• Nenhum resultado encontrado

PRECÁRIA CONCLUSÃO

No documento waldinesilvamiranda (páginas 120-176)

Embora tenha me debruçado sobre essas questões e buscado de várias maneiras compreendê-las, não posso ter a pretensão de afirmar que tanto a pesquisa quanto o resultado dela foram concluídos. Além de nossa análise partir de manifestações culturais ainda em processo, as questões e os diálogos apontados são reflexões muito amplas e qualquer conclusão nesse sentido, seria uma forma de dar como acabado um estudo que necessitaria toda uma vida para fazê-lo.

No máximo, poderia destacar a importância da literatura marginal para a (re)significação de um sistema cultural, no qual o enunciador em destaque participa do processo de reconstrução do imaginário nacional, estimulando-nos a uma reelaboração crítica em relação à várias abordagens, principalmente, quanto ao que define a ação e o perfil do intelectual contemporâneo, que apesar de abrangentes e plurais, têm neste recorte uma conceitualização à medida que esses agentes sociais também se posicionam como intelectuais.

Para nós, ser intelectual implica assumir uma postura ativa contra a opressão, a violência, o preconceito, a desigualdade e as injustiças sociais (sejam elas quais forem), denunciando-as publicamente e nomeando quem fez, quando, como e porquê. Sendo que este sujeito também organiza projetos que embora inicialmente sejam pessoais, passam a ser coletivos, ao passo que - de certo modo - alteram a realidade social da periferia pobre brasileira, criando alternativas para suprir determinadas dificuldades de acesso a bens e serviços culturais ou contribuindo para o desenvolvimento social dentro e/ou fora das comunidades onde moram, ou ainda, reconstruindo identidades violadas pela estigmatização ou dando visibilidade às muitas vozes “da periferia”.

E poderia sinalizar ainda, para uma relação entre algumas características apresentadas na literatura marginal (linguagem, ideologia e desequilíbrio de poder) e outras presentes no rap, o que nos conduz à possibilidade de investigarmos futuramente a existência de uma atividade intelectual também na música do hip-hop, tomando como base as muitas performances do rapper tanto ao se apresentar quanto ao realizar projetos coletivos.

E apesar de não me sentir satisfeita – há muito a ser feito – acredito que este trabalho tenha cumprido pelo menos a intervenção política de fazer repensar a relevância das expressões culturais produzidas na periferia, sobretudo, da literatura marginal, para a constituição de abordagens mais democráticas e mais dinâmicas que proponham intervir não apenas no contexto

da produção acadêmica, mas no espaço social, interagindo com ele, mediando as produções discursivas que dele se originaram e, acima de tudo, produzindo miradas que não reforcem o preconceito e a violência contra os indivíduos em geral. E talvez tenhamos contribuído para aumentar a fissura que esses discursos abriram na Teoria Cultural e para reforçar a responsabilidade das universidades na produção de um conhecimento menos excludente.

A análise que procurei elaborar, apesar de motivada por uma crise de identidade, que se intensificou quando comecei a pensar nos contrastes entre viver na periferia, estudar em uma universidade pública e não me ver representada nos discursos que esta frequentemente difundia, foi ancorada na teoria dos Estudos Culturais. Através deles, mais precisamente dos estudos de Stuart Hall, pude embasar algumas posições que antes eram apenas intuições e elaborar um exercício de pensamento a partir da perspectiva de que a existência de uma multiplicidade de vozes dissonantes em contínuo movimento é fundamental para refletirmos sobre a importância dos paradigmas sociais na construção de identidades em processo.

De qualquer forma, ficam então, as discussões acerca das complexidades ideológicas, a análise do poder do discurso como representação do sujeito cultural, como estratégia de aquisição de visibilidade e como ato político de afirmação identitária e, mais uma vez, o deslocamento de foco, que desvia o olhar das perspectivas centralizadoras para as discussões acerca do heterogêneo e do excluído.

Logo, se a dissertação forneceu respostas às questões que me propus pensar e às muitas outras que surgiram durante o processo de compreensão ou pelo menos às que mais me inquietaram, não posso dizer que concluí, mas as perguntas foram lançadas. E agora, só resta esperar que este trabalho possa, de alguma forma, contribuir para as discussões sobre as expressões culturais que emergem nas periferias brasileiras.

