• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DOS DESAFIOS DA CDE7 EM ESTRUTURAR UM PROGRAMA

3.1 Plano de ação para implementação do Programa de Treinamento e

No Quadro 7 é apresentado, em linhas gerais, o Plano de Ação com as informações essenciais para a operacionalização do programa. Em seguida, descreve-se os desdobramentos norteadores e necessários à implementação do PAE.

Quadro 7 - Plano de Ação Educacional PLANO DE AÇÃO EDUCAIONAL

O quê? Programa de formação e treinamento de gestores na área da gestão administrativa. Por quê? Promover um programa de formação e treinamento de gestores escolares na área

administrativa, visando subsidiá-lo com conhecimentos, habilidades e competências que contribuam com a melhoria dos procedimentos e práticas relacionados a gestão administrativa.

Onde? Coordenadoria Distrital de Educação 7.

Quando? No terceiro trimestre de 2016 e no decorrer do ano de 2017. Quem? Coordenadoria Adjunta Administrativa da CDE7.

Como? Treinamento e desenvolvimento em serviço abordando temas relacionados a área administrativa e sugeridos a partir da percepção dos gestores a saber: Gestão financeira; gestão de pessoas, gestão da informação e comunicação, gestão documental e procedimentos administrativos, gestão de patrimônio e gestão da merenda escolar. Quanto? Sem previsão de custos.

Fonte: Elaborado pelo autor.

Espera-se que, com a implementação do programa, a CDE7 desempenhe sua função contribuindo efetivamente no processo de desenvolvimento de competências e melhorias das práticas de seus gestores relacionadas à gestão administrativa.

A efetivação do programa está condicionada à ciência e autorização formal, via memorando, dos Órgãos de atividade-fim que a CDE7 está subordinada institucional e hierarquicamente e que tenham atribuição inerente à formação e gestão escolar. Esses órgãos são: a Secretaria Executiva Adjunta da Capital (SEACP), Departamento de Gestão Escolar (DEGESC) e Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (CEPAN). Importa ainda registrar que, estes órgãos podem aderir à implementação do programa na condição de parceiros ou colaboradores.

A Coordenadoria Adjunta administrativa da CDE7, por meio de seus setores, será a responsável pela execução das ações que compõem o programa. Esses setores são: suporte de gestão de pessoas, supervisão de recursos financeiros,

supervisão de infraestrutura, supervisão de merenda escolar e assistentes administrativos.

O local utilizado para a realização das ações do programa será o auditório da sede da CDE7 que comporta confortavelmente os 25 gestores e a equipe da Coordenadoria Adjunta Administrativa executora do programa. Na impossibilidade de utilização do espaço do auditório da sede da CDE7, poderá ser utilizado o auditório ou uma sala de qualquer escola da CDE7.

O programa de treinamento e desenvolvimento deverá ser incorporado ao Plano de Ação Bimestral da Coordenadoria Adjunta Administrativa. Assim, a implementação do programa iniciará a partir do início do 3º bimestre do ano de 2016 com previsão para ser concluído no ano de 2017, conforme cronograma e carga horária exposto na tabela 7, que será apresenta adiante. Da mesma forma, a presença dos gestores nas fases e módulos será garantida institucionalmente, devendo estes serem comunicados na reunião mensal de outubro de 2016. A CDE7 deve expedir memorando circular interno comunicando os gestores sobre a realização e cronograma do programa, bem como as orientações pertinentes à condução dos trabalhos e rotina das escolas neste período. Sugere-se que o gestor seja substituído por um membro de sua equipe gestora, como o pedagogo ou o secretário escolar, no turno em que este estiver participando do treinamento.

A metodologia do programa deve contemplar a apropriação e aplicação de conhecimentos teóricos em situações concretas relacionadas a cada tema. Assim, o programa será sustentado nas metodologias da Teoria Instrucional e de Estudo de Caso com a socialização de boas práticas e situações reais da rotina escolar.

Sobre a teoria Instrucional, Ferreira (2009) argumenta que esta se constitui em “um conjunto de princípios que possibilita predizer as consequências de situações de aprendizagem induzida no processo cognitivo do indivíduo e em suas capacidades” (2009, p. 37). Dessa forma, o principal objetivo deste método e do treinamento é melhorar ou garantir a aquisição de competências. Esse processo envolve o binômio instrutor/aprendiz e a relação instrução/aprendizado (TACHIZAWA, FERREIRA E FORTUNA, 2001, p.222).

A metodologia de estudo de caso será utilizada, quando necessário, na compreensão, exploração ou descrição das situações e contextos que envolvam os diversos aspectos relacionados à gestão administrativa. Neste sentido, Yin (1994) argumenta que esta abordagem metodológica se adapta à investigação em

educação, quando o investigador pretende apreender a dinâmica do fenômeno, do programa ou do processo e que tem como objetivo explorar, descrever ou explicar o caso.

Os instrutores do programa serão os profissionais da CDE7 lotados nos setores da Coordenadoria Adjunta Administrativa. Os instrutores podem ainda ser profissionais lotados nos Departamentos da sede da SEDUC/AM, que se relacionam com os serviços que são prestados pela SEDUC/AM e acompanhados pelos supervisores na CDE7. Assim, o programa não prevê custos adicionais com os instrutores, pois estes já fazem parte do quadro de servidores da CDE7 ou da SEDUC/AM e já desempenham funções relacionadas aos temas.

A logística envolvendo os recursos materiais necessários para a implementação do programa pretende utilizar do espaço e os recursos disponíveis na própria CDE7. A execução do programa não envolve gastos com os recursos humanos, conforme demonstrado anteriormente, pois os instrutores serão os próprios servidores da CDE7 e/ou da SEDUC/AM. Quanto aos custos com os recursos materiais, como papel, xerox, caneta, pasta, data show, lanche, computador, acesso à internet e ao programa SIGEAM já são providos pela SEDUC/AM à CDE7 por meio de cotas mensais de suprimentos. Essas cotas de materiais e provimentos do acesso à internet e ao SIGEM são destinados à manutenção da infraestrutura e a operacionalização dos diversos serviços que são executados pela CDE7. Desta forma, na execução do programa não estão previstas despesas adicionais com recursos materiais, pois se pretende utilizar os materiais já existem na CDE7 e providos pela SEDUC/AM.

Os temas que deverão compor cada módulo devem considerar os aspectos legais e institucionais de cada área, bem como as competências dos entes federados (União, Estados e Municípios) no contexto social e republicano. Da mesma forma, os temas devem refletir os aspectos práticos vivenciados na rotina da escola. Finalmente, o programa pretende treinar os gestores no desenvolvimento de competências que envolvam os aspectos legais, institucionais e práticos da gestão da educação em seus diferentes níveis de responsabilidades.

Na próxima seção, será apresentada a estrutura que compõe o programa de treinamento e desenvolvimento de gestores escolares da CDE7, ressaltando as fases, os módulos, a carga horária, a operacionalização e os objetivos.