• Nenhum resultado encontrado

Em 2014 foi criada pela Resolução nº 09 do Conselho Universitário da Ufes a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci) que, potencializa o acesso a oportunidades, direitos e serviços, internos e externos da universidade e é orientada pelos princípios da gratuidade, subsidiariedade e solidariedade na geração, distribuição e administração dos recursos.

Assim sendo, as ações definidas como problemáticas pela Pró-reitoria abrangem inteiração, acolhimento, diálogo multicultural, reconhecimento e solução de necessidades subjetivas e objetivas. Para que isso se torne real, são oferecidas atividades de assistência básica (eixo permanente), estímulo à realização de projetos de ensino, extensão e pesquisa, com outras Pró-Reitorias, governos, agências de fomento e organizações civis.

O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), que é disposto pelo Decreto nº 7.234/2010, consiste em projetos e ações cuja finalidade é a de promover melhorias nas condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Seus principais princípios norteadores são: compromisso com a qualidade de educação, conhecimento, inovação e cidadania; democratização das condições para o acesso, permanência e conclusão de cursos de graduação presenciais; liberdade de pesquisar e

divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; orientação humanista e preparação para o exercício pleno da cidadania; defesa da justiça social e eliminação de todas as formas de preconceito; a assistência estudantil reconhecida como dever do Estado e como direito dos estudantes que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica segundo critérios adotados pela Instituição.

Vale ressaltar que é de competência da Proaeci realizar políticas de reserva de vagas (sistema de cotas), de assistência estudantil, de inclusão de estudantes portadores de deficiências e implementação de políticas que garantam os Direitos Humanos, que possibilitem ampliar o acesso e reforçar a permanência nos cursos de graduação da Ufes.

Os programas de assistência estudantil contemplam o Programa de Assistência Estudantil (Proaes) e o Projeto Acesso ao Estudo de Língua Estrangeira (Paele). No primeiro, a ideia é a de promover um conjunto de ações que possibilitem ao estudante de graduação presencial condições que favoreçam a sua permanência na Ufes. No segundo, a finalidade é a de oferecer ao estudante cadastrado no Programa de Assistência Estudantil bolsas de estudo no Núcleo de Línguas para a Comunidade dos cursos de inglês, francês, alemão ou espanhol.

Vale ressaltar que, no que se refere a bolsas de estudo no Núcleo de Línguas para a Comunidade, os estudantes do PEC-G somente poderão receber bolsas para o estudo de língua portuguesa.

Como tais programas não tinham legislações próprias que contemplassem os alunos estrangeiros foi decretada a Portaria nº 1.972/2015 do Conselho Universitário da Ufes, exclusivamente para atender aos alunos estrangeiros, alcançando os estudantes PEC-G. A partir da criação de tal Portaria, foi criado o Programa de Assistência ao Estudante Estrangeiro (PAEE):

Entende-se por Programa de Assistência ao Estudante Estrangeiro da UFES (PAEE-UFES) as ações que proporcionem ao estudante estrangeiro, matriculado em curso de graduação presencial, condições que favoreçam a sua permanência na Universidade e a conclusão do curso superior sem retenção ou evasão, nos termos e limites da Portaria nº 1972/2015-GR. Todo estudante estrangeiro matriculado regularmente em curso de graduação presencial na UFES que não

receba bolsa PROMISAES, poderá requerer o cadastramento no Programa de Apoio ao Estudante Estrangeiro, no período de 01 a 10 de cada mês, durante o período letivo e terá o direito aos seguintes auxílios: Auxílio Alimentação, Empréstimo estendido de livros e Acesso a curso de Línguas.26

A referida Portaria, que considera o Decreto nº 7.948/2013 acerca do que dispõe sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação PEC-G e, considerando o que dispõe a Resolução nº 09/2014 do Conselho Universitário (CUn) que cria a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania, criou o Programa de Assistência ao Estudante Estrangeiro da Ufes (PAEE), que estabelece que todo estudante estrangeiro regularmente matriculado em curso de graduação presencial na Ufes, poderá requerer o cadastramento neste programa.

Sobre os possíveis benefícios oferecidos pelo Programa de Assistência ao Estudante Estrangeiro, a Portaria nº 1972/2015 dispõe que:

Art. 3º O programa de apoio ao estudante consiste na concessão dos seguintes auxílios: I - Auxílio Alimentação – consiste na concessão de desconto de 100% no valor da refeição nos Restaurantes Universitários da UFES; II – Empréstimo Estendido de Livros – consiste na ampliação do período que o estudante pode permanecer com o livro, passando de 15 para 60 dias; III – Programa de Acesso ao curso de Línguas – consiste na oferta de bolsa para os cursos oferecidos pelo Centro de Línguas; § único Os auxílios de que trata este artigo não constituem direito subjetivo do estudante e sua concessão e a continuidade de seu pagamento dependem da existência de previsão orçamentária e de recursos financeiros.27

Acerca de quem pode participar e ser contemplado pelo referido programa é disposto que:

Art. 4º. Poderá solicitar o cadastro no Programa o estudante estrangeiro dos cursos de graduação presenciais que comprove atender aos seguintes critérios: I – Ser estrangeiro; II – Estar em situação regular no curso de graduação presencial na UFES; III – Estar matriculado em disciplinas que somem pelo menos 240 horas semestrais, podendo este requisito ser flexibilizado pela PROAECI em decorrência de circunstâncias excepcionais do beneficiário.28

26 Disponível em: <http://proaeci.ufes.br/programa-de-assistencia-ao-estudante-estrangeiro>.

Acesso em: 24 de jun. 2018.

27 Disponível em: <http://proaeci.ufes.br/programa-de-assistencia-ao-estudante-estrangeiro>.

Acesso em: 24 de jun. 2018.

28 Disponível em: <http://proaeci.ufes.br/programa-de-assistencia-ao-estudante-estrangeiro>.

O período para solicitar o cadastro no Programa de Assistência ao Estudante Estrangeiro corresponde ao período estabelecido, também, nos outros programas da Proaeci:

Art. 5º Para solicitação do cadastramento no PROAES/PEC-G o interessado deverá comparecer nos Setores responsáveis pelo cadastro para entregar os documentos comprobatórios, no período de 01 a 10 de cada mês, durante o período letivo. Parágrafo único. São documentos comprobatórios para solicitação de cadastro: I - Termo de Solicitação de Cadastro; II - comprovante de matrícula no semestre letivo; III - cópia legível do passaporte, das páginas com a foto e dados pessoais; IV - Cópia da carteira de identidade de estrangeiro emitida pela autoridade brasileira. V - Para comprovação da sua situação de vulnerabilidade socioeconômica, o estudante deverá apresentar: a) Declaração assinada por ele atestando, sob as penas previstas no Código Penal e no Estatuto do Estrangeiro, que possui renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e que não percebe Bolsa PROMISAES, comprometendo-se a comunicar imediatamente à PROAECI caso passe a receber tal bolsa ou ocorrer qualquer outra alteração de sua situação socioeconômica. b) Extrato bancário dos últimos três meses. 29

A concessão dos auxílios corresponderá ao tempo regular de permanência do estudante no curso que esteja estabelecido e aprovado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), ao qual o estudante é vinculado. Vale ressaltar que os estudantes que não estiverem cadastrados no programa também possuem o direito de usufruir os demais serviços oferecidos pela Proaeci, com exceção dos auxílios financeiros que dependem do devido cadastro e deferimento do processo.

29 Disponível em:

<http://proaeci.ufes.br/sites/proaeci.ufes.br/files/field/anexo/instrucaonormativa012018_estudan tesinternacionais_20180404_0.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2018.

6 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS