• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1 Descrição dos lócus de observação

4.1.3 Praça de alimentação

Este lócus de observação foi escolhido pelo fato de reunir em um lugar só lugar bares e restaurantes de classificações diferentes e também pessoas de faixas etárias e condições econômicas distintas.

Contexto físico

Na praça de alimentação o ambiente é informal e as refeições são predominantemente petiscos, além de outras opções como pratos executivos, lanches e pizzas. A decoração é simples reforçando ainda mais o caráter informal do ambiente. As bebidas são servidas em copos grandes e simples, talheres e pratos são comuns e as mesas são pequenas, sem qualquer decoração

17

Termo utilizado para alimentos que são consumidos junto com bebidas alcoólicas, normalmente são alimentos calóricos e ricos em gordura.

ou preparo, elas simplesmente são limpas com um pano antes dos clientes sentarem, isso quando necessário.

Assim que os clientes chegam na praça de alimentação um grupo de garçons aborda esses consumidores com vários cardápios e fica alguns minutos ao lado do cliente aguardando ansiosamente um pedido. É um momento um pouco tenso, pois, os garçons vivem a expectativa de receberem o pedido e os clientes avaliam as diversas opções que lhe são oferecidas. Os garçons são exatamente o reflexo do ambiente, ou seja, eles utilizam roupas simples e sem sofisticação, eles vestem calças pretas e camisas personalizadas de cada um dos respectivos restaurantes e bares da praça.

Além disso, o tratamento dado ao cliente é informal e não são levadas em consideração normas de etiqueta ou alguma regra para comer. Os gerentes normalmente são proprietários e ficam o tempo todo no caixa emitindo ordens de serviços e coordenando as ações dos garçons, fechando as contas das mesas e emitindo um boleto fiscal discriminando todos os itens adquiridos pelos clientes; essa parece ser uma característica de todos os estabelecimentos.

Neste local o consumo de bebidas alcoólicas é comum e as opções de pratos são diversas, mas em sua grande maioria são opções que acompanham uma cerveja ou um vinho. Os produtos oferecidos pelas casas são praticamente os mesmos e eles concorrem em atendimento, qualidade de serviços e qualidade da refeição (gosto, sabor, segurança).

A praça de alimentação possui bares, restaurantes, lanchonetes, casa noturna e um banheiro público que é do shopping, mas é utilizado por clientes de todos os estabelecimentos. Além disso, a praça conta com um palco e um telão onde geralmente ocorrem apresentações musicais e clipes de música.

Estímulos sensoriais

O ambiente é iluminado e o cheiro do preparo das refeições é característico, pois ali são produzidos vários tipos de carne, lanches e pizzas. Normalmente são comidas bastante calóricas como, por exemplo, carnes na chapa, pizzas de vários tipos, batatas recheadas, caldos de vários sabores, peixes, sanduíches e massas em geral. Mas como é um ambiente em que o consumo de bebidas alcoólicas é comum os alimentos são adequados para a ocasião. O fluxo de pessoas é muito grande na praça de alimentação, mas o tipo de público varia muito de acordo com o horário ou ocasião. Apesar de ser um ambiente informal, há pessoas bonitas e bem vestidas no local, principalmente à noite, que foi o horário em que ocorreram as observações. O local não apresenta muitos estímulos visuais para as pessoas, o único recurso utilizado nesse sentido é o telão que passa clipes de música e os músicos que eventualmente tocam no local, principalmente aos finais de semana. O ambiente geralmente está cheio à noite, há muitas conversas, músicas, um playground e uma casa noturna que cria um uma atmosfera agitada no local.

Atividades

Atividades de consumo na praça de alimentação são distintas e variadas. Como foi dito anteriormente, o consumo apresenta características particulares em virtude da ocasião (dia de semana, final de semana, eventos etc.) em que ele ocorre. Mas de forma genérica é possível verificar alguns padrões de comportamento nesse ambiente. O tempo de alimentação das pessoas neste local é expressivamente maior que nos lócus de observação precedentes. Contabilizando o tempo para pedir, o preparo e o pós-consumo os consumidores ficam horas se alimentando e conversando na praça de alimentação.

Outra característica peculiar é que as pessoas vão à praça de alimentação predominantemente em grupos de duas ou mais pessoas. No início da noite é

possível observar um número maior de famílias e de jovens menores de idade frequentando o local, entretanto, com o passar das horas a atmosfera da praça se transforma e adultos organizados em grupos de amigos ingerem bebidas alcoólicas e se alimentam para entrarem na casa noturna que está localizada no shopping. Assim, dependendo do momento a experiência vivenciada por ser diferente em razão dos elementos contextuais. Rituais como reuniões em família, comemorações, confraternizações e transmissão de jogos são comuns neste lugar.

Contexto relacional

As relações interpessoais na praça de alimentação são comuns, tanto entre consumidores como entre clientes e garçons. Especialmente na relação cliente e garçom verificou-se muitos casos de amizade e afeto entre as partes, brincadeiras, conversas, trocas de benefícios econômicos, prioridade no atendimento e informalidade foram alguns dos eventos observados nessa relação. No que diz respeito à relação entre consumidores percebeu-se que as pessoas se sentem muito felizes em compartilhar uma refeição com amigos ou familiares, as pessoas costumam conversar muito durante as suas refeições.

Emoções manifestadas

Foi possível identificar três sentimentos manifestos no comportamento dos consumidores durante o consumo: divertimento, alegria e felicidade. Através das expressões corporais foi possível perceber que comer e beber na praça de alimentação do shopping pode proporcionar alegria e felicidade. O playground, cinema, casa noturna e as apresentações musicais produzem estímulos que propiciam ao consumidor uma experiência não rotineira e divertida. Crianças brincam enquanto os pais se alimentam e conversam, marido e mulher conversam e sorriem durante a refeição, um grupo de amigos bebe cerveja, come

uma porção e conta histórias, enfim, neste espaço de consumo as pessoas não só conseguem repor as suas energias com os alimentos, mas eles também satisfazem suas necessidades sociais com relacionamento e diversão. Nesse lócus de observação foi possível perceber de forma mais evidente a presença de um consumo hedônico.