• Nenhum resultado encontrado

Política e prática de remuneração do conselho de administração, da diretoria estatutária e não estatutária, do conselho fiscal, dos comitês estatutários e dos comitês de auditoria, de risco,

No documento B2W Companhia Digital (páginas 31-33)

financeiro e de remuneração, quanto aos seguintes aspectos:

a. objetivos da política ou prática de remuneração:

O objetivo precípuo da política de remuneração da Companhia é a aplicação de um sistema de remuneração da administração que promova uma cultura de superação de resultados através da contratação e retenção das melhores pessoas, alinhadas com os interesses dos acionistas.

b. composição da remuneração, indicando:

(i) descrição dos elementos da remuneração e os objetivos de cada um deles

Conselho de Administração

A remuneração dos membros do Conselho de Administração é dividida em remuneração fixa, a qual é alinhada com a média do mercado, e incentivos variáveis de longo prazo, no âmbito do plano de opção de compra de ações, descrito no item 13.4 abaixo.

Diretoria

Os membros da Diretoria Estatutária e Diretoria Não Estatutária fazem jus à remuneração fixa e variável, sendo o componente fixo alinhado com a média do mercado, enquanto o foco principal é na remuneração variável. Além disso, os membros da Diretoria recebem incentivos de longo prazo, no âmbito do plano de opção de compra de ações, descrito no item 13.4 abaixo.

Conselho Fiscal

Os membros do Conselho Fiscal recebem remuneração fixa, a qual é equivalente a, pelo menos, o mínimo legal, não podendo ser inferior, para cada membro em exercício, a dez por cento da que, em média, for atribuída a cada diretor, não computada a remuneração variável. Adicionalmente, os membros do Conselho Fiscal são obrigatoriamente reembolsados pelas despesas de locomoção e estadia necessárias ao desempenho de sua função.

Comitês

Os membros do Comitê de Auditoria e de Nomeação são todos administradores que não recebem remuneração específica por tal função. O Comitê de Auditoria é composto por 3 membros do Conselho de Administração, exclusivamente nomeados entre os Conselheiros Independentes. O Comitê de Nomeação é composto por 4 membros, dos quais 2 são Conselheiros Independentes.

(ii) qual a proporção de cada elemento na remuneração total

Para os membros do Conselho de Administração, em 2015, a remuneração fixa correspondeu a 100% da remuneração total.

No caso da Diretoria Estatutária, em 2015, a remuneração fixa correspondeu a 39% e incentivos variáveis a 61% da remuneração total, aí incluído o valor de incentivo correspondentes ao benefício advindo das opções de compra de ações outorgadas. Estes percentuais podem variar em função de mudanças nos resultados obtidos pela Companhia e pelo administrador no período, dado o componente de compartilhamento de riscos existentes na remuneração variável.

Para os membros do Conselho Fiscal, a remuneração fixa corresponde a 100% da remuneração total. (iii) metodologia de cálculo e de reajuste de cada um dos elementos da remuneração

O valor de remuneração fixa paga ao Conselho de Administração, Diretoria Estatutária e não Estatutária e Conselho Fiscal é comparado periodicamente com o padrão de mercado por meio de pesquisas realizadas por consultorias externas especializadas, de forma que se possa aferir a sua competitividade e eventualmente avaliar a necessidade de se realizar reajustes na remuneração. O valor da remuneração variável não sofre reajustes, pois é alinhado ao atendimento de metas, conforme a política de remuneração da Companhia.

32 (iv) razões que justificam a composição da remuneração

Para o Conselho de Administração e para o Conselho Fiscal, busca-se assegurar remuneração compatível com o mercado, garantindo-se adequada retribuição destes para o exercício de suas funções, buscando também o alinhamento de interesses no longo prazo, devido ao papel estratégico do Conselho de Administração – o que se busca realizar por meio das outorgas de opções de compra de ações.

O modelo de composição da remuneração dos Diretores Estatutários e não estatutários é baseado na política de meritocracia e de retenção dos melhores profissionais do mercado, e se decompõe da seguinte forma:

Remuneração Fixa:

A Remuneração Fixa está em linha com a praticada pelo mercado, sendo frequentemente avaliada perante pesquisas realizadas por consultorias externas especializadas.

Remuneração Variável:

A Remuneração variável é estabelecida a partir de um sistema de gestão de metas que possui como critérios: (i) atingimento das metas da Companhia como um todo; (ii) atingimento das metas relacionadas aos Administradores individualmente considerados; e (iii) atingimento mínimo: caso a Companhia ou o Administrador não atinjam os critérios mínimos estabelecidos não haverá qualquer pagamento de remuneração variável.

Incentivos de Longo Prazo:

Através da possibilidade de outorga de opções de ações, estimula-se o alinhamento dos interesses de acionistas e administradores no longo prazo, considerando que as ações terão restrição de venda por período determinado de tempo, ou ainda que as opções não poderão ser exercidas durante prazo de carência determinado.

(v ) a existência de membros não remunerados pela Companhia e a razão para esse fato Sim, tais membros recebem por função semelhante exercida em outra empresa do grupo.

c. principais indicadores de desempenho que são levados em consideração na determinação de cada elemento da remuneração:

Os indicadores levados em consideração na determinação da remuneração fazem parte de um sistema de gestão de metas, que leva em consideração não somente indicadores estratégicos da Companhia (EBITDA, Satisfação do Cliente, Volume de Vendas, Despesas, entre outros), bem como indicadores específicos dos Administradores individualmente considerados.

d. como a remuneração é estruturada para refletir a evolução dos indicadores de desempenho:

Através do sistema de gestão de metas, são avaliados os principais indicadores de desempenho da Companhia e dos Administradores. Este sistema de avaliação serve então como base para a determinação da remuneração variável. Caso a Companhia ou o Administrador não atinjam os critérios mínimos estabelecidos não haverá qualquer pagamento de remuneração variável.

e. como a política ou prática de remuneração se alinha aos interesses de curto, médio e longo prazo da Companhia:

A política de remuneração reflete um alinhamento aos interesses da Companhia, da seguinte maneira: Alinhamento de curto e médio prazo:

No curto e médio prazo são os próprios resultados da Companhia e dos Administradores que definirão o montante a ser distribuído como remuneração variável.

Alinhamento de longo prazo:

As opções outorgadas no âmbito do Plano de Opção de Compra de Ações representarão uma forma de compartilhamento de risco, exigindo um comprometimento e alinhamento de longo prazo com a Companhia.

f. existência de remuneração suportada por subsidiárias, controladas ou controladores diretos ou indiretos:

Não há remuneração suportada por subsidiárias, controladas ou controladores diretos ou indiretos

g. existência de qualquer remuneração ou benefício vinculado à ocorrência de determinado evento societário, tal como a alienação do controle societário da Companhia:

33

A Companhia não possui qualquer remuneração ou benefício vinculado à ocorrência de determinado evento societário.

13.2 Em relação à remuneração reconhecida no resultado dos 3 últimos exercícios sociais e à prevista para o

No documento B2W Companhia Digital (páginas 31-33)