• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE AÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

CAPÍTULO 6 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

6.1 PLANO DE AÇÕES E RECOMENDAÇÕES PARA TRABALHOS FUTUROS

Conforme já exposto anteriormente, o objetivo principal desta pesquisa é analisar o processo participativo como instrumento do planejamento turístico e elaborar um plano de ações para o desenvolvimento do turismo no espaço rural do Município de Alfredo Wagner.

Este plano foi elaborado com base nos dados levantados durante a oficina de planejamento e diagnóstico participativo, além da percepção da autora da pesquisa com relação às ações consideradas necessárias para suprir deficiências encontradas. As propostas também servem de recomendação para trabalhos futuros. Para tanto, foram propostas as seguintes ações:

a) Atualização do inventário da oferta turística

O primeiro inventário no Município ocorreu no ano de 2002 durante a graduação da autora e, desde então, não foi mais atualizado. Esta iniciativa poderá ser feita com o apoio do Ministério do Turismo, pois o mesmo está lançando uma nova metodologia de Inventário da Oferta Turística. Esta etapa deverá ainda, contar com o apoio de uma instituição de ensino que se responsabilizará pela aplicação dos questionários e envio para o MTUR. A autora da pesquisa passou por uma capacitação desta metodologia pelo MTUR em 2008 e futuramente poderá desenvolver este projeto.

Ação proposta: Firmar parcerias com instituições de ensino e o MTUR para aplicar o

inventário, criando um banco de dados nacional, bem como no próprio Município, buscando manter sempre atualizado e de acesso aos visitantes.

b) Capacitação dos agricultores familiares e agentes locais

Para promover a qualidade no atendimento ao turista será necessário investir na capacitação e profissionalização dos agricultores familiares, visando oferecer produtos de acordo com as normas exigidas pela Associação Acolhida na Colônia. Com relação às mulheres, a maioria das propriedades trabalhadas nesta pesquisa, já participou de cursos de artesanato em palha, compotas, panificação, entre outros. No entanto, será necessário que todas as propriedades estejam aptas a receber os visitantes. Dentre os cursos considerados importantes, em um primeiro momento será necessário explorar o paisagismo que pretende organizar a propriedade e torná-la mais atrativa e a manipulação de alimentos para que haja as condições mínimas de higiene e qualidade dos alimentos oferecidos. Existem alguns órgãos que poderão ser parceiros nesta etapa como o Micro-Bacias e SENAR, ambos já trabalham no Município.

Ação proposta: Buscar parcerias para promover as capacitações e um concurso no Município

da propriedade com o jardim mais atraente e assim, estimular que todos busquem o embelezamento.

c) Elaboração do circuito turístico

A elaboração de um circuito turístico visa agregar valor as atividades agrícolas como a venda de produtos coloniais, plantio de orgânicos, preservação do meio ambiente por meio da

conscientização dos agricultores e dos visitantes. Além disso, o Circuito possibilitará uma melhor organização entre as propriedades envolvidas no projeto, uma vez que cada uma terá suas características individuais e complementares, ou seja, cada uma das propriedades poderá oferecer serviços como: hospedagem, alimentação, venda de produtos orgânicos e atividades de lazer em geral, conforme os preceitos já trabalhados pela Associação Acolhida na Colônia, porém todas estarão sendo divulgadas com uma mesma marca, no caso a logomarca da Associação.

Ação proposta: Preparar as propriedades, dando assistência técnica até que todas estejam

aptas a receber os visitantes e formarem um circuito turístico no Município.

d) Meios de divulgação

Para divulgar estas propriedades foram georreferenciados os acessos com uso de receptores GPS. Assim poderão ser confeccionados folders com a rota para se chegar as propriedades. As propriedades também serão divulgadas no site da Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia. Outro local considerado ponto fundamental para a divulgação é o Portal Turístico do Município que é um espaço construído no centro de Alfredo Wagner localizado em um ponto estratégico. A sua construção foi considerada prematura, à medida que não havia o que se divulgar e o Município não estava organizado. Além disso, não havia sinalização adequada para se chegar aos poucos atrativos existentes. Atualmente o Portal se encontra fechado.

