• Nenhum resultado encontrado

1 INTRODUÇÃO

4.4 O Plano de Fechamento de Mina no Brasil

f , o PAFEM , partin monitoramento e controle (RESENDE, 2009).

, o PAFEM deve ser apresentado juntamente com o Plano de Aproveit - f . (POVEDA, 2007). apresentar o PRAD (RESENDE, 2009). O PAE de f f f que ampli f f , 2006). A fim de es que de DNPM, atualmente a Agência Nacional de Mineração (ANM), f : f f f f - - - - - f - revegetação; c) programa de acompanhamento e monitoramento; d) planta atualizada na qual conste a situação topográfica atual das áreas a serem reabilitadas; e) aptidão e uso futuro da área; f) apresentar mapas, fotografias, planilhas e referencias bibliográficas; e g) cronograma físico e financeiro do plano de reabilitação.

O principal objetivo de se estabelecer um Plano de Recuperação de áreas degradadas seria a implementação de atividades técnicas que auxiliem na mitigação de impactos advindos da extração mineral, objetivando assim retornar o local as condições próximas inicialmente existentes ali. Assim, podem ser citada f f ; e a remediação, que visa eliminar, neutralizar, imobilizar, confinar ou f , por meio de tratamentos químicos e biológicos que promoverão a estabilização do meio ambiente.

O PRAD é instituído com a promulgação do Decreto nº 97.632 de 10 de abril de 1989, o qual passa a impor aos titulares de concessões de lavra a recuperação de áreas mineradas quando da apresentação do Estudo de Impacto Ambiental (BRASIL, 1989).

Em termos práticos, a exigência do Plano de recuperação de Área degradada estabelecido pelo Decreto em referência, mui - mitigação de outros impactos.

Desde o final da década de 80, quando o minerador foi obrigado a recuperar a área degradada e apresentar o PRAD ambiente (POVEDA, 2007).

Mediante a instituição da Lei de Crimes Ambientais, Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, foram estabelecidas sanções penais e administrativas destinadas as condutas e atividades lesivas ao Meio Ambiente, a Administração Públic :

Art. 44 - Extrair de florestas de domínio público, ou considerada de preservação permanente, sem previa , pedra, areia, cal ou quaisquer espécies de minerais: Pena – detenção de seis meses a um ano e multa.

Art. 55 - Executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem a competente autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com a obtida: Pena - detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Parágrafo único. Nas mesmas penas incorre quem deixa de recuperar a área pesquisada ou explorada, nos termos da autorização, permissão, licença, concessão ou determinação do órgão competente.

Com o objetivo de c f f , a Portaria 237 do DNPM de 18 de outubro de 2001 instituiu 22 Normas Reguladoras (DNPM,

2001).

racional das jazid , de forma a tornar o planejamento e o desenvolvimento da atividade mineraria compatíveis com a busca permanente da produtividade, da preservação ambiental, da segurança e saúde dos trabalhadores. (DNPM, 2001)

Dentre as principais Normas Reguladoras, importante ressaltar a NRM 20, que regula a Suspensão, Fechamento de Mina e Retomada das Operações Mineiras e, define os procedimentos administrativos e operacionais em caso de fechamento de mina, suspensão e retomada das operações. Trata-se a referida norma de um marco na regulamentação do PAFEM, pois foi o primeiro dispositivo legal que abordou especificamente a questão no Brasil.

Outra norma import 21 que trata sobre a Reabilitação de Áreas Pesquisadas, Mineradas e Impactadas. A norma tem por objetivo definir os procedimentos administrativos e operacionais em caso de reabilitação de áreas pesquisadas, mineradas e impactadas. (DNPM, 2001)

A legislação do Estado de Minas Gerais foi pioneira no que se refere a regulamentação de diretrizes para a apresentação do PAFEM. Sendo assim, por meio da publicação da Deliberação Normativa COPAM nº 127 de 27 de novembro de 2008, foi estabelecida a obrigação de inclusão dos planos de reabilitação de mina e Relatório de Avaliação de Desempenho Ambiental (RADA) na revalidação da licença operacional.

Trata-se de um grande avanço no tema, tendo em vista que antes da publicação da Deliberação Normativa COPAM f empresas do setor mineral a elaborarem e apresentarem planos de fechamento de mina. Esses planos eram concebidos de forma conceitual nos Estudos de Impacto Ambiental - EIA apresentados na etapa de obtenção da Licença Prévia (LP), -lo (TONIDANDEL, 2011).

Além das Normas Técnicas em questão, aliadas às disposições legais que dispõem acerca dos critérios de recuperação de áreas degradadas pela Mineração, a elaboração do Plano de Fechamento de Mina é regido também por orientações de caráter administrativo, editadas pelo IBRAM.

Conforme as orientações trazidas pelo Instituto IBRAM recomenda-se que o empreendimento realize alterações periódicas nos Planos de Fechamento de Mina, a fim de

que seja reavaliada a existência de possíveis impactos ambientais, sua tensão e duração, possibilitando sejam contempladas medidas eficazes na eliminação de tais impactos (IBRAM, 2013)

Dentre os principais aspectos mencionados nas Diretrizes para elaboração do PAFEM encontram-se 1) impactos socioeconômicos decorrentes do fechamento e 2) impactos biofísicos permanentes ou irreversíveis decorrentes da implantação e operação da mina que se manterão após a desativação.

Para além da tutela ambiental, ao elaborar o Plano de Fechamento de Mina o empreendedor deverá estar atento também aos impactos socioeconômicos decorrentes do encerramento das atividades. Neste ínterim é imprescindível a busca pela atualização também desses aspectos, tendo em vista as mudanças socioeconômicas da comunidade do entorno, com o decorrer dos anos. (IBRAM, 2013)

Dentre os fatores que influenciam a necessidade de revisão dos Planos de Fechamento de Mina podem ser mencionadas as constantes modificações implementadas na legislação ambiental. Assim, ao elaborar e revisar um plano de fechamento de mina, os responsáveis pela elaboração do instrumento devem estar atentos às substituições dos atos normativos que regem incentivos tributários à conservação ambiental, modificações nas políticas públicas de compensação da perda da biodiversidade, dentre outros.

Documentos relacionados