• Nenhum resultado encontrado

2.1 – Visão

A visão da empresa Calce&Descalce é: “Ser reconhecidos como a grande pioneira de sapatilhas que permitem a variada personalização de sapatilhas”.

2.2 – Missão

“Fazer Sapatilhas criativas e originais, criando para si um produto que vai além de sua finalidade e possibilitando-lhe ter o poder de escolha nas suas mãos, e fazer com que as mesmas cheguem ao maior numero de consumidores possível a nível nacional.”

2.3 – Valores

 Aborda todos os negócios de uma forma honrada, assumindo os erros e corrigindo-os de forma clara, transparente e rápida;

 Assegura a qualidade dos bens e serviços ofertados dando prioridade á melhoria contínua dos rendimentos e produtividade;

 Promove inovação tecnológica para o constante aperfeiçoamento do negócio com um todo.

2.4 - Análise Transaccional 2.4.1 - Clientes

Os clientes da Calce&Descalce serão grandes superfícies comerciais como a SportZone e Decatlon. Isto porque não vai trabalhar directamente com o consumidor ficar mas sim com retalhistas.

2.4.2 – Fornecedores

Os nossos fornecedores serão três, em primeiro lugar a empresa que fabricará as sapatilhas, Lobo Trilhos, bem como a empresa que desenvolveu e criou o liquido e os marcadores para uso exclusivo nas sapatilhas fabricadas, empresa Marcante e por fim a empresa que fará as caixas para finalização do produto final.

6 | P á g i n a Por ser uma empresa a nível nacional a Calce&Descalce não apresenta concorrentes directos mas tem em atenção empresas fabricantes do mesmo sector radicadas no mercado nacional e internacional, que também desenvolvem e conceitos idênticos, como a Adidas, Converse e Nike.

2.5 – Análise Contextual

2.5.1 – Contexto Económico

Determina as trocas de bens e serviços, dinheiro e informação na sociedade.

As suas principais variáveis são o produto interno bruto; taxa de inflação, juros, poupança, câmbio e desemprego e a balança comercial.

Quanto as variáveis económicas do sector industrial do calçado, consideram-se as seguintes:

 O mercado português faz parte dos 3 países com maior produção de calçado dos Estados Unidos.

 Em 2006 a empresa de calçado compreendia 26.600 empresas e gerava um volume de negócios de 26.2 milhões de euros e uma mais-valia de 6.9 milhões de euros (que representa 0.5% da industria transformadora dos Estados Unidos.

 Portugal possui 10,8% de desempregados.

De acordo com dados estatísticos de 2007 a industria do calçado apesar de toda a recessão que se faz sentir em Portugal, tem-se destacado e tem aumentado a sua cota de mercado. Tem também criado novas empresas e mantido um grande nível de inovação. E por isso a Calce&Descalce poderá ter uma grande aceitação perante toda esta conjuntura económica e crescer a nível nacional.

Projeto de Investimento – Sapatilhas MyCool

7 | P á g i n a 2.5.2 - Contexto Sócio Cultural

Reflecte os valores, costumes e tradições da sociedade. Das variáveis que integram este contexto destacam-se os estilos de vida, valores sociais, taxa de natalidade e estrutura etária. Inclui ainda factores como a taxa de analfabetismo, distribuição geográfica, nível educacional e composição étnica. Em relação as variáveis sócio culturais do sector o calçado:

 Aumento do número de consumidores de calçado.

 Aumento do tempo que é usado o calçado, devido ao aumento do mesmo.  Emancipação juvenil cada vez mais tardia.

Estes factores podem influenciar o desempenho das empresas, afectando a sua produtividade e qualidade dos produtos.

2.5.3 - Contexto Político Legal

Condiciona a alocação de poder e providência o enquadramento legal da sociedade. As suas principais variáveis são a estabilidade política, politicas económicas e enquadramento legal. A legislação laboral, as restrições ao comércio externo, a legislação anti-monopólio e a prática de lobbying são variáveis adicionais deste contexto que afectam a actividade da maior parte das empresas. Em relação as variáveis políticas legais, destacam-se as seguintes:

 Fraca estabilidade política portuguesa derivada da recessão económica dos pais.

 Aumento do IVA para 23%.

 Enfraquecimento do poder de compra dos consumidores, através da aprovação de legislação governamental.

8 | P á g i n a Traduz o progresso técnico da sociedade. Inovações tecnológicas e de processo são de incentivo á investigação e as normas de qualidade. Em relação as variáveis tecnológicas, foram consideradas as seguintes:

 No sector industrial importantes factores de diferenciação no mercado se forem exploradas devidamente. Como factores adicionais a ter em conta temos a legislação de protecção de patentes, os programas governamentais do calçado é cada vez mais recorrente o uso da tecnologia associada ao calçado, bem como o uso de materiais inovadores que permitem a elaboração de calçado diferenciador.

