• Nenhum resultado encontrado

Plataforma e ambiente desenvolvedor de programação

MATERIAIS E MÉTODOS

3.3 Descrição dos sistemas de secagem solar

3.3.8 Desenvolvimento do sistema de medição e controle de temperatura e umidade.

3.3.8.3 Plataforma e ambiente desenvolvedor de programação

A plataforma utilizada para a implementação do sistema de controle e aquisição de dados foi a do Arduino, por ser uma plataforma eletrônica de código aberto baseado em hardware e software de fácil utilização e possui baixo custo. A linguagem utilizada na programação foi o C++. Neste trabalho o sistema de aquisição fez a coleta dos dados de temperatura e umidade relativa do ar de secagem, e, o sistema de controle foi projetado para controlar a temperatura da câmara de secagem, por meio do controle da convecção do ar de secagem. A plataforma é composta de duas partes: o hardware, que é a placa de circuito contendo o microcontrolador, e o software que é o ambiente de programação.

Um microcontrolador, também denominado MCU (Multipoint Control Unit) é um computador on-chip, que contém processador, memória e periféricos de entrada/saída. É um computador que pode ser programado para funções específicas, em contraste com outros microprocessadores de propósito geral (como os utilizados nos computadores). Eles são embarcados no interior de algum outro dispositivo, no caso do Arduino, para que possam controlar suas funções ou ações.

Pela própria definição de computador como um dispositivo capaz de receber um sinal de entrada, processar e gerar um sinal de saída, um microcontrolador é um dispositivo que, associado a determinado tipo de sensor consegue interpretar uma grandeza física, processá-la e acionar algum dispositivo na saída.

Um ambiente de programação, mais conhecido como IDE (Integrated Development

Environment) é uma aplicação que engloba um editor de texto capaz de identificar a sintaxe

de uma determinada linguagem de programação, um compilador que transforma o texto em linguagem de máquina (zeros e uns) e um debugger que é um software que auxilia o desenvolvedor a avaliar o programa que ele está escrevendo.

Além do hardware, a comunidade Arduino desenvolveu uma IDE para facilitar o desenvolvimento das aplicações usando uma versão própria de C/C++ e com um grande acervo de bibliotecas de funções para diversos sensores e aplicações específicas. Na Figura 3.15 pode ser visto um ambiente de desenvolvimento do software utilizado na programação do Arduino.

Figura 3.15. Ambiente de desenvolvimento de software para Arduino

Na Figura 3.16, pode ser observado um ambiente de desenvolvimento de aplicações para o Arduino. Especificamente neste caso, a aplicação em desenvolvimento é o controle de temperatura através do acionamento de um micro ventilador, utilizado neste trabalho para o controle da temperatura da câmara de secagem.

Existem diversas versões do Arduino para múltiplas aplicações. No caso proposto foi empregada a versão do Arduino UNO (arduino de uma única placa), que é uma das versões mais populares da plataforma e é dotada de um ATmega328 como processador.

Na placa existem 14 pinos de E/S digitais (6 destas capazes de funcionar como PWM (Pulse Width Modulation), 6 pinos de E/S analógicas, um oscilador de 16 MHz, conector USB (Universal Serial Bus - Porta universal), conector ICSP (In-Circuit Serial

Programming), conector de fonte externa e reguladores de tensão para 5 V e 3 V que

alimentam o processador e boa parte dos sensores que podem ser conectados às portas.

Ao contrário de outras plataformas, o Arduino pode ser programado diretamente pela interface USB. Em outros dispositivos é necessária a utilização de um programador conectado a interface JTAG (Joint Test Access Group). A Figura 3.17 apresenta a forma esquematizada de alguns blocos na placa. Em seguida são apresentadas características de cada um desses blocos e algumas de suas características individuais mais relevantes.

A Figura 3.18 mostra uma foto com a localização de alguns dos blocos na placa

Figura 3.18. Foto da placa do Arduinio UNO

a) Fonte de alimentação: Como o próprio nome sugere, essa parte da placa de prototipagem é responsável por receber tensões de alimentação entre 5 V e 12 V e através de dispositivos reguladores de tensão, prover as tensões de entrada para a alimentação dos dispositivos da placa.

b) CPU (Unidade Central de Processamento): Parte responsável pelo processamento das entradas e geração das saídas do circuito. É o controlador propriamente dito, possuindo as partes componentes de um computador. A especificação dos controladores varia de acordo com a versão da placa. No Arduino UNO, a CPU funciona a 16 MHz com 2 kB de memória RAM (Memória de Acesso Randômico) e 32 kB de memória flash (memória secundária).

c) Entradas e saídas: De acordo com o bloco apresentado, o Arduino UNO apresenta dezenove pinos de entrada e saída de dados. Todos podem ser configurados como entrada e saída de acordo com a vontade do desenvolvedor. Os pinos nomeados de A0 a A5 são pinos de entrada analógica/saída digital, ou seja, são pinos capazes de ler valores de tensão entre 0-5 V. Como uma saída digital é um valor entre 0 V e 5 V, essas entradas também podem ser usadas como entrada/saída digital.

Os pinos de 0 a 13 são pinos de E/S digitais que assim como os pinos analógicos podem ser configurados tanto para leitura como para escrita digitais. Vale lembrar que os

pinos 0 e 1 são usados para comunicação serial e que, caso esteja usando esse recurso, as portas não estarão disponíveis.

Para este trabalho, optou-se por um periférico de armazenamento dos dados tipo cartão de memória micro SD (Secure Digital). Esta tecnologia foi escolhida para permitir que a aquisição dos dados de secagem, principalmente a temperatura e a umidade relativa do ar fosse contínua e de forma autônoma.

Para os experimentos 2, 3, 4 e 5, a programação foi para leitura e amostragem dos dados a cada minuto, com os dados gravados em forma de média numa amostragem de 10 minutos. Esses intervalos de medição e registro podem ser modificados pelo programador atendendo a interesses específicos.

Na Figura 3.19 é apresentado o Arduino utilizado no experimento, conectado a sensores do tipo TH11, que mede a temperatura e a umidade relativa do ar de secagem, com os respectivos displays LCD (Liquid Crystal Display) alfanumérico, mostrando os valores medidos.

Figura 3.19. Sistema de aquisição de dados (Arduino), usado para medir umidade relativa e temperatura do ar de secagem.