• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2. QUALIDAD E EM SERVIÇOS – CONC EITOS, INDICADORES E AVALIAÇÃO

2.5. M ODELOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE

2.5.2. Prêmio Nacional da qualidade – PNQ

O Prêmio Nacional da Qualidade é um reconhecimento, na forma de um troféu, à excelência na gestão das organizações sediadas no Brasil.

De acordo com FNPQ (1998: 3), o prêmio busca promover:

• amplo entendimento dos requisitos para alcançar a excelência do desempenho e,

portanto, a melhoria da competitividade;

• ampla troca de informações sobre métodos e sistemas de gestão que alcançaram

sucesso e sobre os benefícios decorrentes da utilização dessas estratégias.

2.5.2.1. Processo de premiação

A participação no Prêmio Nacional da Qualidade ocorre em uma das seis diferentes categorias de premiação:

•Manufaturas;

•Prestadoras de serviços;

•Médias empresas;

•Pequenas e Micro-empresas;

•Associações, Institutos e Fundações de direito privado e sem fins lucrativos;

•Órgãos da administração pública do Poder Executivo Federal.

As organizações premiadas podem fazer uso do prêmio para publicidade. É solicitado às organizações premiadas que compartilhem informações sobre suas práticas de gestão que alcançaram sucesso e sobre os benefícios decorrentes da utilização do modelo do PNQ.

Para participar da premiação, as organizações candidatas ao Prêmio devem fornecer um pacote de informações, ou seja, um Relatório da Gestão, abordando os itens dos Critérios de Excelência. Este pacote de informações contempla as seguintes etapas:

• Elegibilidade;

• Inscrição para Candidatura;

• Relatório da Gestão com: perfil da organização, histórico da qualidade, descrição da gestão de acordo com o formato estabelecido pelos Critérios.

De posse deste Relatório, a fundação encaminha para uma banca examinadora composta de, no mínimo, quatro membros, para que seja feita uma análise crítica. Esta análise ocorre em três etapas:

1- inicialmente é feita uma análise crítica realizada por cada membro da banca examinadora;

2- a segunda etapa está dividida em duas fases:

fase 1: análise crítica individual por, pelo menos, outros quatro membros da banca examinadora para candidatas bem-sucedidas na Etapa 1;

fase 2: análise crítica de consenso a partir das análises críticas da fase 1, utilizando também os comentários da Etapa 1, executada pelos membros da fase 1, liderados por um examinador sênior;

3- visita às instalações das candidatas bem-sucedidas na Etapa 2.

A banca examinadora, através de sua análise, gera um Relatório de Avaliação, que é encaminhado para a candidata contendo todos os pontos fortes, oportunidades de melhoria e quais os pontos que podem ser observados durante a visita dos examinadores. Com a visita pode ocorrer uma alteração nos pontos da candidata, podendo aumentar ou diminuir, dependendo do caso.

O Sistema de Pontuação está descrito com detalhes no documento Critérios de Excelência, fornecido pela Fundação Prêmio Nacional da Qualidade.

2.5.2.2. Modelo de gestão

O modelo de gestão composto pelos sete critérios do PNQ, define o que a organização deve fazer para obter sucesso na busca pela excelência no desempenho. Através de liderança forte da alta direção, que focaliza as necessidades dos clientes e do mercado, as operações da organização são planejadas, para melhor atender esse conjunto de necessidades, levando-se em conta os recursos disponíveis.

2.5.2.3. Os critérios

Os critérios permitem o diagnóstico baseado em metas de pontuação, formando um conjunto de vinte quesitos básicos orientados para resultados, não indicando formas de implementação, ou seja, não propõem: técnicas específicas da

qualidade, tecnológica ou ferramentas a serem utilizadas, tipo de sistema ou pontos de partida; a existência ou não na empresa de um departamento ou uma organização separada específica para a qualidade; como a própria empresa deveria ser organizada.

Os critérios são abrangentes, incluem ciclos inter-relacionados de aprendizagem, enfatizam a integração do sistema da qualidade através de indicadores e são parte de um sistema de diagnóstico.

A seguir uma síntese de cada critério, como descreve a FPNQ (1998):

Liderança (90 pontos):

"O Critério Liderança examina o envolvimento pessoal e a liderança da alta direção na criação e reforço de valores, rumos, missão, políticas, expectativas de desempenho, foco no cliente, bem como de um sistema de liderança que promova a excelência do desempenho. É também examinado como os valores e expectativas estão integrados no sistema de liderança, incluindo como a organização aprende a melhorar continuamente e como aborda suas responsabilidades sociais e seu envolvimento com a comunidade."

Planejamento estratégico (90 pontos):

“O Critério Planejamento Estratégico examina como são estabelecidas as diretrizes estratégicas, os fatores críticos para o sucesso e os principais planos estratégicos, e como estes são desdobrados em planos e metas para todos os setores, fornecedores e parceiros da organização. Também são examinados como os planos estratégicos conduzem a um sistema eficaz de gestão do desempenho nos diferentes setores e unidades da organização."

Foco no cliente e no mercado (90 pontos):

“O Critério Foco no cliente e no mercado examina como a organização identifica os requisitos e as expectativas do cliente e do mercado. Também são examinadas as formas como a organização estreita seu relacionamento com o cliente e mede sua satisfação."

Informação e análise (90 pontos):

"O Critério Informação e análise examina a gestão e a eficácia da utilização das informações para apoiar os principais processos e o sistema de gestão do desempenho da 'organização."

Gestão de pessoas (90 pontos):

"O Critério gestão de pessoas examina como os funcionários são capacitados para desenvolver e utilizar seu pleno potencial, alinhado com os objetivos da organização. São também examinados os esforços para criar e manter um ambiente que conduza à excelência do desempenho, à plena participação e ao crescimento pessoal e da organização."

Gestão de processos (90 pontos):

"O Critério de Gestão de processos examina os principais aspectos dessa gestão, incluindo o projeto com foco no cliente, a produção os processos de apoio e o relacionamento com os fornecedores e parceiros. A gestão de processos deve ocorrer em todos os setores e unidades. Examina, também como os principais processos são projetados, gerenciados eficazmente e aperfeiçoados para obter melhor desempenho."

Resultados da organização (460 pontos):

"O Critério Resultados da organização examina o desempenho e a melhoria em áreas críticas do negócio: satisfação dos clientes, desempenho financeiro e de mercado, funcionários, desempenho de fornecedores e parceiros e desempenho operacional. São também examinados os níveis de desempenho em relação aos concorrentes e referenciais de excelência."

O critério "resultados da organização" possui uma maior pontuação e justifica- se este procedimento na constatação que uma organização, para possuir bons resultados, deve ter um equilíbrio entre a satisfação das necessidades de acionistas e proprietários, clientes e funcionários. Quando se avalia uma organização, os resultados globais apresentados devem ser uma composição de todos os setores ou unidades, de forma a refletir fielmente o desempenho corporativo.

Documentos relacionados