• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICA DE EXTENSÃO

No documento 2. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (páginas 33-38)

FURB ACADÊMICA: GRADUAÇÃO

3.1.5 POLÍTICA DE EXTENSÃO

A Política de Extensão da FURB regulamenta o processo de interação entre Universidade e Sociedade, indissociado do ensino e da pesquisa, visando ao desenvolvimento sustentável (social, econômico e ambiental), por meio do intercâmbio científico, cultural e tecnológico, com uma perspectiva crítica e transformadora (art. 1º da Resolução nº 24/2004).

A Política de Extensão é regida pelos seguintes princípios: I. gestão democrático-participativa;

II. desenvolvimento do ser humano na sua integralidade e diversidade, respeitado o meio ambiente;

III. valoração dos direitos fundamentais e dos direitos humanos; IV. produção e/ou socialização do conhecimento;

V. ética e justiça na relação universidade-sociedade-ambiente, considerando os interesses de humanos e não humanos;

VI. interdisciplinaridade nas ações de extensão universitária; VII. indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; VIII. regionalidade nas ações;

IX. caráter público na condução das ações da extensão.

A Política de Extensão tem os seguintes objetivos:

I. promover a interação transformadora entre a Universidade, a sociedade e o ambiente;

II. contribuir para o desenvolvimento sustentável;

III. incentivar a expressão da diversidade cultural, artística, científica, tecnológica, desportiva e filosófica;

IV. estimular e promover o respeito multicultural; V. contribuir na dinamização da formação acadêmica;

VI. consolidar as ações de extensão, a partir da perspectiva da ética.

A FURB, como universidade, tem o compromisso legal e social de estender seus diálogos, reflexões e conhecimentos para além de suas estruturas físicas. O reconhecimento da relevância das atividades de extensão na FURB remonta a sua própria história e origem como instituição comunitária. Sua política de extensão está

baseada no conceito de extensão universitária definido pela Política Nacional de Extensão, compreendido como “[...] processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade”.

A trajetória da extensão na FURB está relacionada a um processo evoluído de um vínculo não formal com a sociedade para uma relação de maior compromisso com o atendimento e demandas sociais, levando, inclusive, à criação de estrutura específica em 1977: a Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PROERC). Posteriormente, esta Pró-Reitoria foi condensada com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP), passando a se chamar Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura (PROPEX). Desde 21 de maio de 2004, a IES conta com a Resolução 24/2004 que estabelece, em âmbito interno, a Política de Extensão.

A FURB reconhece a extensão universitária como o principal eixo para articulação e transformação da sociedade e da educação brasileira e é por intermédio dela que a FURB visa a contribuir significativamente no seu entorno, tanto na construção como na socialização do conhecimento, para intervenção na sociedade. Esse compromisso da FURB implica na adoção de procedimentos os quais visem à participação direta ou indireta, contribuindo para a criação e inserção de políticas de promoção e garantia de valores democráticos, não restritivamente como detentora dos saberes e das técnicas, mas como difusora da reflexão/ação, objetivando o desenvolvimento social justo, interligando o ensino e a pesquisa com as demandas da sociedade.

A FURB, em sua Política de Extensão, assume três diretrizes fundamentais perfilhadas e em consonância com o Plano de Extensão Universitária, definidas na Política Nacional de Extensão:

• Interação dialógica entre Universidade e Sociedade; • Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; • Interdisciplinaridade.

A extensão universitária na FURB é um processo dinâmico, educativo, cultural e científico e se desenvolve por meio de programas, projetos, cursos, eventos, prestação de serviços, publicações e outras ações e atividades acadêmicas que discutem alternativas e meios de produção, inovação e transferência de conhecimentos, com

vistas à ampliação do acesso ao saber e ao desenvolvimento tecnológico e social do país.

A Resolução nº 24/2004, que instituiu e regulamenta a política de extensão na FURB, definiu as seguintes áreas temáticas para a proposição de programas e projetos dentro das áreas de abrangência da Universidade: comunicação, cultura, direitos humanos, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e trabalho.

3.1.5.1Desenvolvimento da Extensão

As propostas de desenvolvimento para a área de extensão no período de vigência deste PDI estão evidenciadas a seguir e tomam por base os pontos fortes e as fragilidades identificadas no Relatório de Autoavaliação Institucional da CPA 2009-2011, e as rupturas identificadas no Planejamento da Reitoria.

Destaca-se a intenção institucional de fortalecer os laços com a comunidade da região e com a execução das políticas públicas. Dessa forma, a Universidade, por meio de seus programas e projetos de extensão, pode alterar indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), vigentes até 2015, e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), vigentes a partir de 2016.

VIII - Consolidar a efetividade das ações de extensão da FURB como forma de fortalecer os laços com a comunidade da região e as políticas públicas existentes e/ou a implementação de políticas novas.

Metas Estratégias de ação Indicador Responsável pela ação Prazo Recursos Início Fim

30) Melhorar a abrangência e efetividade das ações de extensão

1) Capacitar e estimular coordenadores dos programas/projetos de extensão a captarem recursos externos Recursos externos captados Divisão de Apoio à Extensão (DAEX) PROPEX 2104 2015 2) Estimular o envolvimento de servidores

técnico-administrativos nos projetos de extensão, por meio de critérios previstos nos editais

Número de servidores envolvidos em projetos

de extensão

DAEX/PROPEX 2014 2015

3) Estimular a pesquisa integrada com a extensão como critério para qualificação dos projetos apresentados nos editais e nos relatórios de avaliação

Número de projetos com evidente integração entre pesquisa e extensão.

Divisão de Apoio à Pesquisa (DAP) /DAEX/

/PROPEX

2014 2015

4) Realizar pagamento por serviços extraordinários (quando for o caso), para programas/projetos de extensão que geram receitas (ex. prestação de serviços)

Resolução CONSUNI Instituto FURB/

PROPEX/DAEX 2014 2015 5) Ampliar a oferta de cursos de extensão via

Escola de Educação Continuada da FURB

(EDECON) de 500 estudantes em 2009 para 3.000 estudantes em 2014

Número de cursos de

extensão ofertados Instituto FURB/ CCM 2014 2015 31) Ampliar a divulgação das

ações de extensão da FURB 1) Divulgar as ações de extensão.

Número de ações de

extensão divulgadas DAEX/PROPEX e CCM 2014 2015 32) Ampliar a prestação de serviço

por meio dos laboratórios específicos

1) Fortalecer as ações de prestação de serviços via Instituto FURB

Quantidade de serviços prestados e/ou recursos

captados (R$) via prestação de serviços. Instituto FURB 2014 2015 33) Qualificar e ampliar as funcionalidades do Sistema Integrado de Pesquisa e

Extensão (SIPEX) para a

extensão

1) Aprimorar o processo de submissão de projetos SIPEX qualificado DAEX/PROPEX e Divisão de Tecnologia da Informação (DTI) 2014 2015

2) Implantar formulários para a elaboração de relatórios online

DAEX/PROPEX e Divisão de Tecnologia da

Informação (DTI)

3) Definir relatórios de acompanhamento gerencial

34) Inserir a extensão nos PPCs

1) Pautar a extensão nos projetos

pedagógicos dos cursos Extensão pautada nos PPCs

PROPEX e PROEN 2014 2014 2) Acompanhar a definição/revisão dos PPCs PROPEX e PROEN 2014 2014

No documento 2. PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL (páginas 33-38)

Documentos relacionados