BIBLIOGRAFIA: Bibliografia teórica

ABDALA JÚNIOR, Benjamin. Literatura, História e Política: literatura da língua portuguesa no século XX. São Paulo: Ática, 1989.

ARROYO, Jossiana. Travestismos culturales: políticas de identidad y la escritura de la modernidad. In: _____. Travestismos Culturales: literatura y etnografia en Cuba y Brasil. Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana, 2003.

ALMEIDA, Maria Isabel Mendes de; NAVES, Santuza Cambraia. (Orgs.). “Por que não?”: Rupturas e continuidades da contracultura. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2007.

ANDERSON, Benedict. Memória e esquecimento. In: ROUANET, Maria Helena (Org.).

Nacionalidade em questão – Cadernos da Pós/Letras (19). Rio de Janeiro: UERJ, 1997.

ANDRADE, Carlos Drummond. Antologia Poética. Rio de Janeiro: Record, 1999.

ARISTÓTELES. Política. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2002. BAKHTIN, M. M. (VOLOSHINOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem.Tradução de M. Lahud e Y. F. Vieira. 12ª edição. São Paulo: Hucitec, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade: Entrevista a Benedetto Vecchi. Tradução de Carlos Al berto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renata Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.

_____. Narrando a nação. In: ROUANET, Maria Helena (Org.). Nacionalidade em questão – Cadernos da Pós/Letras (19). Rio de Janeiro: UERJ, 1997.

BECKER, Howard S. Mundos Artísticos e Tipos Sociais. Tradução de Ilana Strozenberg. In: VELHO, Gilberto (Org.). Arte e Sociedade: Ensaios de Sociologia da Arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: _____. Obras Escolhidas I: magia e técnica, arte e política. 7ªed. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994. BOSCO, Francisco. Cinema-Canção. In: NESTROVSKI, Arthur (Org.). Lendo Música, 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

cultural. In: ABDALA JÚNIOR, Benjamin. (Org.). Margens da cultura - mestiçagem, hibridismo e outras misturas. São Paulo: Boitempo, 2004.

CALDEIRA, Teresa pires do Rio. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. Tradução de Frank de Oliveira e Henrique Monteiro. São Paulo: Ed. 34/Edusp, 2000.

CAMARGOS, Márcia. Semana de 22: entre vaias e aplausos. São Paulo, Boitempo Editorial, 2002.

CARRIL, Lourdes. Quilombo, favela e periferia: a longa busca da cidadania. São Paulo; Annablume: Fapesp, 2006.

CARVALHO, José Jorge de. As culturas afro-americanas na Ibero-América: o negociável e o Inegociável. In: GARCIA CANCLINI, Nestor (Org.). Culturas da Iberoamerica. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

CERTTEAU, Michel de. Minorias. In: _____. A cultura no plural. Tradução de Enid Abreu Dobrámszky. Campinas: Papirus, 1995.

CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

CHAUI, Marilena. Cultura e Democracia: o discurso competente e outras falas. 3ªed. São Paulo: Ed. Moderna: 1982.

_____.Conformismo e Resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.

_____.O que é ideologia. São Paulo: Ed Brasilienses, 1990.

CUNHA, Eneida Leal. “Literatura comparada e estudos culturais”. MARQUES. Reinaldo, BITTENCOURT. Gilda Neves. In: Limiares Críticos – Ensaios de Literatura Comparada. (ORG). Belo Horizonte: Editora Autêntica.1998.

_____. Literatura e identidade. In: Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões. Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Letras e Artes, nº 1, Ilhéus: Editus, 1998. _____. Margens e valor cultural. In: MARQUES. Reinaldo, e VILELA. Lúcia Helena. (Orgs.).

Valores: arte, mercado, política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John. Introdução: Ensaio Teórico sobre as relações estabelecidos- otsiders. In: _____. Os Estabelecidos e os Outsiders:Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000. FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas.Trad. Maria Adriana da Silva Caldas. Rio de Janeiro: Fator, 1983.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

_____. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 17ª.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008.

_____. Culturas Híbridas: estrátégias para entrar e sair da modernidade. 4ª ed. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintão. São Paulo: EdUSP, 2003.

GASSET, José Ortega Y. A chegada das massas. In: BERNARD, Rosemberg; WHITE, David Manning (Orgs.). Cultura de Massa. São Paulo: Cultrix; trad. 1975.

