• Nenhum resultado encontrado

Apêndice 4 - Pré-Teste

Texto 1 - Leitura em Espanhol como Língua Estrangeira

¡VIVA SAN FERMÍN!

Como se sabe, los Sanfermines duran desde el 6 hasta el 14 de julio.

Son las fiestas de Pamplona, en honor de San Fermín, el santo patrono de Navarra. La organización se inicia meses antes con el concurso del cartel anunciador de la fiesta.

La fiesta es una mezcla entre lo religioso, de donde parte la fiesta, y lo profano, vivido, desde luego, desde la perspectiva menos religiosa.

Las fiestas comienzan oficialmente con el chupinazo, que consiste en el disparo de un cohete, y otros después, a las 12 del mediodía del 6 de julio, día de la víspera de la fiesta.

La gente, alborotada, sujeta su pañuelo rojo entre las manos en el alto y recuerda que ya es la hora, al grito de: ¡San Fermín!, ¡San Fermín!.

Sale el concejal encargado de encender la mecha del primer cohete y se hace un corto silencio y, enseguida, la aclamación: ¡VIVA SAN FERMÍN!

Los mozos de la plaza, ya con el pañuelo en el cuello, y toda la gente de la ciudad, rompen en saltos, bailes, cantos y alegría: los Sanfermines han comenzado.

El día 07 de julio se realiza la procesión que es el acto principal de la fiesta. Todas las personas acompañan a la figura del santo en su recorrido para ver la figura de San Fermín y cantarle una jota o entregarle un ramo de flores.

Sin embargo, los actos que forman el eje de las fiestas son aquellos relacionados con el toro y que se celebran todos los días, a la misma hora.

Cada día de la semana sanferminera tiene dos momentos importantes.

El primero, el encierro, consiste en la conducción de los toros, por las calles que van a dar a la plaza de toros. Empieza a las ocho de la mañana. Bandas de música recorren la ciudad tocando alegres dianas para anunciar el encierro. Los mozos, vestidos de blanco y boina roja, citan a las bestias con un periódico doblado. Los animales arrancan dando inicio a la carrera y con ella a las caídas y tropiezos de toda la gente que está por la calle.

El otro momento es por la tarde en la plaza de toros donde se hará la corrida con toreros famosos.

Durante la fiesta, día y noche, grupos de jóvenes deambulan por la ciudad cantando, bebiendo y bailando.

Los fuegos artificiales y las ferias de ganado completan los festejos de San Fermín.

http://www.iturnet.es/navarra/navsan/sannoc.htm (Texto adaptado)

Questão 01

De acordo com o texto, assinale para cada afirmação abaixo (V) verdadeira ou (F) falsa: 1 ( ) “los Sanfermines” é o santo padroeiro da cidade de Pamplona.

2 ( ) A festa de “los Sanfermines” é realizada todos os anos na cidade de Pamplona. 3 ( ) “los Sanfermines” é uma festa em homenagem a San Fermín.

4 ( ) “los Sanfermines é uma comunidade religiosa na Espanha.

Questão 02

Considere o termo “el chupinazo”, no texto:

Assinale (V) verdadeiro para cada item que representa o significado da palavra no texto e (F) para as demais.

1 ( ) utilização de um colchete durante a realização da festa. 2 ( ) queima de fogos e artifícios durante todos os dias da festa. 3 ( ) a expressão “encender la mecha del primer cohete”,

é a ação que dá início ao evento denominado “el chupinazo”

4 ( ) disparo de um foguete, seguido de outros, para dar início às comemorações festivas.

Questão 03

De acordo com o texto, indique (V) verdadeira ou (F) para cada afirmativa abaixo. 1 ( ) A abertura oficial ocorre no dia anterior ao sete de julho, que seria o início da festa.

2 ( ) Durante a festa, os jovens usam roupa branca e um lenço vermelho no pescoço. 3 ( ) Os jovens que se encontram na praça usam um tecido especial para ir aos bailes. 4 ( ) Quando disparam os foguetes que dão início à festa, todos os participantes se agitam, com as mãos para cima, anunciando os festejos tradicionais.

Questão 04

Assinale (V) verdadeira para as expressões que representam as características principais da festa e (F) para as demais.

1 ( ) soltar o primeiro foguete.

2 ( ) um pedaço de pano e um pedaço de coro. 3 ( ) lenço vermelho.

4 ( ) apresentação de danças típicas de todas as regiões.

Questão 05

Assinale (V) verdadeira para as afirmativas que estão de acordo com as informações contidas no texto e (F) para as demais.

1 ( ) a expressão “el encierro” significa o encerramento das festividades.

2 ( ) Os jovens que participam da festa passam toda a noite cantando e dançado pelas ruas da cidade.

3 ( ) O motivo principal da festa é a comemoração religiosa, no entanto, a grande atração se destaca com os rituais relacionados aos toros.

4 ( ) Durante “la carrera”, somente os touros começam a correr e, muitas vezes, tropeçam e caem.

Gabarito Questão 01

De acordo com o texto, assinale para cada afirmação abaixo (V) verdadeira ou (F) falsa: 1 ( F ) “los Sanfermines” é o santo padroeiro da cidade de Pamplona.

2 ( V ) A festa de “los Sanfermines” é realizada todos os anos na cidade de Pamplona. 3 ( V ) “los Sanfermines” é uma festa em homenagem a San Fermín.

4 ( F ) “los Sanfermines é uma comunidade religiosa na Espanha.

Questão 02

Considere o termo “el chupinazo”, no texto:

Assinale (V) verdadeiro para cada item que representa o significado da palavra no texto e (F) para as demais.

1 (F ) utilização de um colchete durante a realização da festa. 2 (F ) queima de fogos e artifícios durante todos os dias da festa. 3 (V ) a expressão “encender la mecha del primer cohete”, é a ação que dá início ao evento denominado “el chupinazo”

4 (V ) disparo de um foguete, seguido de outros, para dar início às comemorações festivas.

Questão 03

De acordo com o texto, indique (V) verdadeira ou (F) para cada afirmativa abaixo. 1 (V ) A abertura oficial ocorre no dia anterior ao sete de julho, que seria o início da festa.

2 ( V ) Durante a festa, os jovens usam roupa branca e um lenço vermelho no pescoço. 3 ( F ) Os jovens que se encontram na praça usam um tecido especial para ir aos bailes. 4 (V ) Quando disparam os foguetes que dão início à festa, todos os participantes se agitam, com as mãos para cima, anunciando os festejos tradicionais.

Questão 04

Assinale (V) verdadeira para as expressões que representam as características principais da festa e (F) para as demais.

1 (V ) soltar o primeiro foguete.

2 ( F ) um pedaço de pano e um pedaço de coro. 3 ( V ) lenço vermelho.

4 ( F ) apresentação de danças típicas de todas as regiões.

Questão 05

Assinale (V) verdadeira para as afirmativas que estão de acordo com as informações contidas no texto e (F) para as demais.

1 ( F ) a expressão “el encierro” significa o encerramento das festividades.

2 (V ) Os jovens que participam da festa passam toda a noite cantando e dançado pelas ruas da cidade.

3 ( V ) O motivo principal da festa é a comemoração religiosa, no entanto, a grande atração se destaca com os rituais relacionados aos toros.

4 ( F ) Durante “la carrera”, os touros começam a correr e, muitas vezes, tropeçam e caem.

Documentos relacionados