• Nenhum resultado encontrado

1. ENQUADRAMENTO CONCETUAL

3.5 Planeamento

Como referimos anteriormente, optámos por adotar o Protocolo da JBI para responder ao problema identificado, procurando identificar a evidência existente sobre o mesmo. Assim e

apresentará o trabalho de pesquisa realizado, devidamente explicitado em cada uma das fases que se apresentará.

A primeira etapa para a realização de uma RIL consiste na identificação de um problema e na formulação de uma questão de investigação que seja pertinente e de interesse para a enfermagem (Ganong, 1987; Mendes et al., 2008, cit por Sousa et al., 2017). (Ferreira, 2019).

Assim, numa primeira fase e tendo por base o acrónimo PICO (JBI, 2015), significando: patient (utente), Intervention (Intervenção), Comparison (Comparação) e Outcome (Resultado), tendo o objetivo de decompor e organizar um problema que o profissional vê na sua prática clínica, foi fórmulada a seguinte questão de investigação: “Quais as Intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, na promoção da esperança à pessoa com doença oncológica?”. De forma a tornar percetível a génese da pergunta foi elaborado o quadro que se expõe de seguida.

Quadro nº 2 - Critérios utilizados para a formulação da questão de investigação

Participantes Quem foi estudado? Doentes com doença oncológica em tratamento de quimioterapia Descritores: Hope Nursing Mental health Oncology Patients Intervenções O que foi feito?

Intervenções de Enfermagem na área de Saúde Mental e Psiquiátrica na promoção

de Esperança Comparação ou

controlo

Existe comparação

de tratamentos? Não se verifica

Outcomes (resultados)

Resultados/efeitos ou consequências

Quais as Intervenções de Enfermagem na área de Saúde Mental e Psiquiátrica na promoção de Esperança de pessoas com

doença oncológica

Tal como a etapa anterior a etapa do estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos, é igualmente importante, quando se inicia a elaboração de uma RSL, uma vez que todas as decisões a tomar aquando da pesquisa devem ter em consideração os critérios de inclusão e exclusão dos estudos que forma previamente definidos (Ganong, 1987; Mendes et al., 2008, citado por Sousa et al., 2017).

Assim, de forma, a manter a coerência entre a questão de investigação e a fase da pesquisa nas bases de dados, tornou-se fundamental definir critérios de inclusão e exclusão dos estudos. Os critérios de inclusão definidos visaram identificar estudos que trouxessem respostas à questão de investigação. Assim, contemplaram-se estudos empíricos, de natureza qualitativa e quantitativa, disponíveis em bases de dados com texto integral em língua inglesa, estudos empíricos referentes a teses de mestrado e doutoramento cujos participantes fossem pessoas com doença oncológica em programa de quimioterapia, em hospitais de dia com idade superior a 19 anos.

Os critérios de exclusão foram todos os artigos de opinião e que não contemplassem mais de duas ou três das palavras-chave a definir.

A fase seguinte do protocolo de pesquisa respeita à definição da estratégia de pesquisa. Foram definidas quatro palavras-chave. Os termos foram confirmados e, estão considerados nos descritores em Ciências da Saúde – DeCs, sendo estes: Hope; Nursing; Mental health; Oncology

Patients. Foram realizadas pesquisas através do motor de busca EBSCO, nas seguintes bases de

dados: Pub Med, CINAHL® Plus e Medline, com um limite temporal entre janeiro 2011 e dezembro 2018.

No período da pesquisa, foi utilizado o expansor: “pesquisar também texto integral dos artigos” e, os limitadores utilizados: de “texto integral”, “revisto por especialistas”, Idioma “english”. Realizaram-se pesquisas com associações entre as palavras/termos de pesquisa (usando o operador boleano AND).

Através da pesquisa na base de dados obtiveram-se 197 artigos. Após leitura do título e tendo em conta novamente os critérios e a metodologia de JBI foram selecionados 111 artigos. Posteriormente procedeu-se a leitura dos resumos e identificação da população em estudo, eliminando-se 107 artigos.

Figura 3 - Estratégia de Seleção dos Artigos

A quarta fase do protocolo da JBI (2011) visa a avaliação crítica e qualidade metodológica dos artigos selecionados. Segundo o Cochrane handbook of systematic reviews of interventions (Higgins e Greens, 2011) numa pesquisa torna-se fundamental a definição de estratégias e métodos para controle de viés e, para a obtenção de resultados efetivos.

Assim, utilizaram-se os recursos disponibilizados pelo JBI - Assessment Tools – para a realização da análise metodológica dos estudos selecionados, em concordância com o desenho do estudo de cada um. Foram incluídos nesta revisão integrativa da literatura, 4 artigos que obtiveram mais de 60% de respostas positivas, no conjunto de itens dos diversos instrumentos de avaliação da qualidade metodológica.

Quadro nº 3 - Estudos incluídos na Revisão Integrativada literatura, população/amostra e sua caracterização

Identificação do estudo (referência) Nível de evidência JBI

Qualidade metodológica E1. Monteiro, A. (2012). Da desesperança à esperança –

Intervenções de enfermagem de saúde mental. Saúde e Ciência.

Revisão Critica da literatura

Evidência fraca E2. Stavarski, D. (2018). A Descriptive Study of How Nurses Can

Engender Hope. MEDSURG Nursing, 27(1), 24–31.

Estudo descritivo correlacional

Evidência moderada E3. Wakiuchi, J., Marchi, J., Norvila, L. Marcon, S., Sales, C. (2015).

Esperança de vida de pacientes com câncer submetidos à quimioterapia. Acta PaulEnferm. 28(3): 2002-8.

Estudo quantitativo, de corte transversal Evidência moderada

E4. Rusten, T., Cooper, B., Miaskowski, (2011). A longitudinal study of the effects of a hope intervention on levels of hope and psychological distress in a community-based sample of oncology patients. Elsevier: European Journal of Oncology Nursing

Estudo Longitudinal

Evidência moderada

Constata-se que os estudos E2, E3 e E4 correspondem a fontes primárias de informação, o estudo identificado com o n.º 2 trata-se de um estudo descritivo correlacional, o estudo identificado com o n.º 3 corresponde a um estudo quantitativo de corte transversal e o estudo identificado com o n.º 4 é um estudo longitudinal. Os restantes identificados com o n.º 1 corresponde a uma revisão crítica da literatura.