• Nenhum resultado encontrado

POTÊNCIA STAND BY (W) Philips Trendset 20 1988 65 Broksonic 14 1992 72 Philco 14 1999 57 Philco 20 1999 66 Panasonic 29 1999 155 Philco estéreo 20 2000 70 Philco 29 2000 130 Philco 33 2000 135 Philips 14 2000 46 Philips 20 2000 58 Philips 21 2000 61 Philips 29 2000 90 Panasonic 20 2000 62 Panasonic 29 2000 99 Toshiba 14 2000 58 Toshiba 20 2000 67 Toshiba 21 2000 75 Toshiba 29 2000 100 Toshiba 34 2000 130 LG 29 2000 120 10

A seguir, na tabela 9, mostra-se os valores médios de potência elétrica em Watt extraída do folder PROCEL/CELESC “Isto é da sua conta” (1999).

Tabela 9 - Potência elétrica média de televisores.

TV POTÊNCIA MEDIA (W) TV cores 20 polegadas TV cores 14 polegadas TV preto e branco 90 60 40 Fonte: Folder PROCEL/ CELESC - Isto é da sua conta (1999).

2.5.7- Ferro elétrico de passar roupa residencial

Passar a roupa de vestir e de uso no ambiente residencial, além de um recurso estético que visa a boa apresentação pessoal, é também um recurso de higiene. O Ferro elétrico de passar roupa residencial esta colocado em quinto lugar no ranking dos equipamentos que mais consomem energia em uma casa, de acordo com os valores apresentados no item 2.5.1 e responde por aproximadamente 5 a 6% do consumo de energia em uma residência.

Os primeiros ferros elétricos eram aquecidos por um arco elétrico produzido por duas hastes de carvão. Em 1882 surge um ferro elétrico mais seguro, ele usava um elemento aquecido, semelhante ao das chapas de cozinha, de acordo com SIGNORINI, Adriana. Resposta SAC Arno - estudante. Disponível em: <asmendoça@arno.com.br> em: 31 outubro 2000, o qual mandou figura ilustrativa, conforme Anexo 9 deste trabalho. Os primeiro ferros elétricos no mercado nacional eram ligados diretamente a rede elétrica. Posteriormente foram desenvolvidos os ferros com regulagem de temperatura, estes por sua vez, fazem o ajuste de temperatura através de um relê térmico. A presença do relê além de ajudar a passar os tecidos de acordo com sua necessidade adequada de temperatura, também auxiliam na economia de energia.

Passar a roupa de uso pessoal e de uso nas dependências da residência é uma tarefa muito importante e é realizada com periodicidade semanal. Sendo usual

passar roupas uma, duas, três ou mais vezes por semana. De qualquer forma, pelo menos uma vez por semana, esta tarefa e executada.

Apresentam-se, a seguir, as sugestões mais comuns de economia e uso racional da energia elétrica, encontradas nos sites da CELESC, Light Rio, COPEL e Manual do Professor do Programa PROCEL nas escolas de 1° e 2° grau da ELETROBRÁS:

- espere acumular uma boa quantidade de roupa e passe tudo de uma vez; - ligar o ferro várias vezes por dia desperdiça muita energia;

- nos ferros automáticos use a temperatura de aquecimento indicada para cada tipo de tecido;

- passe primeiro as roupas mais delicadas que requerem temperaturas mais baixas;

- não esqueça o ferro ligado, além de desperdiçar energia, corre-se o risco de acidente;

- depois de desligar o ferro, passe ainda algumas roupas leves, aproveitando o calor final.

Os principais fabricantes encontrados no mercado nacional são a Wallita, Black & Decker, Arno etc. As potências encontradas no mercado, de acordo pesquisa realizada no comércio são as seguintes (ver tabela 10).

Tabela 10 - Potências de ferro elétrico de passar roupa residencial.

TIPO DE FERRO POTÊNCIA(W)

Com regulagem de temperatura

Com regulagem de temperatura + vapor

1.000 1.200 Fonte: Consulta realizada no comércio. (Wallita, Black & Decker, Arno, etc.)

2.5.8- Máquina de lavar roupa residencial

Este equipamento, assim como o ferro de passar roupa, atende aos aspectos de higiene e apresentação pessoal. A máquina de lavar residencial se tornou uma

aliada do casal moderno, pois o automatismo encontrado neste equipamento facilita em muito o trabalho da lavação de roupas. Na atualidade, mesmo as donas de casa que não trabalham fora, querem ter este equipamento devido a sua praticidade operacional e também devido à redução de tempo no serviço doméstico. A máquina de lavar roupas residencial esta colocado em sexto lugar no ranking dos equipamentos que mais consomem energia em uma casa, de acordo com os valores apresentados no item 2.5.1, e responde por aproximadamente 5% do consumo de energia em uma residência.

No Brasil, a história das máquinas de lavar roupas esta bastante entrelaçada com a marca Brastemp, devido a uma cultura criada através do marketing da empresa nos meios de comunicação de massa e também pela qualidade apresentada pelo produto ao longo dos anos. Segundo a homepage da Brastemp; <http:\\www.brastemp.com.br/evolução.htm>. Acesso em; 19 outubro 2000, a história das lavadoras de roupas, no Brasil, começa em 1959 com o lançamento da primeira lavadora de roupa com tecnologia da Whirlpool Corporation. A lavadora chegou ao mercado com duas inovações que lhe garantiriam mais tarde a superação da Bendix, a líder das lavadoras automáticas á época. Enquanto a concorrente lavava a vácuo e espremendo a roupa, a Brastemp trabalhava com os processos por agitação e centrifugação. Em 1973 a lavadora Brastemp assumiu a liderança do mercado, que detém até o presente. Ainda segundo a Brastemp, suas lavadoras a partir do início de 1999 começaram a apresentar sistema de aquecimento de água próprio, até então a máquina vinha em alguns casos, preparada para receber a água já quente de um sistema externo.

Lavar as roupas em uma residência, era antigamente e é hoje, uma tarefa indispensável, seja da dona de casa ou da empregada doméstica. Com as inovações que estão chegando, torna-se cada vez mais importante o conhecimento de como poder economizar sem deixar de usar os novos equipamentos que o mercado coloca à disposição.

Apresentam-se, a seguir, as sugestões mais comuns de economia e uso racional da energia elétrica, encontradas nos sites da CELESC, Light Rio, COPEL e

Manual do Professor do Programa PROCEL nas escolas de 1° e 2° grau da ELETROBRÁS:

- utilize a máquina de lavar roupas sempre em sua capacidade máxima;

- utilize a quantidade adequada de sabão ou detergente, para não ter que repetir a operação de enxágüe;

- limpe o filtro com freqüência.

Os principais fabricantes nacionais de lavadoras de roupas residenciais são a Brastemp, Consul, Electrolux, Enxuta, Arno, etc. As potências mais comuns encontradas no mercado, conforme pesquisa realizada no comércio, são apresentadas na tabela 11, a seguir.

Tabela 11 - Potência elétrica de máquina de lavar roupa.

Documentos relacionados