as caraterísticas da pessoa selecionada – como por exemplo, é homem?; é alto?;- de forma a adivinharem de quem se trata).

Esta atividade visou a promoção do desenvolvimento motor e cognitivo dos idosos, bem como o reforço do trabalho em equipa.

Realizada em duas sessões em Abril, esta atividade contou com a participação de 14 idosos, tendo sido avaliada unicamente pelos presentes.

Filmagem e Visionamento do Filme sobre as Coroas de Maias

Durante uma das atividades institucionais, decorações das Coroas de Maias (descrita no ponto 4.2.2), surgiu a ideia de filmar os idosos para desvendar o motivo de colocar à porta de casa, no dia 1 de Maio, essas coroas, uma vez que esta tradição varia de pessoa para pessoa (freguesia para freguesia). Neste sentido, os idosos interessados em participar nas filmagens abordaram o tema, tendo em atenção algumas linhas de orientação: o que são as coroas de Maias; como são feitas (materiais usados); qual o motivo de fazer as coroas. No fim das filmagens, os idosos puderam visionar e discutir sobre esta tradição. Esta atividade pretendia, desta forma, aliar o uso das tecnologias a promoção das tradições populares, bem como o desenvolvimento intelectual dos idosos.

Nesta atividade foram filmadas 6 pessoas e assistiram e discutiram ao filme 11 dos 17 idosos deste grupo-alvo, assim, esta atividade foi avaliada unicamente pelos presentes.

77

Caminhada ao Pilar e visita ao Museu-Castelo da Póvoa de Lanhoso

No contexto do piquenique convívio promovido pelo Centro Comunitário (atividade descrita no ponto 4.2.2 alínea C), em Maio, alguns idosos mostraram vontade em fazer a caminhada do parque do Horto (Local do piquenique) até ao Monte do Pilar (Póvoa de Lanhoso). Depois, deste percurso, visitamos o museu-castelo da Póvoa de Lanhoso (gratuito à população sénior), onde os idosos puderam assistir um pequeno documentário sobre a história daquele local. Acabada a visita, regressamos novamente ao Parque do Horto, para junto dos restantes idosos que frequentam o Centro Comunitário.

Assim, esta atividade valorizou a atividade física na terceira idade, proporcionando momentos de convívio e de aprendizagem histórico-cultural.

Esta atividade foi realizada em Maio, contou com a presença de 10 idosos, tendo sido avaliada pelos participantes.