• Nenhum resultado encontrado

Representando o desdobramento do planejamento estratégico empresarial no nível tático da organização, os planejamentos dos três núcleos de produtos definidos foram realizados seguindo a pré-formatação do plano de negócios proposta na metodologia de gestão, cujo modelo é apresentado no apêndice B.

Com um conteúdo inicial similar ao planejamento estratégico, o plano de negócios especializou a estratégia empresarial para o enfoque específico de cada núcleo de produto, considerando as características particulares não visíveis e nem abordadas no nível mais alto de planejamento da empresa.

8.2.1 Núcleo de produto A

O núcleo de produto A condensou a aplicação da principal tecnologia desenvolvida pela empresa durante seu primeiro ano de existência. Apesar de um histórico desfavorável em relação ao alcance dos resultados esperados, o diagnóstico estratégico apresentou um conjunto de pontos fortes e oportunidades favoráveis a consolidação deste núcleo de produto.

O posicionamento estratégico para o núcleo apresentou a visão de que o mercado seria favorável a partir do empacotamento da tecnologia de software desenvolvida em um produto físico e palpável, capaz ser customizado para aplicação de forma rápida e barata. A

estratégica deste núcleo de produto foi caracterizada como em fase de sobrevivência.

Foram definidas 5 ações estratégicas seguindo as políticas genéricas da estratégia empresarial.

A estrutura do núcleo de produtos apresentou deficiências fortes na definição da estrutura completa de competências essenciais. Os negócios e produtos não alcançaram uma clara visibilidade em função da generalidade de aplicação da tecnologia desenvolvida na empresa. Apenas alguns potenciais de negócio e seus respectivos mercados alvo e clientes foram identificados. O organograma funcional foi especializado em 4 funções distintas visando o desenvolvimento dos negócios e dos produtos do núcleo.

Inicialmente não foram definidas metas funcionais específicas e um cronograma explícito.

O dimensionamento dos recursos detalhou a infra-estrutura e a equipe de trabalho conforme direcionamento do plano de estratégico empresarial. Nas informações financeiras foram calculados em detalhe os custos da infra-estrutura e da equipe de trabalho envolvida, sendo compostos com os custos de encargos e impostos e ainda os custos administrativos. O fluxo de caixa anual foi elaborado relacionando os custos do núcleo de produto e sua meta financeira (previsão de receitas) definida no planejamento estratégico. O saldo de caixa demonstrou a sustentabilidade do núcleo de produto.

8.2.2 Núcleo de produto B

O núcleo de produto B inicialmente foi planejado para a recuperação da viabilidade de um produto da empresa desenvolvido no primeiro ano de atuação. A primeira versão do plano de negócio elaborado demonstrou a completa inviabilidade do produto. Com um mercado limitado, necessidade de altos investimentos para a concretização do produto e dificuldades apresentadas pelo parceiro comercial envolvido, este núcleo de produto foi cancelado e substituído.

Um novo núcleo de produto foi identificado e desenvolvido buscando atender os mesmos direcionamentos estabelecidos na estratégia empresarial.

Fundamentado em uma parceria com empresa já solidificada no mercado, o planejamento do núcleo de produto foi desenvolvido nos moldes da metodologia de gestão

proposta. Sem um histórico formado, o diagnóstico estratégico foi levantado sob uma ótica polarizada pela percepção do parceiro comercial. O posicionamento estratégico refletiu uma visão de pioneirismo na aplicação da tecnologia desenvolvida na empresa para os tipos de produtos envolvidos. A missão foi definida visando a especialização da empresa nestes tipos de produtos. A postura estratégica tomada buscou a sobrevivência em prol da formação do núcleo de produto. As políticas para o núcleo de produto reforçaram o comprometimento para geração de resultados, a participação dos envolvidos nos resultados gerados e a contínua evolução dos mesmos.

A estrutura do núcleo de produto foi claramente definida, tanto a estrutura de competências essenciais e o organograma funcional. As metas funcionais ficaram associadas ao projeto de desenvolvimento do produto.

O dimensionamento da infra-estrutura e da equipe de trabalho exigiu uma maior disponibilização de recursos em relação ao planejamento estratégico. As informações financeiras foram calculadas e envolveram os custos de infra-estrutura, equipe de trabalho e de investimentos, sendo acrescidas dos custos de encargos e impostos e ainda dos custos administrativos. O fluxo de caixa definido apresentou grandes desvios em relação ao plano estratégico, indicando a exigência de revisão do mesmo. O saldo de caixa demonstrou a necessidade de investimentos para desenvolvimento do núcleo de produto.

8.2.3 Núcleo de produto C

O núcleo de produto C foi formado objetivando a continuidade de um conjunto de produtos já comercializados no primeiro ano de existência da empresa. Apesar de fortemente associado ao desenvolvimento de software, este núcleo não consiste em desenvolvimento de produtos de software e sim na prestação de serviços de suporte a empresas de desenvolvimento de software.

Identificado com um potencial de crescimento baixo, o núcleo de produto apresenta um histórico de resultados modesto para a empresa. O diagnóstico estratégico denota um equilíbrio entre pontos favoráveis e desfavoráveis. No posicionamento estratégico, este núcleo de produto é visto como uma fonte de sustento para empresa, podendo alavancar e patrocinar os demais núcleos de produtos que necessitam de investimentos.

As ações estratégicas definidas buscaram um fortalecimento do núcleo através da formação de uma estrutura empresarial mais adequada em relação ao ano anterior. A estrutura

Um conjunto de metas funcionais foi definido e um cronograma previsto.

O dimensionamento de recursos foi dado com base no direcionamento do plano estratégico empresarial e as informações financeiras foram calculadas envolvendo os custos da infra-estrutura e da equipe de trabalho, sendo acrescidos dos custos de encargos e impostos e ainda dos custos administrativos. O saldo de caixa demonstrou apenas a sustentabilidade do núcleo de produto não resultando em retorno para investimentos.

Documentos relacionados