• Nenhum resultado encontrado

2. REVISÃO TEÓRICA

2.2. Previdência Brasileira

2.2.3. Previdência Complementar no Brasil

2.2.3.1. Entidades Abertas de Previdência Complementar

2.2.3.1.1. Planos da Previdência Complementar Aberta

Os planos comercializados no Brasil são: PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livre), PRGP (Plano com Remuneração Garantida e Performance), o PRSA (Plano com Remuneração Garantida e Performance sem Atualização), o PAGP (Plano com Atualização Garantida e Performance) e o PRI (Plano de Renda Imediata). Todos esses planos garantem o pagamento de benefício pela sobrevivência do participante ao término do período compreendido entre a data da contratação do plano e a data escolhida para início da concessão do benefício (período de diferimento).

As coberturas dos planos de Previdência Complementar Aberta podem ser estruturas nas formas de Benefício Definido, e Contribuição Variável, no qual podem ser compreendidas da seguinte, conforme Peres (2010, p. 26 e 27) destaca: Os Planos de Benefício Definido possuem o valor do benefício definido no momento de sua contratação, sendo pago uma única vez ou sobre a forma de renda. Estes planos também possuem sua contribuição previamente definida. Os Planos de Contribuição Variável possuem valores e prazos de pagamento definidos previamente, sendo que o valor do benefício a ser pago, um única vez ou sob forma de renda será calculado com base no saldo acumulado. Ministério da Fazenda Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) SUSEP Sem Fins Lucrativos Montepios Com Fins Lucrativos EAPC e Sociedades Seguradoras

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é definido quando, durante o período de diferimento, a remuneração da provisão matemática de benefícios a conceder for baseada na rentabilidade da carteira de investimentos do FIE (Fundo de Investimento Especial Constituído), no qual esteja aplicada a totalidade dos respectivos recursos, sem garantia de remuneração mínima e de atualização de valores, e sempre estruturados na modalidade de contribuição variável. De acordo o artigo 1º da Resolução CNSP nº 06/97, o Plano Gerador de Benefício Livre é definido como:

Art. 1. O plano, que tem por finalidade a concessão de benefícios previdenciários, será estruturado na modalidade de contribuição variável, e terá como critério de remuneração das reservas técnicas, constituídas pelo montante das contribuições puras, durante o prazo de diferimento, sem garantia de mínimo, a rentabilidade de carteira de investimentos de fundo de investimento financeiro, instituído especificamente para cada plano ou tipo de plano da espécie.

Segundo Peres (2010, p. 38) Plano Gerador de Benefício Livre tem sua carteira de investimentos estruturada sob três modalidades, a saber:

a) Soberano: é o tipo de plano, pelo qual, a carteira de investimento do FIE é composta unicamente por títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil e créditos securitizados do Tesouro Nacional.

b) Renda Fixa: pode ser compreendido quando, a carteira de investimento do FIE é composta por títulos de emissão do Tesouro Nacional e/ou do Banco Central do Brasil, por crédito securitizados do Tesouro Nacional e por investimentos de renda fixa, nas modalidades e dentro dos critérios, diversificação e diversidade admitida pela regulamentação vigente.

c) Composta: pode ser descrita quando, a carteira de investimentos do FIE admite investimentos em renda variável de, no máximo, 49% do seu patrimônio líquido, sendo admissível o estabelecimento de percentual mínimo de aplicação em renda variável.

Ao final da fase de acumulação de recursos do Plano Gerador de Benefício Livre o participante pode optar por receber o saldo acumulado em uma única vez, ou através de um tipo de renda cujo valor é calculado em função da sua idade, modalidade de renda escolhida e dos parâmetros técnicos do plano contratado. Assim, tem-se como as principais modalidades de renda:

a) Renda mensal vitalícia: o participante ao optar por este plano receberá uma renda que consiste em um pagamento vitalício a partir da data de concessão do benefício.

b) Renda mensal temporária: ao optar por este plano será paga uma renda temporária exclusivamente ao participante, nesta opção o pagamento se encerra com o falecimento do participante ou o fim tempo contratado.

c) Renda mensal vitalícia com prazo mínimo garantido: consiste em uma renda paga vitaliciamente a partir da data escolhida, nesta modalidade se durante o período de recebimento da renda, o participante venha a falecer, antes de ter completado o prazo mínimo da garantia escolhido, a renda será destinado aos beneficiários, pelo período restante do prazo mínimo de garantia.

d) Renda mensal vitalícia reversível ao beneficiário indicado: consiste em uma renda mensal paga vitaliciamente ao participante a partir da data escolhida para a concessão do benefício. Ocorrendo o falecimento do participante durante o recebimento da renda, um percentual do seu valor estabelecido será revertido vitaliciamente ao beneficiário indicado. Na hipótese de falecimento do beneficiário a reversibilidade da renda será extinta sem direito a compensações ou devoluções dos valores pagos.

e) Renda mensal vitalícia reversiva ao cônjuge com continuidade aos

menores: está modalidade consiste em uma renda mensal paga vitaliciamente ao

participante, ocorrendo o falecimento do mesmo durante o período e recebimento da renda, um percentual de seu valor será revertido vitaliciamente ao cônjuge, e na falta desde será reversível temporariamente até que o mais novo complete idade para a maioridade estabelecida no regulamento do plano.

Plano com Remuneração Garantida e Perfomance (PRGP), é definido por garantir aos participantes, durante o período de diferimento, remuneração por meio da contratação de índice de atualização de valores e de taxa de juros, e a reversão, parcial ou total, de resultados financeiros.

Plano com Remuneração Garantida e Perfomance sem Atualização (PRSA) pode ser definido por garantir aos participantes, durante o período de diferimento, remuneração por meio da contratação de taxa de juros e a reversão, parcial ou total, de resultados financeiros, e sempre estruturados na modalidade de contribuição variável.

Plano com Atualização Garantida e Performace (PAGP) é definido por garantir aos participantes, durante o período de diferimento, por meio da contratação de índice

de preços, apenas a atualização de valores e a reversão, parcial ou total, de resultados financeiros.

Plano de Renda Imediata (PRI) pode ser definido quando, mediante contribuição única, garante o pagamento do benefício por sobrevivência, sob a forma de renda imediata.

Diante das definições apresentadas, esclarece que o produto frequentemente comercializado pelo mercado sob a denominação de Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) trata-se de um seguro de vida com cobertura por sobrevivência, com o objetivo de concessão de indenizações em vida ao segurado tendo características previdenciárias. Assim sendo, VGBL não é um plano de previdência complementar pois se enquadra no ramo de seguro de pessoas.

Documentos relacionados