• Nenhum resultado encontrado

PLANEJAMENTO – SESSÕES DE MEDIAÇÃO Livro: A Bolsa Amarela

TEXTO E VICE-VERSA

PLANEJAMENTO – SESSÕES DE MEDIAÇÃO Livro: A Bolsa Amarela

1ª SESSÃO: 2º Capítulo: A bolsa amarela e 3º Capítulo: O galo

-> Pré- leitura:

1. Quem lembra o que aconteceu com Raquel no nosso último encontro? O que vocês acham que vai acontecer? Ela vai conseguir esconder suas vontades?

2. O segundo capítulo trás como título “A bolsa amarela”, o que vocês acham que vai acontecer com a bolsa?

-> Leitura:

Leitura oral realizada pela mediadora do 2º e 3º capítulo, sem interrupção. Os aprendizes estarão acompanhando silenciosamente a leitura da história cada um com um exemplar do livro “A Bolsa Amarela”.

-> Pós- leitura:

- Primeiro momento: Discussão

1. A Raquel ficou curiosa em saber como o galo Afonso entrou na sua bolsa amarela, e ele respondeu que tinha vindo de elevador e que ninguém o viu porque estava de máscara. Como vocês acham que o galo apareceu sem ser visto por ninguém, já que ele é inventado?

2. O que vocês acham que vai acontecer se a Raquel ficar andando com o galo Afonso dentro da bolsa pra tudo quanto é canto?

3. Quando chegavam os presentes da tia Bronilda, todos ficavam com os presentes e nunca sobrava nada para a Raquel. Como você se sentiria se vivesse a mesma situação da Raquel? Por quê?

4. O que Raquel inventa ganha vida, se você pudesse fazer a mesma coisa que a Raquel e inventar algo que ganhasse vida também como na história para te ajudar em algum problema que tivesse, o que inventaria? Por quê?

-> Segundo momento: Registro no Blog “Nos Bosques da Ficção” BLOG: Postagem

Na bolsa amarela, eram guardadas as vontades da Raquel para ninguém encontrar. Mas tinha momentos que as vontades engordavam de um jeito que a bolsa ficava super pesada.

PERGUNTA: Você já escondeu suas vontades de alguém como a Raquel que escondeu a dela dentro da Bolsa Amarela? Por quê? (Categoria: Identificação)

APÊNDICE – F

PLANEJAMENTO – SESSÕES DE MEDIAÇÃO Livro: A bolsa amarela

3ª Sessão: 4º Capítulo: A História do Alfinete de fralda e 5º Capítulo: A volta da escola

- > Pré-leitura:

1. Alguém lembra o que a Raquel guardou dentro da bolsa amarela? 2. Como será a história do Alfinete de fralda?

- >Leitura:

Leitura oral realizada pela mediadora do 4º e 5º capítulos sem interrupção. Os aprendizes estarão acompanhando silenciosamente a leitura da história cada um com um exemplar do livro “ A Bolsa Amarela”.

-> Pós-leitura:

- Primeiro momento: Discussão

1. O que vocês acham que vai acontecer com o Terrível?

2. Terrível teve seu pensamento costurado com uma linha bem forte, para ele só pensar: “eu tenho que ganhar de todo mundo” e mais nada. Vocês concordam com essa atitude?

3. Você já viveu a mesma situação que Raquel e Afonso vivem de tentar impedir que um amigo faça algo de errado, que possa prejudicá-lo?

-Segundo momento: Registro no Blog “Nos Bosques da Ficção” BLOG: Postagem

A Raquel e o Galo Afonso possuem um grande desafio, salvar a vida do Terrível e impedir que ele brigue com o Galo Crista de Ferro, para isso eles prenderam ele dentro da bolsa amarela. Será que a bolsa vai ser suficiente?

PERGUNTA: Se você fosse a Raquel o que você diria a Terrível para convencê-lo a não brigar?

APÊNDICE – G

PLANEJAMENTO – SESSÕES DE MEDIAÇÃO Livro: A bolsa amarela

4ª Sessão: 6º Capitulo: O Almoço

-> Pré-leitura:

1. Raquel vai para um almoço de família e leva a bolsa amarela, com todas as suas vontades engordando, com o Terrível, o Afonso, a Guarda-chuva e o Alfinete de fralda. O que será que está acontecendo dentro da bolsa amarela?

2. Já vimos que a família de Raquel gosta muito de fazer brincadeiras com ela como mexer nas suas coisas, o que será que vai acontecer em um almoço que todos estarão reunidos? Será que vão fazer alguma coisa com a Raquel?

- >Leitura:

Leitura oral realizada pela mediadora do 6º capítulo. Os aprendizes estarão acompanhando silenciosamente a leitura da história cada um com um exemplar do livro “A Bolsa Amarela”.

-> Pós-leitura:

- Primeiro momento: Discussão

1. O que vocês sentiram durante a confusão que se transformou o almoço no momento que o Alberto resolveu abrir a bolsa amarela?

