• Nenhum resultado encontrado

POTENCIAL DOS RECURSOS LOCAIS 1 – COBERTO VEGETAL:

Para o fabrico de mobiliário constata-se a existência de gramíneas, bambu e madeiras de pinho e eucalipto, árvores que, devido ao seu porte, podem ser facilmente adaptadas no seu cultivo e transformação pela população local. Plantações destas duas espécies estão identificadas na zona do Lubango. Estas madeiras poderiam ser utilizadas no fabrico de peças estruturais para mobiliário. As gramíneas e o bambu, consoante a dimensão, poderão ser utilizadas em complementaridade como esteiras, encostos ou assentos. Das madeiras tropicais, da província de Menongue, poder-se-iam retirar os laminados no revestimento de painéis de aglomerados.

2 - SOLOS

A utilização de terra crua provinda do solo para o fabrico de fornos e fogões também é um potencial em aberto e que não é explorado atualmente na região. Ainda mais tendo em conta que aos problemas ambientais e de saúde provocados pela a utilização do fogo na preparação de alimentos é uma questão transversal a vários PED. Solo com mais teor de argila poderá ser utilizado no fabrico de fogões, solo arenoso, com baixo teor de argila, poderá ser utilizado em elementos estruturais, tipo bancadas ou paredes de armários, utilizando a técnica de blocos de terra comprimida.

3 - GEOLOGIA

Em relação aos recursos geológicos o potencial também é grande. Existem a laborar na região várias industrias exportadoras de pedra ornamental, o que resulta na existência de escombreiras com excessos de material sem valor comercial, mas que pode ter um valor intrínseco local para a utilização de revestimentos para bancadas de cozinha, instalações sanitárias ou também de elementos estruturais de outras peças de mobiliário.

Não esquecendo que estes materiais locais podem e deves ser complementado com materiais industriais globais que existem por todo o território: o aço e o cimento. Por exemplo, na construção de uma instalação sanitária é possível construir rapidamente uma fossa estruturada com a reutilização de pneus fora de uso, tubos PVC para a canalização, e para a sanita utilizar o cimento de produção nacional, constatando que é um projeto de baixo custo e possível fazer e ser apreendido pela mão de obra local. O aço é um material com inúmeras utilizações que tanto pode ser utilizado como revestimento (utilizando painéis de chapa ondulada) como elemento estrutural e no fabrico de ligações mecânicas de outros materiais.

111

Realço que graças a este trabalho fiquei com uma perceção mais alargada das questões que têm a ver com as restrições das condições de vida das populações do Namibe, suas carências económicas, materiais e tecnológicas, mas também com o potencial que as tecnologias apropriadas permitem no fabrico de equipamento e objetos utilizando os recursos e mão de obra local.

Esta nova perceção sobre a realidade permite-me também pensar no papel que o designer poderá ter neste contexto de um PED utilizando as designadas tecnologias apropriadas. A vasta informação que existe à disposição na internet sobre os mais variados temas, que se focam nas necessidades básicas das populações, permite adaptar inúmeras técnicas às condições locais, económicas e culturais utilizando os recursos locais. Profissionalmente, como designer, e pessoalmente como cidadão de Angola, e observando a escassa qualidade de vida a que as populações (das comunidades similares à Aida e que existem por toda Angola) estão sujeitas, pretendo implementar este tipo de tecnologia para ajudar as populações dos bairros das zonas rurais.

Pela experiência que vivi durante os dias de visita ao bairro Aida, fiquei impressionado e comovido com a realidade enfrentada por certas famílias, carenciadas de condições básicas de vida e de habitabilidade que são lastimáveis e indignas. Além da ausência de todo o tipo de equipamento doméstico, para suprir as necessidades mais básicas, o que mais me chocou foi constatar que existem famílias sem uma instalação sanitária na habitação, o que, na minha opinião, é o compartimento mais importante de uma residência.

Como designer, de consciência social, posso agora afirmar que este lapso pode ser colmatado utilizando materiais locais e industriais relativamente baratos e comuns. Utilizando as estratégias de projeto das várias tecnologias apropriadas disponíveis on line.

Com a análise das carências do bairro Aida e da leitura sobre tecnologias apropriadas e da análise de várias soluções aplicadas num contexto PED, tanto por ONGs como designers, esta tese permitiu-me obter uma perceção sobre o tipo de tecnologia que facilmente pode ser utilizada em benefício das populações rurais de um PED. Apesar das limitações temporais não o terem permitido, fiquei com a intenção de dar continuidade ao projeto. Sendo a minha ideia elaborar um projeto modelo para o bairro Aida. O que, para o efeito, já tenho uma casa de família identificada onde pretendo elaborar um projeto com o objetivo de fazer face aos problemas mais prementes que foram identificados.

112

Assim, tendo como modelo esta habitação pretendo elaborar um projeto adaptado às condições particulares desta família. Além do mais, tratando-se de uma residência de baixo custo, com apenas três compartimento no seu inferior (uma sala e dois quartos) o objetivo será fazer um estudo de baixo orçamento – um projeto adaptado a esta família, mas que possa ser utilizado como modelo para as outras habitações do bairro. A minha espectativa é de obter resultados positivos neste modelo de projeto e que possa ser extensivo para os bairros das periferias urbanas servindo as famílias mais carenciadas.

113

BIBLIOGRAFIA

Documentos relacionados