• Nenhum resultado encontrado

Políticas Institucionais no Âmbito do Curso

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 36-39)

No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI estão implantadas, no âmbito do curso. Considerando a sua realidade e coerente com sua finalidade, a UEMG - Unidade Frutal tem como diretrizes gerais:

I. assegurar condições necessárias para qualificação e educação continuada de todos os educadores (acadêmicos e administrativos);

II. assumir, em suas atividades, um caráter regional, intensificando a relação com a sociedade para diagnosticar a realidade social, e, ao mesmo tempo, propor alternativas de soluções através de projetos e/ou programas;

III. propiciar condições para o desenvolvimento do programa de ava;liação institucional que garanta a eficiência da gestão de ensino-aprendizagem;

IV. desencadear processos de liderança na busca constante de parcerias e colaborações tendo em vista o desenvolvimento regional integrado;

V. propiciar a integração entre órgãos, setores e atividades afins, através de atividades socioeconômicas, culturais, ambientais e esportivas que envolvam toda a comunidade acadêmica;

VI. assegurar uma estrutura organizacional e administrativa funcional onde as propostas decisórias e encaminhamentos tenham caráter democrático/participativo;

VII. manter os cursos em constante processo de avaliação e autoavaliação, redefinição e reconstrução na busca da excelência do padrão de qualidade;

VIII. zelar pela manutenção e expansão de suas instalações físicas e equipamentos necessários ao bom desempenho de ensino-aprendizagem;

IX. estimular a prática democrática através da formação de indivíduos críticos com capacidade de analisar, refletir, planejar, contextualizar, desenvolver e avaliar com base em conhecimentos científicos/tecnológicos e práticos que lhes permitam atuar na realidade;

X. articular-se com a realidade regional através do processo de participação no seu desenvolvimento econômico, político, social, cultural e educacional;

XI. estimular a articulação e integração das atividades dos cursos;

XII. efetivar a avaliação nos diferentes segmentos, de forma aberta, participativa, promovendo a melhoria de suas atividades.

A UEMG - Unidade Frutal tem como missão o aperfeiçoamento do espírito científico e do pensamento reflexivo; a formação em diferentes áreas do conhecimento de profissionais para a inserção em demandas de mercado, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Visa também à divulgação de conhecimentos culturais científicos e técnicos através do Ensino e Extensão, prestando serviços especializados à comunidade e estabelecendo com a mesma uma relação de reciprocidade e participação no desenvolvimento socioeconômico em nível local e regional.

Partindo destes princípios, o curso de Administração busca a formação de um profissional com um perfil, ao mesmo tempo, humanista, mercadológico, científico e cultural, preocupado com as demandas do mercado e as necessidades contemporâneas da sociedade. Para apresentar um bom desempenho no mercado de trabalho, o profissional de Administração necessita conhecer a realidade na qual vai interferir. Nesse sentido, o curso de Administração da UEMG - Unidade Frutal propõe-se a aprofundar o conhecimento sistemático dos processos administrativos, em relação ao seu processo histórico de formação, à sua organização interna, à sua forma de estruturação, às articulações que estabelecem com as demais instituições da sociedade e, ainda, às influências que exercem nos comportamentos individuais e coletivos. Dessa forma, espera-se que o profissional de Administração seja capaz não só de produzir, mas também de pensar e questionar os processos administrativos.

Enfim, um profissional capaz de compreender a importância da pesquisa, do estudo processual, da reflexão crítica para sua formação profissional e pessoal.

Tal preocupação nos leva a elaborar uma proposta pedagógica a partir da qual as disciplinas passarão a compor áreas de conhecimento que deverão dar ao aluno a possibilidade de se envolver em práticas de extensão que darão o suporte para o ensino.

Ensino este que extrapola a sala de aula, pois compreendemos que o aprendizado se dá de diversas formas e não apenas no espaço restrito da sala de aula. A adoção dessa proposta pedagógica exigirá o desenvolvimento no aluno espírito investigativo, crítico, ético e proativo.

Diante disso, não esquecendo as profundas transformações que vêm ocorrendo neste início de século em campos múltiplos da vida humana e especialmente na Administração, o curso de Administração da UEMG - Unidade Frutal procura levar ao conhecimento de seus alunos questões contemporâneas como globalização, política, arte, cultura, tecnologia e o compromisso com a ética social e profissional, entre outros temas. Neste sentido trabalharão conjuntamente tanto as matérias de cunho mais teórico e reflexivo quanto as relacionadas especificamente a um conteúdo mais técnico e prático, direcionadas para o planejamento e execução de projetos.

Parece-nos importante preparar o aluno não só para o mercado de trabalho profissional ,visto que o mercado regional oferece muitas outras oportunidades para profissionais de Administração, tais como:

• Empresas Públicas e Privadas; • Educação;

• Serviços e Comércio.

Além dessas oportunidades, a cidade de Frutal requer um Administrador apto para atuar também a grupos sociais, culturais e ao terceiro setor. Neste sentido, procuraremos incentivar sempre a prática de projetos sociais e comunitários, sempre com o intuito de atingir uma diversificação plena da atuação do administrador que tem como matéria-prima do seu trabalho, além das práticas administrativas, a cultura, a política, a economia, enfim, a sociedade contemporânea.

5 A ORGANIZAÇÃO DO CURSO

A estrutura geral do curso de Administração da UEMG Frutal foi elaborada considerando que os administradores formados deverão atuar com capacidade de resolver problemas operacionais, possuindo formação humanística e conhecimento geral, bem como conhecimentos específicos nas áreas de administração, gerência de negócios facilitando desta forma o diálogo entre os profissionais dirigentes e administradores das organizações.

Tomou-se por base das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Administração, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2005).

O regime proposto é semestral, com matrícula feita na forma regimental. O tempo de integralização é de no mínimo 04 (quatro) anos, distribuídos em 08 (oito) períodos e no máximo 6 (seis) anos.O calendário escolar semestral está previsto para 18 (dezoito) semanas, devendo ser cumpridos em 100 (cem) dias letivos, nos quais não se inclui o tempo reservado a exames finais, em conformidade com a legislação vigente.

O curso de Bacharelado em Administração se organiza com um total de 3.015 (três mil e quinze) horas (RELÓGIO), distribuídas em Aulas Teóricas/Práticas 2.400 (duas mil e quatrocentas) horas, Atividades Complementares (AC) 180 (cento e oitenta) horas, Trabalho de Conclusão de Curso 120 (cento e vinte) horas e 315 (trezentas e quinze) horas de Estágio Supervisionado. (ES)

São oferecidas 50 (cinquenta) vagas iniciais, em 02 (duas) turmas, divididas em 02 (dois) períodos: matutino e noturno, de acordo com a opção do candidato, formalizada na inscrição ao Processo Seletivo.

No documento PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (páginas 36-39)

Documentos relacionados