• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II Desenvolvimento e Avaliação da Intervenção

2.2. Planificação das aulas

“Tanto a teoria como o bom senso sugerem que a planificação de qualquer tipo de actividade melhora os seus resultados” (Arends, 1995, p. 45)

“A literatura nos domínios da gestão e da educação sugere que a planificação que conduz à compreensão e aceitação partilhadas de metas claras e alcançáveis aumenta a produtividade de trabalhadores e alunos” (Arends, 1995, p. 46)

A planificação das aulas foi efetuada ao longo do ano juntamente com a professora orientadora, tendo sido utilizados os seguintes documentos orientadores:

- Programa da disciplina previsto no Referencial dos Cursos Profissionais (anexo 5); - Planificação a longo prazo elaboradas pela professora orientadora (anexo 6); - Critérios de avaliação definidos pelo grupo de Informática (anexo 10).

Para cada aula foram analisados os conteúdos, definidos objetivos, encontradas atividades/estratégias, selecionados recursos e criados meios para apoio das estratégias e para a avaliação da concretização dos objetivos. Ao longo deste processo foram sendo construídos os planos de aula (exemplo de plano de aula anexo 11).

2.2.1. Construção de Meios e Seleção de Recursos para as Aulas

Além dos equipamentos informáticos habitualmente existentes na sala de informática (Computadores, Internet e vídeo projetor) foram necessários vários instrumentos de apoio à metodologia e ao processo de ensino-aprendizagem. De seguida são enumerados os meios desenvolvidos e os recursos selecionados para a prática letiva:

- Apresentações Eletrónicas

As apresentações eletrónicas foram uma ferramenta bastante útil como suporte de transmissão de conteúdos e potenciadores de diálogo entre os alunos e professor.

- Guião do aluno

De forma a auxiliar as tarefas de carater exploratório foram desenvolvidas fichas/guiões do aluno, onde constavam as tarefas propostas e orientações para a sua concretização (anexo 7).

- Plataforma Moodle

Uma vez que os alunos já utilizavam regularmente esta plataforma nas aulas, e pessoalmente considero uma excelente ferramenta de apoio à prática letiva, adotei-a como apoio regular na prática letiva, permitindo-me organizar uma parte significativa do processo de ensino-

aprendizagem: publicar/ distribuir /armazenar a informação que foi sendo disponibilizada aos alunos; gerir a entrega dos trabalhos realizados; elaborar facilmente exercícios online; fazer a avaliação e retirar rapidamente conclusões dos resultados; garantir transparência no processo de entrega/avaliação de trabalhos entre alunos e professor.

Figura 2 – Ambiente de Trabalho da Disciplina de Sistemas Operativos na Plataforma Moodle - Artigos e Vídeos online

Seleção de artigos e vídeos sobre os conteúdos abordados que foram sendo publicados no moodle e no website do curso.

- Vídeos didáticos para Apresentação na Sala de Aula

Selecionados pela sua pertinência e atualidade relativamente aos conteúdos a lecionar. Este instrumento é muito útil pela facilidade de captar a atenção dos alunos, incitar o diálogo e a partilha de experiências, imprimindo um forte dinamismo na sala de aula; Este recurso foi utilizado nas aulas.

- Artigo da Exame Informática

No sentido de promover a reflexividade dos alunos foi utilizado um artigo sobre o Windows 8 da revista Exame Informática.

- Jogo Didático da Intel sobre Problemas Informáticos

Os jogos didáticos podem ajudar os alunos a adquirir competências de forma lúdica, mantendo-os atentos e empenhados.

