• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 PRÁTICA DOCENTE E AVALIAÇÃO EXTERNA: o uso formativo dos

5.6 Professor protagonista na Plataforma Devolutivas Pedagógicas

5.6.1 A Plataforma Devolutivas Pedagógicas

A Plataforma Devolutivas Pedagógicas foi desenvolvida como ferramenta de apropriação dos resultados e também do banco de itens da Prova Brasil. Com isso, espera-se que a Plataforma colabore com os profissionais da educação no planejamento pedagógico.

Nesse sentido, a

Plataforma Devolutivas Pedagógicas das Avaliações aproxima as avaliações externas de larga escala ao contexto escolar, tornando

168 mais relevantes as informações das avaliações para o aprendizado dos estudantes. A partir da disponibilização dos itens utilizados na Prova Brasil, descritos e comentados por especialistas, a Plataforma traz diversas funcionalidades que poderão ajudar professores e gestores no planejamento de ações para aprimorar o aprendizado dos estudantes. (BRASIL, 2014, s/p).

Torna-se necessário ressaltar que cada questão da Plataforma Devolutivas Pedagógicas contém o comentário pedagógico que auxilia o professor a compreender o objetivo curricular do item, além de entender, permite acessar informações importantes sobre o conhecimento e as habilidades que o integram. O comentário pedagógico dialoga com todos os distratores21, mostrando o percentual de alunos que marcaram cada uma delas. A cada percentual aparece um comentário sobre o motivo que deve ter levado o aluno a marcar tal distrator.

A Plataforma também disponibiliza um dado estatístico de cada item que contribui para o professor visualizar a forma como os alunos responderam a questão. Além disso, o professor terá possibilidade de conferir, conhecer e comparar os resultados de seus alunos com outros do mesmo perfil. Essa conferência poderá ser feita a partir das redes de ensino, como mostra a FIGURA 2.

Figura 2

Atividade 1 - Matemática

Fonte: Inep (2015).

169

Item

Num cinema, há 12 fileiras com 16 poltronas e 15 fileiras com 18 poltronas. O número total de poltronas é

(A) 192 (B) 270

(C) 462 (D) 480

Fonte: Inep (2015).

Para subsidiar o professor, segue abaixo o comentário pedagógico sobre o item aferido.

Comentário pedagógico

O item apresenta quantidades de fileiras de um cinema e os números de poltronas que possuem. O enunciado solicita o total de poltronas. Trata-se de um problema com mais de uma etapa, envolvendo a ideia de configuração retangular da multiplicação e a de composição do campo aditivo. Para resolvê-lo, o aluno deve calcular, separadamente, o número de poltronas existentes nas 12 fileiras com 16 poltronas e também nas 15 fileiras com 18 poltronas para, em seguida, somar esses resultados.

A expressão que representa essa situação é (12 x 16) + (15 x 18) = 192 + 270 = 462 poltronas. O fato de as operações envolverem reagrupamento pode ter sido um dificultador na resolução. O item foi acertado por 57% dos participantes, sendo que o gabarito (C) se tornou a alternativa preferencial para aqueles com proficiência a partir do nível 200 da escala. Em termos absolutos, esses alunos representaram bem mais que 50% da população avaliada. Foi alta a capacidade do item em discriminar os estudantes de baixo dos de alto desempenho, tendo em vista que acertaram a resposta 91% dos pertencentes ao grupo de maior desempenho e 27% dos que estão no grupo de menor desempenho. Os distratores A e B, que apresentam como resposta resultados parciais do problema, atraíram um número significativo de alunos com proficiência entre 150 e 250. Os 14% que escolheram A, provavelmente, só calcularam o número de poltronas das 12 fileiras com 16 poltronas. Já os 16% que optaram por B devem ter calculado apenas o número de poltronas das 15 fileiras com 18 poltronas. Esse resultado sugere que quase um terço dos alunos pode ter realizado apenas uma das etapas do problema.

Fonte: Inep (2015).

