• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

1.6 Norfloxacino

4.3.1 População do Estudo Seleção dos Sujeitos da Pesquisa

Após um esclarecimento inicial sobre as condições nas quais são desenvolvidas as pesquisas clínicas na Unidade de Farmacologia Clínica (UNIFAC), os voluntários participaram de um processo de seleção. Nesta etapa foi realizada consulta médica para obtenção do histórico médico e exame físico de cada voluntário (incluindo registro de ECG, pressão sangüínea sistólica e diastólica, freqüência cardíaca e medida de temperatura corpórea) e coleta de material para análises clínicas laboratoriais (incluindo HIV e teste de hepatites B e C). Após os resultados dos exames, o voluntário foi informado quanto a sua aptidão física para participação no estudo.

A seleção de voluntários foi realizada na Unidade de Farmacologia Clínica. Um mínimo de 36 voluntários sadios foi selecionado diretamente da população da região, com o objetivo de obtermos um mínimo de 32 voluntários participantes.

Por ocasião da obtenção do histórico clínico, os voluntários foram também informados sobre as restrições de uso de medicamentos e demais quesitos constantes neste Protocolo. Os voluntários também foram avaliados quanto às condições emocionais, para participação no estudo. Após terem sido prestadas informações adicionais relativas ao estudo e esclarecidas todas as dúvidas restantes, caso concordassem, os voluntários assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (em Anexo) para participação no Estudo.

Os voluntários foram aceitos no estudo somente quando considerados saudáveis, a juízo de profissionais legalmente habilitados, com base na história médica, exame físico e os exames laboratoriais que antecederam a admissão no estudo.

A avaliação clínica dos voluntários consistiu na obtenção da história clínica e da realização de exame físico antes da admissão no estudo para efeito de caracterização de higidez do voluntário. Esta avaliação foi documentada no Formulário de Relato de Caso (CRF), apresentando a revisão dos seguintes itens (Quadro 02):

Quadro 02: Itens da História Clínica e Exame físico explicitamente referenciados no

Formulário de Relato de Caso - CRF.

CATEGORIA EXAMES

HISTÓRIA MÉDICA

Alergias; Alergia a fármacos; olhos-ouvidos-nariz-garganta; sistemas: respiratório, cardiovascular, gastrintestinal, geniturinário, nervoso central, hematopoiético-linfático, endócrino-metabólico, dermatológico, músculo-esquelético; estabilidade emocional; abuso de álcool ou drogas; história cirúrgica e história familiar.

EXAME FÍSICO Aparência; Pele/Mucosas; segmento cefálico; segmento torácico; abdômen; gânglios linfáticos; condição neurológica; extremidades e músculo-esquelético.

DADOS

ANTROPOMÉTRICOS

Pressão arterial (medida 5 minutos após descanso, na posição sentada), pulso, altura, peso (roupas leves), índice de massa corpórea, temperatura em °C.

A pressão arterial foi considerada como normal dentro dos seguintes limites: 90-139 mmHg para a sistólica e 50-89 mmHg para a diastólica. O pulso dentro de 50-100 b.p.m foi considerado normal. O eventual registro durante a internação de valores pressóricos fora dos limites acima citados não se constituiu a priori desvio da normalidade, já que a oscilação de valores pressóricos ocorre normalmente em indivíduos saudáveis durante o decorrer do dia. Durante a internação, só foram consideradas anormais para efeitos de avaliação como Evento Adverso, medidas sucessivas de pressão arterial fora da faixa em questão.

O Índice de Massa Corpórea foi considerado normal quando maior ou igual a 19 e menor ou igual a 27 (os limites do Índice de Massa Corpórea são

definidos no Report of the Dietary Guidelines Advisory Committee on the Dietary

Guidelines for Americans, 2000, U.S. Department of Agriculture U.S. Department of Health and Human Services, Fifth Edition, 2000 pp 6-8, tendo sido considerada uma

tolerância de 8% quanto ao limite superior).

Foi anotado pelo Médico, na ficha clínica de cada voluntário, qualquer anormalidade de história clínica e exame físico considerada não clinicamente significativo (“n.c.s.”), conforme julgado pelo próprio Pesquisador.

Os exames laboratoriais foram realizados até 90 dias antes da data da primeira internação do voluntário. Após a aprovação para a participação no estudo, o voluntário iniciou a etapa clínica num prazo máximo de 30 dias, contados entre a data de aprovação e a primeira internação, respeitando-se ainda o prazo de validade de exames estipulado acima. Expirado este prazo o voluntário deveria ser reaprovado com base nos mesmos critérios mencionados acima.

Voluntários do sexo feminino participaram da etapa clínica caso não estivessem grávidas, o que foi comprovado por um exame de ß-HCG realizado até 72 horas antes do primeiro internamento. O eletrocardiograma, exames hematológicos, bioquímicos e de urina, história médica e exame físico também foram utilizados para a avaliação de segurança.

A avaliação da função cardíaca foi feita através da realização de um eletrocardiograma (ECG). O médico responsável por interpretar o ECG informou se os achados específicos foram julgados como normais, anormal não clinicamente significativos (“n.c.s.”) ou anormais. O mesmo médico informou se o voluntário foi considerado como apto para participar do estudo. O relatório do ECG é mantido como parte da documentação do estudo.

Os resultados dos exames de laboratório foram considerados “normais" quando dentro da faixa de normalidade declarada pelo laboratório ou, no caso de resultados numéricos, valores até 10% fora desta faixa de normalidade. No quadro 03 podemos observar quais foram os exames laboratoriais solicitados durante o processo de seleção dos voluntários.

Quadro 03: Exames Laboratoriais Vinculados ao Processo de Seleção dos Voluntários

CATEGORIA EXAMES

ANÁLISE

HEMATOLÓGICA

Hemoglobina, hematócrito, contagem total e diferencial de leucócitos, contagem de glóbulos vermelhos, contagem de plaquetas.

ANÁLISE BIOQUÍMICA

Uréia, creatinina, bilirrubina total, proteínas totais, albumina, glicose em jejum, fosfatase alcalina, SGOT, SGTP, colesterol total e triglicérides.

URINA Sumário de Urina

SOROLOGIA Análise Sorológica para: hepatite B, hepatite C, HIV (1+2) e

ß-HCG para mulheres.

Documentos relacionados