Ação proposta: Propor um trabalho de sensibilização turística para os alunos do ensino

médio, capacitando para que possam estagiar no portal turístico. Outra proposta é criar um site do próprio Município para divulgação dos atrativos.

e) Resgatar o conselho municipal de turismo

Conforme já exposto anteriormente, o Conselho Municipal de Turismo foi criado durante a graduação da autora, porém não houve um envolvimento dos membros nas questões de turismo no Município. O resgate do conselho seria uma forma de ganhar ainda mais força nas ações de fiscalização e de melhoria nas propriedades, além de reivindicar novos propostas junto à prefeitura.

Ação proposta: Organizar uma reunião com os interessados e propor que os agricultores

dois anos e buscando novas propostas de turismo no espaço rural, voltadas para a agricultura familiar.

f) Melhoria na infra-estrutura e sinalização até as propriedades

Uma das primeiras medidas será conscientizar os proprietários para investir em saneamento básico e análise de água. Durante o inventário identificou-se que duas propriedades não possuem fossa e apenas três já realizaram análise de água. Com relação à melhoria nos acessos, conforme o item 5.2.1, o Município terá um recurso do MTUR no valor de 195 mil reais, para a melhoria da infra-estrutura nas estradas, destinado às propriedades que foram trabalhadas nesta pesquisa. Outro ponto importante é promover a segurança e limpeza do entorno nas propriedades.

Ação proposta: Elaborar projetos para captar recursos dos ministérios e firmar parcerias com

os órgãos que já atuam nestas áreas para resolver os problemas de infra-estrutura.

g) Preservação do patrimônio cultural e natural

Em relação à preservação do patrimônio cultural, uma das alternativas seria promover a revitalização das construções antigas, adaptando para atividades turísticas como, por exemplo, hospedagem, café colonial ou museu. Outra iniciativa é a divulgação do artesanato e da gastronomia típica por meio de feiras ou na própria casa do agricultor. Desta forma, será possível manter as características construtivas e a cultura, valorizando o patrimônio rural e a mão de obra local. Já, em relação ao patrimônio natural, uma das primeiras medidas é proteger as nascentes de água e tratar esgotos.

Ação proposta: Elaborar projetos que venham captar recursos para obras de reparo, visando à

revitalização do patrimônio cultural. Firmar parcerias com instituições de ensino como a UFSC para a elaboração de projetos de sensibilização e preservação das nascentes.

h) Assessoria técnica nas propriedades

A assessoria técnica se torna fundamental para garantir a continuidade de todas estas ações propostas. Ao longo do projeto foram diagnosticadas algumas deficiências como a falta de um profissional apto a captar parcerias entre o setor público e privado. Além disso, será

necessário fiscalizar se as exigências previstas pelo Caderno de Normas17 estarão sendo cumpridas em cada propriedade.

A Associação Acolhida na Colônia prevê a vinda de técnicos das mais variadas áreas para este fim. Entre os técnicos estão: bacharéis em turismo, arquitetos, agrônomos, entre outros. Outro ponto importante é a assessoria técnica em planejamento, implantação e manejo de trilhas, uma vez que a maioria das propriedades visitadas possuem trilhas e necessitam de um trabalho mais específico para a preparação, visando dar segurança aos visitantes.

Ação proposta: Buscar a capacitação profissional dos técnicos que irão atuar no Município.

Atualmente os técnicos irão participar de uma especialização em Turismo Rural e Desenvolvimento Territorial, financiada pelo MDA.

Por fim, entende-se que estas propostas podem servir de incentivo para ampliar os estudos em torno desta temática no Município. No entanto, é preciso ressaltar que os trabalhos continuam sendo desenvolvidos até o presente momento. Em 2008 já estão previstas novas visitas dos agricultores a outros Municípios para conhecer propriedades que trabalham com agroturismo. Para finalizar esta pesquisa, a autora procurou relatar as principais etapas, onde sua participação efetiva contribuiu com o alcance dos objetivos propostos.

17

Documento elaborado pela Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia, visando estabelecer às normas de adequação as propriedades associadas.

Documentos relacionados