• Nenhum resultado encontrado

FONTE DE POLUIÇÃO POTENCIAL PARA

4.4 Plano de Fechamento e PRAD

No Brasil, a obrigação básica imposta a uma mineradora detentora de uma concessão de lavra, em relação ao fechamento de mina, é reabilitar a área minerada de acordo com o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), aprovado por uma agência ambiental competente. As exigências para a reabilitação segundo o PRAD usam conceitos estabelecidos mundialmente, de que a área deva ser deixada em um estado satisfatório, ou apropriada conforme estabelecido ou acordado para o uso final desta. Geralmente, as exigências requeridas são genéricas e de curta abrangência. O que se exige de um PRAD perante a legislação em vigor é: “O PRAD deve considerar uma solução técnica satisfatória na visão da mineradora para reabilitar o solo, degradado por eventual atividade de mineração, para uso futuro (IBAMA, 1990)”. Um PRAD aprovado pode ser revisto ou alterado mais tarde, com a concordância da agência ambiental competente, para incorporar inovações tecnológicas ou alternativas mais aceitáveis devido ao desenvolvimento dos trabalhos de mineração.

O desenvolvimento de um plano de fechamento necessita levar em conta as exigências ambientais, econômicas e aspectos sociais da operação. A tabela 16 mostra um esboço de comparação entre Plano de Fechamento e um PRAD. Na coluna da esquerda estão os conteúdos típicos de um Plano de Fechamento, com variada dependência nas circunstâncias individuais. A coluna da direita indica o conteúdo similar (+) e diferenças ou ausências (-) de um PRAD para típicos conteúdos de um plano de fechamento.

A tabela 16 apresenta comparações entre Plano de Fechamento e PRAD.

Tabela 16 – Similaridades e diferenças entre Plano de Fechamento e PRAD.

Plano de Fechamento PRAD

• Introdução e Descrição do Projeto +

o Posse da Terra +

• Objetivos do Fechamento -

• Base de Dados Ambientais +

• Obrigações Legais e Outras +

o Estatutos Fundamentais e Regulamentos +

o Autoridade Responsável +

o Instrumentos Reguladores -

• Envolvimento dos Atores Envolvidos -

o Identificação dos Atores Envolvidos -

o Consulta à Comunidade -

• Avaliação dos Riscos -

o Legados Existentes -

o Riscos Futuros -

o Análise de Custo/ Benefício -

• Critério de Fechamento -

• Custos de Fechamento -

o Provisões -

o Garantias -

• Plano de Ação para o Fechamento -

o Recursos Humanos/Responsabilidades - o Reabilitação Progressiva + o Descomissionamento + o Remediação + o Avaliação Geotécnica + o Reconformação Topográfica + o Revegetação + o Aspectos Estéticos + o Herança + o Saúde e Segurança +

o Manutenção e Monitoramento Pós-Fechamento -

• Monitoramento +

o Inspeção (estruturas remanescentes e áreas de contaminação) +

o Documentação +

Objetivos

Em termos gerais, os Objetivos dos PRADs são similares aos de um plano de fechamento. Os objetivos maiores dos PRADs são para proteger o ambiente, saúde pública pela reabilitação da área de uma mina, levando-a um estado satisfatório em concordância com um uso pós-mineração. Entretanto, os meios para se alcançar estes níveis de satisfação são totalmente diferentes quando os conteúdos são comparados.

Envolvimento da Sociedade Civil – Atores Envolvidos

O envolvimento público na tomada de decisão sobre o empreendimento em questão e o processo de gerenciamento são importantes fatores no reconhecimento da legitimidade da indústria, em desenvolver a confiança pública na habilidade e desejo da INB para conduzir seus negócios e uma maneira de responsabilidade ambiental, melhorando a qualidade das decisões sendo tomadas de acordo o gerenciamento. Os atores envolvidos são as partes que são potencialmente possíveis de ser afetadas pelo processo de fechamento de mina. Eles são distintos das partes interessadas, que têm interesse no processo ou resultados do fechamento de mina. A chave é a identificação dos atores envolvidos e as partes interessadas, desenvolvendo um bom relacionamento com eles. É fundamental para o sucesso do processo de fechamento. O objetivo é habilitar todos os atores envolvidos, para que eles tenham seus interesses considerados durante o processo de fechamento da mina.

Avaliação dos Riscos

A avaliação de risco no planejamento para o fechamento de mina poderia reduzir custos e incertezas. Tendências atuais no planejamento em fechamento de mina envolvem a revisão e análise de risco e custo benefício em situações de engenharia e meio ambiente. O objetivo da aproximação do risco é reduzir custos e incertezas, já não se vê isto nos PRADs.

Critério de Fechamento

Devido à falta de critério para fechamento de mina no Brasil, a maioria dos PRADs não especificam nem mencionam nenhum tipo de indicador que irá seguir para demonstar uma conclusão próspera do plano de reabilitação. Ao Governo Brasileiro e à indústria de mineração faltam estes critérios.

Custos de Fechamento

O objetivo da provisão financeira e garantias para a proposta de fechamento é assegurar que o custo de fechamento é adequadamente representado nas contas da empresa e que a comunidade não fica com a obrigação de recuperar o passivo deixado. A maioria dos PRADs não incluem a estimativa dos custos de reabilitação, assim como não demonstram que a provisão financeira foi provida. Somando se a isto o fato de que o sistema regulatório vigente não requer qualquer forma de garantia. Há um risco de uma triste herança de obrigação perante o passivo deixado para a comunidade.

Plano de Ação

A maioria dos PRADs analisados referem-se somente à reabilitação como um processo de revegetação. A maioria deles não inclui um programa de manutenção e monitoramento pós-fechamento.

Renúncia

O objetivo final de um plano de fechamento é alcançar um ponto onde a companhia atingiu os critérios para conclusão do fechamento de forma satisfatória de acordo com a autoridade

responsável. Apesar da magnitude e complexidade do fechamento de mina, com o passar do tempo a maioria das empresas mineradoras irão ser capazes de satisfazer suas obrigações perante os órgãos reguladores.

Em resumo, na maioria dos programas de fechamento de mina das nações, como detalhado em um estudo de viabilidade, um plano de fechamento, um EIA ou um plano ambiental para mineração, são normalmente pré-condições para se adquirir uma licença. No Brasil, o PRAD é parte integrante do processo do EIA. O PRAD era para ser algo pelo menos mais próximo de um plano de fechamento. Entretanto, a realidade apresentada nos PRADs nos leva a algo bem longe disto.

Documentos relacionados