• Nenhum resultado encontrado

PLANEAMENTO DO TRABALHO DE CAMPO 1.1 Finalidades e Objetivos

No documento Relatório de Estágio Ana Rita Costa (C) (páginas 75-79)

Um Cuidado Especializado de Enfermagem

1- PLANEAMENTO DO TRABALHO DE CAMPO 1.1 Finalidades e Objetivos

O atual projeto tem como finalidade o desenvolvimento de competências enquanto futura Enfermeira Especialista de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica, participando na melhoria da prestação de cuidados especializados no decorrer do período pré-natal e trabalho de parto, à mulher/recém-nascido/família, nomeadamente no que diz respeito à utilização da hidroterapia na promoção de conforto na mulher em TP.

Para tal foram delineados como objetivos, tendo em conta a OE e a Internacional Confederation of Midwives:

 Desenvolvimento de competências técnico-científicas e relacionais no cuidar especializado

da mulher inserida na família e comunidade durante o período pré-natal;

 Desenvolvimento de competências técnico-científicas e relacionais no cuidar especializado

da mulher / pessoa significativa em TP, otimizando a saúde da parturiente;

 Desenvolvimento de competências técnico-científicas e relacionais no cuidar especializado

do RN otimizando a sua adaptação à vida extrauterina;

 Aprofundar conhecimentos e desenvolver competências técnico-científicas e relacionais, na

utilização da hidroterapia enquanto cuidado especializado de enfermagem, na promoção de conforto da parturiente.

Os objetivos supracitados serão desenvolvidos ao longo do ensino clínico estágio com relatório. No Apêndice I encontra-se o plano de atividades do ensino clínico estágio com relatório.

O objetivo de aprofundar conhecimentos e desenvolver competências técnico-científicas e relacionais, na utilização da hidroterapia enquanto cuidado especializado de enfermagem, na promoção de conforto da parturiente, sendo norteador da realização deste projeto, foi transversal à quase totalidade dos ensinos clínicos. No Apêndice II encontram-se as atividades desenvolvidas nos restantes ensinos clínicos de forma a atingi-lo.

1.2 Metodologia e Plano de trabalho

No desenvolvimento das suas competências gerais e específicas é importante que o EESMO se paute pela prática baseada na evidência. Craig e Smyth, citando o Departamento de Saúde do Reino

Unido, referem que: “A perspetiva para a enfermagem do seculo vinte e um é que todos os

enfermeiros procurem evidência e a apliquem na sua prática quotidiana, com uma proporção

crescente de participação ativa em investigação e desenvolvimento.” (Craig & Smyth, 2004, p.4)

A prática baseada na evidência pode ser definida como o uso consciente, explícito e criterioso da melhor evidência obtida através da investigação, tendo em conta a competência clínica e os valores do cliente. (Craig & Smyth, 2004, p.9) Ela permite a melhoria da qualidade da prática de cuidados, com aumento da eficácia e elevação dos padrões.

Na realização deste trabalho será feito recurso à metodologia de investigação: revisão sistemática da literatura.

A revisão sistemática da literatura consiste na produção de resumos fiáveis da evidência relevante para uma investigação, através de métodos rigorosos que reduzam o viés. (Craig & Smyth, 2004, p.164)

A revisão sistemática da literatura pode ser utilizada como atalho para o processo da prática baseada na evidência, pela estratégia de pesquisa global, apreciação e síntese da evidência pela investigação. (Craig & Smyth, 2004, p.164)

Tendo em conta que para a diminuição do viés durante a realização de uma revisão sistemática da literatura seriam necessários dois revisores (Craig & Smyth, 2004, p.167), e na impossibilidade de tal, visto este ser um projeto individual, ainda que cumprindo os restantes critérios desta metodologia, optar-se-á por se denominar a mesma por revisão sistematizada da literatura.

Nesta fase do projeto, face ao tempo disponível, foi feita uma primeira pesquisa no interface eletrónico da EBSCO HOST, abrangendo as bases de dados da : MEDLINE with Full Text, NHS Economic Evaluation Database, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Methodology Register, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Health Technology Assessments, Psychology and Behavioral Sciences Collection, MedicLatina, Academic Search Complete, Library e Information Science & Technology

Os descritores utilizados na pesquisa foram: hydrotherapy, labor e nursing.

Os critérios de inclusão para a seleção dos artigos encontrados na pesquisa foram: disponibilidade em full text (texto integral) ou passiveis de serem disponibilizados pelas bibliotecas do Centro Hospitalar de Lisboa – Zona Central; estudos quantitativos e qualitativos publicados; realizados há menos de 14 anos; publicados em português, inglês ou espanhol e que abordassem a temática da hidroterapia como cuidado de enfermagem na promoção do conforto das parturientes.

Após a aplicação dos critérios de inclusão, dos vinte sete estudos inicialmente obtidos na pesquisa foram selecionados seis, cujas tabelas de síntese preliminares se encontram disponíveis no Apêndice VI.

Durante o mês de Março de 2012 e de Junho de 2012 foram consultados dois EESMO peritos na utilização da hidroterapia para a promoção de conforto das parturientes, que contextualizaram a temática em estudo face à realidade portuguesa. Foi possível visitar a unidade do único hospital público português, em que se disponibiliza às parturientes a imersão e parto na água, tendo conhecido a sua filosofia de prestação de cuidados de enfermagem e modo de funcionamento. Em Novembro/ Dezembro de 2012 e Fevereiro de 2013 foram realizadas diligências para que parte do ensino clínico do Estágio com Relatório possa decorrer nesta unidade nas primeiras duas semanas de Julho de 2013, aguardando-se resposta ao ofício enviado pela ESEL.

No decorrer dos ensinos clínicos foram realizadas ações de sensibilização, um panfleto, notas de campo e serão realizados também diários de aprendizagem e intervenções adaptadas aos contextos de prática clínica, visando a implementação da hidroterapia como cuidado especializado de enfermagem na promoção de conforto na parturiente.

O cronograma com o planeamento de atividades do projeto individual está disponível no Apêndice VII.

Na realização do projeto serão tidas em conta considerações éticas e deontológicas.

qualquer investigação realizada junto de seres humanos levanta questões morais e éticas. (…) Os conceitos em estudo, o método de colheita de dados e a divulgação de certos resultados de investigação podem, bem entendido, contribuir para o avanço dos conhecimentos científicos, mas também lesar os direitos fundamentais das pessoas. (Fortin, 1999, p.113)

Durante a sua prática de cuidados, tendo em conta o domínio da responsabilidade profissional, ética e legal, o EESMO respeita os direitos humanos e as responsabilidades profissionais (Regulamento nº 122/2011, 2011).

No documento Relatório de Estágio Ana Rita Costa (C) (páginas 75-79)