• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO DOS DADOS E ANÁLISE DOS RESULTADOS

4.1 ANÁLISE INDIVIDUAL POR EMPRESA

4.1.4 Porto Seguro S.A

Segundo a Porto Seguro S.A. (2016), a companhia iniciou as atividades em 1945, quando começou a vender seguros na cidade de São Paulo, atualmente a empresa é a 4º maior companhia seguradora do Brasil e líder no segmento de automóvel e residência e conta com aproximadamente 10 milhões de clientes nas diversas linhas de negócios.

Para atendimento dos objetivos desta pesquisa e a verificação do cumprimento das determinações do CPC 25, no que tange as provisões, foi elaborado um Quadro de Verificação 10 que analisa as informações divulgadas pela companhia em suas Demonstrações Financeiras.

Quadro 10 - Verificação das provisões Porto Seguro S.A. Porto Seguro S.A.

Verificação das Provisões Respostas

Perguntas: SIM NÃO

1 As provisões apresentam valor contábil no início e final do período? X 2 Existem Provisões Adicionais ou Baixas no período? X 3 Existe reversão de valores não utilizados em 2015? X 4 As provisões são destacadas através de sua natureza?(Trabalhista, Cível, etc.). X 5 Existem estimativas do Efeito Financeiro da Provisão? X 6 Existe informação/mensuração de ajustes a valor presente? X 7 As informações de reembolsos são divulgadas? X 8 São divulgadas informações referentes as incertezas da liquidação, valor e prazo da provisão? X Fonte: Elaborado pelo autor com base no CPC 25 (2009).

.

Com intuito de atender aos padrões internacionais de contabilidade, especificamente o item 84(a) do CPC 25, a companhia Porto Seguro apresentou as provisões em suas demonstrações com a variação dos saldos entre o início e o fim de 2015. A Figura 6 ilustra uma das notas explicativas da companhia.

Figura 6 - NE Porto Seguro S.A.

Na questão 2, a entidade acolheu o pronunciamento técnico, cumprindo os itens 84(b, c), do CPC 25. Isto quer dizer, houve divulgação das provisões adicionais feitas no período e ocorreu aumento em partes das provisões já existentes, e, valores incorridos durante o exercício foram baixados contra a provisão durante o período.

Na sequência, a Porto Seguro S.A atendeu a questão 3, no ano de 2015 foram realizadas reversões nas naturezas Fiscais, Trabalhistas e Cíveis. Essas medidas visam assegurar que a informação contábil reproduzida seja íntegra e tempestiva. A natureza das provisões também é destacada pela companhia, como observado na Figura7.

Figura 7- BP Porto Seguro S.A. Fonte: BP Consolidado Porto Seguro S.A (2015).

Referente ao Efeito Financeiro das Provisões, a Porto Seguro S.A apresenta os resultados pautados no item 38 (CPC 25 – IAS37), isto é, são determinados pelo julgamento da administração da empresa, fundamentado em acontecimentos anteriores, estimativa de advogados ou parecer peritos independentes.

Em com item 60 do CPC 25, a Porto Seguro S.A. realizou descontos a valor presente, reduzindo assim o valor contábil das provisões. Esta exigência do pronunciamento técnico visa aproximar a informação divulgada pela empresa com a sua realidade econômica e financeira, de modo a refletir a passagem do tempo.

Em resposta a questão 7, a entidade em análise não divulgou informações referentes aos possíveis reembolsos que possam ser realizados por terceiros. Por fim, a discricionariedade das provisões é mensurada com base em eventos anteriores, parecer dos advogados e peritos independentes. Informações das

liquidações como estimativas de prazo e valor também são destacadas pela companhia.

Em seguida é exposto o Quadro 11 referente aos Passivos Contingentes com escopo de analisar as informações das Demonstrações Contábeis de 2015 e examinar a aderência ao IAS 37, que no Brasil é tratado através do CPC 25.

Quadro 11 - Passivos contingentes Porto Seguro S.A.

Porto Seguro S.A. Verificação dos Passivos Contingentes

Respostas

Perguntas: SIM NÃO

1 Os passivos contingentes são divulgados pela companhia? X 2 Os passivos contingentes são destacados através de sua natureza?

(Trabalhista, fiscal, etc.). X

3 São fornecidas informações acerca das incertezas dos passivos contingentes? X 4 Existe mensuração dos possíveis desembolsos com os passivos contingentes? X 5 Existem informações sobre a estimativa de reembolso dos passivos

contingentes? X

Fonte: Elaborado pelo autor com base no CPC 25 (2009).

Em conformidade com o pronunciamento contábil, os passivos contingentes da companhia em estudo são divulgados nas notas explicativas e são separados por classes. A Figura 8 ilustra um fragmento de nota explicativa divulgada pela companhia.

Figura 8 - NE 19 Porto Seguro S.A.

Fonte: Nota Explicativa n° 19 – Porto Seguro S.A. – Ref. Ano calendário 2015.

Como é verificado na Figura 8, existe o registro de um passivo contingente, a sua natureza apresentada é trabalhista e a informação divulgada é suficiente para atender a pergunta 2 e traz informações sobre a probabilidade e a mudança das estimativas entre os períodos.

A fim de registrar a verdadeira situação da empresa em determinado momento, são fornecidas estimativas da administração da Porto Seguro S.A no que tange as incertezas na realização dos passivos contingentes. Parecer de advogados, auditores e a experiência em anos anteriores norteiam nas divulgações. Consonante ao alcance 86(a) do CPC 25 existe mensuração dos passivos contingentes da companhia. A Figura 8 ilustra a quantificação prevista do passivo contingente. Idêntico as provisões realizadas pela Porto Seguro S.A, não há menção aos possíveis reembolsos que possam ocorrer nos próximos exercícios.

Na Tabela 4 foi realizada a classificação por natureza das Provisões e Passivos Contingentes.

Tabela 4 - Natureza dos Passivos Contingentes e Provisões Porto Seguro S.A. (em milhares de reais) Natureza do Passivo

Contingente / Provisão

Passivo Contingente (NE) Provisões (BP)

Valor % Valor % Ambiental - - - - Cíveis 56.655,00 17,52% 25.611,00 35,26% Fiscais 256.377,00 79,31% 38.229,00 52,62% Garantias - - - - Reestruturação - - - - Trabalhistas 10.248,00 3,17% 8.807,00 12,12% Outros - - - - TOTAL 323.280,00 100% 72.647,00 100%

Fonte: Elaborado pelo autor com base nos dados da pesquisa (2016).

Acerca da natureza de provisões e passivos contingentes a que apresenta percentual maior é a fiscal, na sequência cível e trabalhista. Outro ponto de destaque é a mensuração dos passivos contingentes divulgados pela empresa, 4,5 vezes maior que as provisões, acredita-se que para estes eventos não existe estimativa confiável para mensuração ou a probabilidade desses eventos sejam geralmente possíveis e em situações menos frequentes prováveis.

Documentos relacionados