Além do comentário pedagógico, o professor tem acesso aos dados estatísticos do item que envolve, entre outros: proporções de acertos empíricos, proporções de acertos esperados. Trata-se de um gráfico elaborado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI22).

22

De acordo com Klein (2003, p. 189), a TRI é um conjunto de modelos matemáticos onde a probalidade de resposta a um tem é modelada como função da proficiencia (habilidade) do aluno (variável latente, não observável) e de parâmetros que expressam certas propriedades dos itens.

170

Gráfico 1

Estatísticas atividade 1- Matemática

Fonte: Inep (2015)23.

Além das possibilidades de uso indicadas, o professor pode criar a sua própria avaliação de acordo com os critérios de conteúdos e habilidades. No entanto, para criar o seu teste, o professor deve preencher o formulário para ter acesso aos itens da Prova Brasil. Cada questão apresenta o objeto do conhecimento, o processo cognitivo, o ano, o nível de dificuldade e a habilidade focalizada.

23

171

Figura 3

Itens comentados

Fonte: Inep (2015) 24. Fonte: Inep (2015).

Com o objetivo de apresentar a Plataforma Devolutivas Pedagógicas aos professores das escolas, optou-se por realizar uma avaliação, utilizando as questões da Plataforma, com o intuito de demonstrar as suas potencialidades. Assim, foram selecionados entre os professores participantes da pesquisa, dois professores, sendo um de Matemática e outro de Português.

Torna-se relevante esclarecer, que não houve um curso de capacitação dos profissionais das escolas, por isso, o pesquisador apresentou a Plataforma, as ferramentas disponíveis e as contribuições obtidas a partir do seu uso. Após a apresentação da Plataforma, o pesquisador fez uma proposta à Prof.ª Neuza de Português (EEMS) e ao Prof. Júlio de Matemática (EEAS) para desenvolvimento de uma avaliação a partir do banco de itens das Devolutivas Pedagógicas.

A Prof.ª Neuza aceitou o convite e produziu uma avaliação, porém o professor Júlio não acessou a Plataforma. Por isso, foi necessária à intervenção do pesquisador para desenvolvimento da avaliação de Matemática.

Após a criação dessas avaliações marcou-se o dia que seria aplicado o teste, bem como o recolhimento do material para análise. A Prof.ª Neuza utilizou essa prova como avaliação mensal, a fim de estimular os alunos para a realização da mesma. As avaliações foram aplicadas por seus respectivos professores nas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, no dia 3 de novembro de 2016. Ressalta-se que não houve participação do pesquisador na aplicação das avaliações.

24

172 Após esse trabalho, perguntou-se à Prof.ª Neuza (EEMS), qual era a opinião dela sobre a Plataforma. A participante respondeu:

Eu entrei na plataforma, e foram vocês quem me apresentou, eu não conhecia! Primeiramente achei superinteressante porque estatisticamente ela mostra todos os resultados. Ela dá as questões, mas assim, quantitativo numérico. Ela é muito interessante, mas acho que esses dados são mais interessantes para quem é Diretor, executivo das cidades, executivo do Estado, Secretário, e não para a gente que é professora, porque é um portal que não dá muito amparo ao pedagógico do professor. Ele não questiona as questões, o porquê daquela resposta. Não tem o gabarito das questões, não tem comentário. Então, assim, achei que deixou a desejar com relação ao pedagógico.

Nesse depoimento a professora mostra dúvidas simples que podem ser solucionadas a partir de um curso de capacitação voltado para o acesso e utilização da Plataforma Devolutivas Pedagógicas. A alegação da participante não procede, porque na Plataforma é possível ter acesso ao gabarito, aos comentários de cada questão, assim como, obter dados estatísticos que favorecem uma visão ampla sobre a questão e o percentual de alunos que acertou a resposta.

A fim de proporcionar prosseguimento à discussão, o próximo subtópico apresenta os dados obtidos e analisados na avaliação desenvolvida a partir da Plataforma Devolutivas Pedagógicas.