• Nenhum resultado encontrado

Para o desenvolvimento de um sistema em nuvem no modelo de infraestrutura como serviço existem ferramentas que permitem o desenvolvimento e o gerenciamento de uma nuvem privada. Essas ferramentas também facilitam a manutenção, a administração e o gerenciamento de servidores em um ambiente. A seguir são descritas algumas ferramentas de gerenciamento de nuvens:

2.7.1 Eucalyptus

O Eucalyptus é uma plataforma disponível sob GPL feito para criação e gestão de nuvem privada, podendo até mesmo fazer parte de uma nuvem híbrida. Essa plataforma fornece ferramentas necessárias para implementar computação na nuvem em cluster ou em um conjunto de estações de trabalho. Eucalyptus foi projetado desde o início para ser fácil de instalar. Sua estrutura de software é altamente modular.

Eucalyptus é a única ferramenta que proporciona uma sobreposição de tráfego de rede isolando as redes virtuais de usuários diferentes, e ainda permite que dois ou mais clusters pareçam pertencer à mesma rede local. O Eucalyptus fornece suporte à utilização de dois tipos de hipervisor como: KVM, XEN e VMware (NURMI, ET AL., 2009).

Segundo Endo et al. (2010), o projeto Eucalyptus apresenta quatro características que o diferenciam de outras soluções de Computação em Nuvem:

 Foi projetado para ser simples, sem a necessidade de recursos dedicados;

 Foi destinado a incentivar extensões de terceiros através da estrutura e software modular, mecanismos de comunicação de linguagem agnóstica;

 Interface externa baseada na API Amazon (Amazon EC2); e

 Fornece uma rede virtual de sobreposição em que o tráfego de rede entre grupos isolados apresenta ser parte da mesma rede local.

15

2.7.2 OpenNebula

O OpenNebula é um conjunto de ferramentas de código aberto usado para construir nuvens privadas, públicas e híbridas. Foi desenvolvido para ser integrado com uma rede juntamente com soluções de armazenamento datacenters. A estrutura do OpenNebula é composta por três tecnologias básicas, que permitem a disponibilização de serviços em uma infraestrutura distribuída composta por virtualização, armazenamento e rede (NURMI, ET AL., 2009).

OpenNebula oferece uma plataforma de nuvem escalável e segura para a entrega rápida e com elasticidade de recursos virtuais. As aplicações podem ser desenvolvidas em multicamadas, usando dispositivos virtuais já pré-configurados chamados de catálogos. Os catálogos disponíveis permitem: (i) armazenamento de imagens que podem ser usadas nas máquinas virtuais criadas; (ii) criação de uma rede para poder interligar as máquinas virtuais; (iii) criação de um catálogo de templates que poderão ser usados posteriormente para instanciação de novas máquinas virtuais; e (iv) criação de um catálogo de operações que podem ser controladas e migradas durante o ciclo de vida da máquina virtual (OPENNEBULA.ORG, 2013).

2.7.3 OpenStack

O OpenStack é um software de código aberto, projetado para fornecimento e gerenciamento em grande escala de redes de máquinas virtuais, criando uma plataforma de Computação em Nuvem redundante e escalável. O software fornece ferramentas de controle e APIs necessárias para gerenciar uma nuvem, incluindo instâncias em execução, gerenciamento de redes e controle de acesso através de usuários e projetos.

O OpenStack, atualmente, possui três principais projetos de software: (i) OpenStack Compute (Nova), que através de uma interface on-line ou via outros aplicações usando API, controla os recursos de computação; (ii) OpenStack Object Storage (Swift) que cria um armazenamento confiável, usando o hardware padrão do datacenter; e (iii) OpenStack Image Service (Glance) que é responsável por gerenciar e catalogar grandes bibliotecas de imagem de servidores (OPENSTACK.ORG, 2013).

16

Segundo OpenStack.org (2013), o sistema: (i) age de acordo com as políticas definidas pela Apache 2.0; (ii) suporta diversos hipervisores; (iii) implementa REST API e formato de imagens padrão; e (iv) se compromete conduzir e adotar padrões abertos.

2.7.4 OpenQRM

O OpenQRM é uma plataforma de gestão para o gerenciamento heterogêneo de infraestrutura de datacenter. Essa plataforma permite o desenvolvimento de nuvens públicas, privadas ou híbridas. O OpenQRM controla uma multiplicidade de tecnologias de armazenamento, de rede, de virtualização, de monitoramento e de implementações de segurança, para implantar serviços multicamadas, como máquinas virtuais, em infraestruturas distribuídas. Essa ferramenta combina recursos de datacenter e recursos de Computação em Nuvem remota, de acordo com as políticas de alocação.

A arquitetura do OpenQRM é totalmente automatizada. As operações do datacenter são baseadas em aplicações de implementação e acompanhamento (GOERKE, ET AL., 2010).

Segundo OpenQRM (2013), as características do OpenQRM são:  Plataforma de Computação em Nuvem privada / híbrida;

 Gerenciamento dos sistemas de servidores físicos e virtualizados;

 Integração com todas as principais tecnologias de armazenamento aberto e comercial;  Suporte de gerenciamento de sistemas Windows, Linux, OpenSolaris ou BSD;

 Suporta hypervisores: KVM, XEN, Citrix XenServer, VMware ESX (i), LXC, OpenVZ e VirtualBox;

 Suporta migração em P2V, P2P, V2P, V2V e alta disponibilidade;

 Integração com ferramentas de gestão de código aberto - como fantoche, nagios / Icinga ou collected;

 Mais de 50 plugins de recursos e integração com sua infraestrutura;  Portal de autoatendimento para usuários finais.

2.7.5 ConVirt

O ConVirt Open Source é o principal produto de código aberto para gerenciamento de Xen e KVM, o que permite padronizar e gerenciar um ambiente virtualizado de forma centralizada. Com o ConVirt, o usuário pode criar e provisionar imagens, diagnosticar

17

problemas de desempenho e balanceamento de carga em todo o datacenter. Essas funcionalidades são acessadas via interface baseada na Web altamente interativa e com característica definida em todas as plataformas de virtualização de código aberto (CONVIRT, 2013).

O ConVirt Enterprise Cloud fornece virtualização juntamente com serviços em nuvem, transformando-se em uma infraestrutura em nuvens privadas e datacenters virtuais. Funcionalidades como: gerenciamento unificado e pools de servidores virtuais podem ser gerenciados a partir de um único console de gerenciamento. O ConVirt Enterprise Cloud também oferece capacidade de auto provisionamento, permitindo que os clientes gerenciem suas próprias nuvens privadas de forma independente.

Documentos relacionados