 Implementação de equipamentos e regras que permitem um maior aproveitamento dos materiais e matérias-primas utilizadas na produção, o que traduz a redução do custo.

 A existência cada vez maior de informação disponível on-line.

Em concordância com isto a empresa Calce&Descalce pode dizer-se que tem uma componente tecnológica porque detém um liquido que permite apagar o marcador escrito na sapatilha, bem como a Pele usada na mesma que é própria para este tipo de efeito. Para além disso irá ter um site on-line que permitirá a qualquer um ter conhecimento do produto que vende e onde o vende, bem como os produtos que trás associados.

Projeto de Investimento – Sapatilhas MyCool

9 | P á g i n a 2.6 - Análise da Situação Actual

2.6.1 - Conclusão SWOT Oportunidades

• Aumento do volume de vendas no sector

• Único no mercado • Mercado em expansão • Mão-de-obra especializada • Sector do calçado é líder de exportação em Portugal • Aproveitamento das novas tendências Creators of Cool.

Ameaças

• Elevada competitividade do sector

• Aumentos progressivos das taxas de juros

• Conjuntura económica • Elevada taxa de desemprego

Pontos Fortes

• Boa relação qualidade/ Preço

• Inovação

• Parceria com Universidades • Versátil

•Pioneira neste tipo de calçado

Sugestões:

• Aproveitar o facto de ser único no mercado para se distinguir.

Sugestões:

• Fidelização de clientes • Praticar uma boa relação qualidade/preço.

Pontos Fracos

• Custos de produção elevados

Sugestões: Sugestões:

2.7 - Identificação de Vantagens Competitivas

As vantagens competitivas da Calce&Descace serão o conjunto de características que permitirá à empresa diferenciar-se, para facultar mais ou melhor valor aos seus clientes,em comparação com os seus concorrentes. É o que vai fazer com que a oferta de uma empresa seja escolhida entre todas as ofertas disponíveis no mercado onde essa empresa actua.

2.7.1 - Factores Críticos de Sucesso

O sucesso da empresa deve-se pela relação estreita entre os factores críticos de sucesso identificados no mercado e a capacidade da empresa para os enfrentar e

10 | P á g i n a preferirem uma empresa relativamente a outra. Os factores críticos de sucesso derivam da combinação dos elementos a que os clientes atribuem mais valor (factores chave de compra) com os elementos que melhor diferenciam os concorrentes em disputa (competências distintivas).

Factores críticos de sucesso no sector industrial do calçado são:

1. Inovação tecnológica;

2. Produto económico e duradouro; 3. Design;

2.7.2 - Competências Distintivas

Competência distintiva ou aptidão central é a capacidade que a empresa tem de “fazer algo” melhor do que os seus concorrentes. São características próprias da empresa que a fazem distinguir de forma positiva dos concorrentes. As competências distintivas da Calce&Descalce são:

1. Pioneira neste tipo de calçado; 2. Aposta na inovação;

3. Qualidade do produto;

4. Conhecimento das necessidades de mercado

2.7.3 - Vantagens Competitivas

Ter vantagens competitivas (vantagens diferencial e comparativa) é possuir competências distintivas que sejam factores críticos de sucesso. Ou seja, uma vantagem competitiva é uma característica da oferta da empresa que a distingue dos concorrentes. A posse de vantagens competitivas confere à empresa uma rentabilidade à medida do sector.

A Calce&Descalce é uma empresa nova a nível nacional que vai apostar numa produto diversificado, económico, e com um design diferenciador. Para além destas Vantagens competitivas a Calce&Descalce ganha vantagem em relação aos seus concorrente,

Projeto de Investimento – Sapatilhas MyCool

11 | P á g i n a apesar destes não serem directos, pelo simples facto de ser pioneira no lançamento de umas sapatilhas com estas características.

12 | P á g i n a

3.1 – Segmentação

Através do processo de segmentação, o mercado é dividido em grupos de clientes com necessidades e preferências semelhantes (os chamados segmentos de mercado), permitindo que a empresa adapte melhor as suas políticas de marketing ao seu mercado alvo.

O mercado segmenta-se com base em várias variáveis como as demográficas, geográficas, psico-gráficas e socioeconómicas.

Os segmentos da empresa Calce&Descalce são jovens entre os 15 e os 25 anos que gostam de arriscar e de inovar que pertencem a uma classe média e residentes em Portugal continental.

3.2 – Posicionamento

A Calce&Descalce quer que as suas sapatilhas “MyCool” sejam reconhecidas como umas sapatilhas jovens e irreverentes.

Projeto de Investimento – Sapatilhas MyCool

13 | P á g i n a

Documentos relacionados