- Software variado para instalação e Exploração

Sistemas Operativos: Windows 7 e Windows 8

- Ferramentas online Web 2.0

Estas ferramentas permitem colocar os alunos numa experiência de múltipla aprendizagem, uma vez que têm de aprender a trabalhar com as ferramentas online, o que normalmente os motiva, e ao mesmo tempo, utilizando os conteúdos apreendidos, ou em aprendizagem, criam novas ferramentas. Além destas potencialidades, são facilmente criados conteúdos multimédia a publicar em qualquer site ou blogue, objetivo essencial deste projeto de intervenção. Ferramentas usadas: Issuu, Youtube, Timetoast;

“A Web 2.0 permite uma mais autêntica democratização no acesso e no uso da informação: blogs, youtube, googlepages, a Wikipedia, os serviços on-line proporcionados pelo Windows Live… concorrem para uma maior partilha e maior interactividade” (Coutinho, 2009, p. 76).

2.2.2. Construção de Materiais para Avaliação

“Os procedimentos de avaliação dos alunos decorrem do ênfase que se pretende dar a uma formação prática da disciplina, privilegiando-se a vertente formativa da avaliação, indispensável à orientação do processo de ensino/aprendizagem” (Pinheiro, 2005, p. 4).

De forma a ir ao encontro dos parâmetros de avaliação estabelecidos pelo Departamento de Informática para a Disciplina de Sistemas Operativos, e ao programa nacional da disciplina, bem como para responder às questões de investigação do meu projeto foram concebidos os seguintes materiais:

- Ficha de Observação de aula (anexo 8) e Grelha de Autoavaliação (anexo 7)

Como indicado no programa da Disciplina, “deverá ser privilegiada a observação directa do trabalho desenvolvido pelo aluno durante as aulas, utilizando para isso instrumentos de avaliação diversificados que permitam registar o seu desempenho nas situações que lhe são proporcionadas e a progressão na aprendizagem ao longo do ano lectivo, nomeadamente quanto ao interesse e à participação no trabalho, à capacidade de desenvolver trabalho em grupo, à capacidade de explorar, investigar e mobilizar conceitos em diferentes situações, bem como relativamente à qualidade do trabalho realizado e à forma como o aluno o gere, organiza e autoavalia” (Pinheiro, 2005, p. 4).

A grelha de observação de aula foi utilizada para registos pertinentes durante a prática letiva. De forma a auscultar em cada aula a autoavaliação do aulo foi desenvolvida uma grelha que acompanha cada guião do aluno, utilizado nas aulas de carater exploratório (anexo 7).

- Ficha de avaliação diagnóstica

A ficha de avaliação diagnóstica foi concebida tendo em conta os conteúdos lecionados no módulo anterior e nos conteúdos da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação do 9.º ano.

- Questionários online (Quizz)

“A par da avaliação contínua, permitindo o registo da evolução do aluno aula a aula e a recuperação, em tempo útil, de qualquer dificuldade, deverão ser previstos momentos de avaliação, procedendo-se à aplicação de provas de carácter prático ou teórico-prático que permitam avaliar os conhecimentos e competências adquiridos” (Pinheiro, 2005, p. 4).

Elaborei dois questionários online, em forma de Quizz, para avaliar a aquisição dos conhecimentos com as estratégias aplicadas (criação de conteúdos multimédia). Os Quizz foram realizados na plataforma moodle e aplicados no final dos conteúdos BIOS e Partição de Disco, preparando-os para o teste sumativo a realizar no terceiro período.

- Ficha de Avaliação

A construção da ficha de avaliação teve a sua origem nas questões dos Quizz e nos Guiões do aluno, com o intuito de avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos sobre os conteúdos lecionados.

- Grelhas de correção das Fichas de Avaliação e dos Trabalhos Práticos

Para avaliar os trabalhos foram elaborados critérios de correção (anexo 12), negociados com alunos.

- Construção do Questionário Final

No sentido de responder obter a opinião final dos alunos acerca do trabalho desenvolvido nos aulas e obter elementos fundamentais para a resposta às questões de investigação do meu projeto, foi elaborado um elemento estruturante (anexo 9) com vista a responder aos domínios de investigação a que me propus investigar. Depois de construído o questionário online através da ferramenta do GoogleDocs, validei-o aplicando um teste piloto com um aluno semelhante ao utilizador final (anexo 13).

Documentos relacionados