• Nenhum resultado encontrado

Planta Proposta e Visualização 3D

No documento Estágio na empresa TGV Interiores (páginas 92-96)

A zona a intervir destaca-se pela sua grande amplitude, compondo 66 m2 e forma o hall

de entrada, uma grande sala de estar e continuando para uma sala de jantar junto à cozinha.

Desta forma, ao entra no edificado depara-se com o hall de entrada onde se propôs uma consola de linhas retas em nogueira com perfis de metal pretos. Sobre esta, um candeeiro de mesa preto e dourado com um desenho fora do normal. Por seu lado, uma banqueta retangular com um estofo amarelo e azul de auxílio para pousar o porta moedas ao chegar a casa ou a calçar/descalçar. E, por cima da banqueta, um grande espalho redondo.

Continuando, observa-se a sala de estar constituída por um sofá em linho bege claro, com 2,50 m de comprimento, da marca TGV Interiores, uma banqueta quadrangular modular, igual ao modelo do sofá, podendo fazer de chaise lounge ou de assento separadamente. Ao lado do sofá, um conjunto de duas mesas de apoio em nogueira e pés pretos, estando igualmente ao lado de dois cadeirões de linhas retas, com uma estrutura metálica escura e o estofo em mostrada, como solicitado. A fazer de mesa de centro a aluna sugeriu um modelo tipo Praddy, redonda em madeira folheada de nogueira com 3 pés cónicos, assim como um móvel tv da mesma linha e com o mesmo acabamento, com três portas de sistema tic tac e dois compartimentos abertos separados por um vidro (ver figura 141).

Figura 139. Planta proposta. Fonte: Autor.

73

Adjacente a este ambiente, separado por uma lareira foi recomendada uma zona de envolvência de leitura e relaxamento, destacando uma chaise lounge comprida, estofada no mesmo tecido que o sofá anterior, junto de uma mesa de apoio com o tampo dourado e pés negros e sobre um grande tapete redondo amarelo suave. Ao lado da lareira referida, foi então colocado o louceiro da cliente oferecendo uma grande elegância ao espaço, como de pode verificar na visualização 3D da figura 142.

Passando para a sala de jantar, foi proposta uma grande mesa com uma estrutura metálica lada a preto e um tampo folheado a nogueira de 2,20 m de comprimento por 1,10 m de largura, com capacidade até 10 lugares sentados, em cima de um tapete com uma grande dimensão num tom cinza claro. Como assentos foram colocadas três cadeiras de cada lado com os pés metálicos de perfil cónico escuros com o estofamento do assento num texturado cinzento, assim como em cada ponta, uma cadeira com o mesmo modelo e acabamentos, porém com braços. Sobre esta mesa, foi escolhido um candeeiro em tons de dourado demarcando aquele ambiente e, por fim, a sideboard que a cliente gostaria de manter no espaço foi selecionada para este espaço, por baixo de um set de 3 quadros decorativos, com o intuito de substituir a colocação de um novo aparador de auxílio às refeições.

Figura 141. Visualização 3D – Sala de Estar. Fonte: Autor.

Figura 142. Visualização 3D – Zona da Lareira. Fonte: Autor.

74

Síntese conclusiva

Na reunião intermédia o projeto teve uma classificação positiva uma vez que respondeu por completo às necessidades e ao conceito pretendido pelos clientes.

Contudo, foi um projeto que ficou em stand by por algum tempo devido ao facto de o orçamento não se mostrar tão satisfatório quanto a proposta. Deste modo, os proprietários precisaram de algum tempo para refletir nos artigos mais importantes a encomendar em primeiro e só depois passar à totalidade, respeitando o budget dos mesmos.

Após alguns meses, estes adjudicaram o valor para a aquisição das primeiras peças, o sofá, os cadeirões, o móvel tv, a chaise lounge, a mesa de jantar e as respetivas cadeiras. No entanto, como entregas demoram até 45 dias a serem realizadas, transpôs a data limite do estágio curricular da autora, sendo impossível o seu acompanhamento de montagem.

75

4.5.11 Projeto XI – Sala de Estar I (ERegina)

Cliente: ERegina

Local do Projeto: Porto de Mós

Duração: Por terminar (à data de 30 de Abril de 2019

A proposta para a sala de estar deste cliente já tinha sido realizada anteriormente pela orientadora cooperante da mestranda.

As salas de estar e de jantar são divididas pela lareira e uma parede.

Numa forma resumida, na zona de estar, a designer Carina Neto Guerra propôs um sofá, dois cadeirões, duas mesas de centro desniveladas que se completam, um móvel tv e dois outros móveis de estantes por de trás do sofá. Todos os estofos e tapeçarias foram propostos claros, realçando o acabamento de nogueira no mobiliário e o lacado gris. Como elementos decorativos a designer tinha sugerido umas almofadas em tons de amarelo acompanhadas com outras em azul e uns quadros coloridos em verde, amarelo, roxo e vermelho.

Posteriormente, na sala de jantar a orientadora cooperante teria colocado uma mesa quadrada extensível com 8 cadeiras em seu redor e um aparador de auxílio. O estofo das cadeiras foi alternado num tecido aveludado bege e azulão, o tapete continuou claro e o acabamento dos móveis continuou maioritariamente em folheado de madeira com peças lacadas ao tom do base tv anterior. Em termos decorativos, a Carina teria colocado um grande espalho horizontal e um candeeiro enorme de vidro sobre o aparador, um imenso quadro quadrangular na parede ao

Figura 145. Planta proposta. Fonte: Carina Neto Guerra.

Figura 146. Visualização 3D dos espaços. Fonte: Tatiana Petrova.

76

lado num gama de castanhos e um candeeiro de teto sobre a mesa preto com apontamentos dourados.

Porém, na altura os clientes apenas compraram o grosso da decoração. Na sala de estar adquiriram o sofá, os dois cadeirões, as mesas de centro e o móvel tv. Sobre o restante, confessaram que não se identificavam e que naquele momento também não tinham meios para obter. E agora, aquando a estudante se encontrava em estágio voltaram para complementar a sala de estar e um corredor que liga a zona de dormir a este lugar.

No documento Estágio na empresa TGV Interiores (páginas 92-96)