2. Quando a Raquel chegou na casa da tia Brunilda seus pais pediram para ela cantar, dançar, mas Raquel não estava com a menor vontade, fez porque os pais dela praticamente obrigaram. Você já se sentiu assim como a Raquel diante da sua família? Quando?

3. Será que a história do show de mágica do galo convenceu a família de Raquel? 4. O Alfinete de fralda antes vivia preocupado, porque as pessoas achavam que ele não servia para nada e muitas vezes, ele tinha medo de ser carregado pelo carro de lixo. Mas surgiu uma oportunidade de ele mostrar que servia sim, quando ajudou a Raquel a estourar as vontades dela que cresciam. O que podemos aprender com o pensamento que o Alfinete tinha?

- Segundo momento: Registro no Blog “Nos Bosques da Ficção” BLOG: Postagem

Como o Alberto primo da Raquel, gostava muito de implicar com ela. Ele resolveu abrir a bolsa amarela e descobrir o que tinha dentro dela. O coração da Raquel disparou com medo que ele descobrisse o que tinha na bolsa.

PERGUNTA: O que você teria feito no lugar da Raquel quando o primo Alberto resolveu abrir a bolsa dela?

APÊNDICE – H

PLANEJAMENTO – SESSÕES DE MEDIAÇÃO Livro: A bolsa amarela

5ª Sessão: 7º Capítulo: Terrível vai embora e 8º Capítulo: História de um galo de briga e de um carretel de linha forte

-> Pré-leitura:

1. Depois que a família descobriu que tinha dois galos na bolsa amarela o que vocês acham que vai acontecer?

2. Como o Terrível consegue ir embora? O que vocês acham que vai acontecer com ele? E a Raquel e o Afonso o que vão fazer?

- >Leitura:

Leitura oral realizada pela mediadora do 7º capítulo e 8º capítulo, sem interrupção. Os aprendizes estarão acompanhando silenciosamente a leitura da história cada um com um exemplar do livro “A Bolsa Amarela”.

-> Pós-leitura:

- Primeiro momento: Discussão

1. Será que a história que a Raquel inventou dizendo tudo que ela acha que aconteceu com o Terrível vai realmente acontecer?

2. O que você achou da atitude da Guarda-chuva que mesmo arriscando a vida tentou salvar o Terrível? Você faria o mesmo por alguém? Por quê?

3. No galinheiro, mal os pintinhos nasciam os donos já decidiam o que eles iam ser e não adiantava os pintinhos quererem ser outra coisa. O que você acha dessa atitude? É contra ou a favor? Por quê?

4. Raquel diz que gente pequena usa roda para brincadeira, como ciranda e jogo de prenda, mas que gente grande inventa umas coisas esquisitas para fazer roda. Que coisas esquisitas que gente grande faz que a história te faz lembrar? Você concorda com essas coisas? Por quê?

BLOG: Postagem

Imagine que você possui a linha forte, linha de pesca, e pode costurar o pensamento de alguém.

APÊNDICE – I

PLANEJAMENTO – SESSÕES DE MEDIAÇÃO Livro: A bolsa amarela

6ª SESSÃO: 9º Capítulo: Comecei a pensar diferente

-> Pré-leitura:

1. O que será que vai acontecer agora? Com a Raquel, Afonso, Guarda-chuva, Alfinete de fralda e Terrível?

2. O título do episódio de hoje é “comecei a pensar diferente”. O que vocês acham que o episódio vai tratar? Quem começa a pensar diferente? Por quê?

- >Leitura:

Leitura oral realizada pela mediadora do 9º capítulo. Os aprendizes estarão acompanhando silenciosamente a leitura da história cada um com um exemplar do livro “A Bolsa Amarela”.

->Pós-leitura:

- Primeiro Momento: Discussão

1. Imagine que na sua casa também existe um relógio que toca música e que, quando todos terminam de dançar, trocam as tarefas como os personagem na casa dos concertos. Com quem gostaria de trocar de tarefa na sua casa? Qual seria a tarefa? Por quê?

2. Na família da Lorelai não existe chefe de família que decide tudo sozinho. Lá todos decidem juntos. Você concorda com essa ideia? Na sua família as decisões são tomadas como na casa da Lorelai ou da Raquel?

3. Você concorda com a ideia de que existem pessoas que também têm o pensamento costurado como o Cachorro e o Terrível, que pensam sempre as mesmas coisas? Por quê isso acontece?

4. Depois que Raquel saiu da casa dos concertos ela percebe que a mãe da Lorelai curtia ser mulher e a Lorelai curtia ser menina, ela achava que ser menina era tão legal quanto ser garoto. O que você acha que levou a Raquel a pensar diferente e

perceber que ser menina também é legal? O que você diria à Raquel a respeito disso?

- Segundo momento: Registro no Blog “Nos Bosques da Ficção” BLOG: Postagem

A Raquel é uma garota cheia de ideias e que pensava diferente de muitas pessoas da sua família.

PERGUNTA: O livro A Bolsa Amarela, que conta a história da Raquel, já te fez pensar diferente sobre algo na sua vida? O quê? Por quê?

APÊNDICE – J

PLANEJAMENTO – SESSÕES DE MEDIAÇÃO

Documentos relacionados