GLUSBERG, Jorge. A arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 2009.

GOFFMAN, Erving. Estigma – Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada. 3. ed. Trad. Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1980.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

GUIMARÃES, César e Vera França (Orgs.). Na mídia, na rua: narrativas do cotidiano. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A,2001.

_____. Quem precisa da identidade? In: Tomaz Tadeu da Silva (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis – RJ: Vozes, 2000.

_____. Da diáspora: Identidade e mediações culturais. (Org.) Liv Sovik; Trad. Adelaide La Guardia Resende. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003.

HANCIAU, Núbia Jacques. Entre-lugar. In: FIGUEIREDO, Eurídice (Org.). Conceitos de

HERSCHMANN, Micael. Na trilha do Brasil contemporâneo. In: Abalando os anos 90: funk e hip-hop: globalização, violência e estilo cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

HOLLANDA. Heloisa Buarque de (Org.). Cultura e Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.

JAMESON, Fredric. O Pós-modernismo e a Sociedade de Consumo. In: E., Ann Kaplan (org). O

mal-estar no pós-modernismo. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

KEHL, Maria Rita. A frátria órfã: o esforço civilizatório do rap na periferia de São Paulo. In: ROCHA, João César de Castro. Nenhum Brasil existe: pequena enciclopédia. Rio de Janeiro: Top Books, 2003.

KONSTANTINOV, F., Sociologia e Ideologia . Trad. Carlos Grifo. S/cidade: Lisboa, 1970. LAFETÁ. João Luiz. Dois pobres, duas medidas. In: PRADO, Antônio Arnoni. A dimensão da

noite e outros ensaios . São Paulo: Duas Cidades/Ed. 34, 2004.

MAMMÌ, Lorenzo. Diário de um detento: uma interpretação. In: NESTROVSKI, Arthur (Org.).

Lendo Música, 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

MARCUSE, Herbert. Libertando-se da sociedade opulenta. In: COOPER, David (Org.).

Dialética da Libertação. Tradução de Edmond Jorge. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Os métodos: dos meios às mediações. In: _____. Dos Meios às

mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Trad. de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de

Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

MIRANDA, Wander de Melo. “A poesia do reesvaziado”. In: Cadernos da Escola do Legislativo. Belo Horizonte, 1995, nº 4.

MORGATO, Isabel; GOMES, Renato Cordeiro. (Orgs.) O papel do intelectual hoje. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

NASCIMENTO, Érica Peçanha. Vozes Marginais da literatura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2009. _____. Apontamentos sobre estética e política na semana de arte moderna da periferia. Rio de Janeiro: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009.

NASCIMENTO, Evando. Ângulos: literatura e outras artes. Juiz de Fora: Ed.UFJF, 2002.

Norbert Elias. In: _____. Os Estabelecidos e os Outsiders:Sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

NOVAES, Adauto. (Org.). Intelectuais em tempos de incerteza. In: _____. O Silêncio dos

Intelectuais. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras do novo milênio. In: _____. Fronteiras do novo milênio. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2001.

PIGLIA, Ricardo. Memoria y Tradición. Anais do 2º Congresso da Abralic. Vol. 1. Belo Horizonte: UFMG, 1991.

POLAN, Dana. O Pós-modernismo e a Análise Cultural na Atualidade . In: E., Ann Kaplan (org).

O mal-estar no pós-modernismo. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,

1993.

RICHARD, Nelly. Saberes de mercado e crítica da cultura. In: _____. Intervenções Críticas: arte, cultura, gênero e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

SAID, Edward. Representações do intelectual. Trad. Milton Hatoum. São Paulo: Ed.Schwarcz Ltda,2005.

SALLES, Ecio de. Poesia revoltada. Rio de Janeio: Aeroplano, 2007.

SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo do pobre. In: SANTIAGO, Silviano. O cosmopolitismo

do pobre: crítica literária e crítica cultural.Belo horizonte: Editora UFMG, 2004.

_____. Democratização no Brasil – 1979-1981 (CULTURA VERSUS ARTE). In: Declínio da

arte, ascensão da cultura. ANTELO. Raúl (Org.). Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 10ª.ed. São Paulo: Cortez, 2005.

_____. Introdução. In:_____. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2ª.ed. São Paulo: Cortez, 2008. (V. 4).

_____. Para uma Epstemologia do Sul. In:_____. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 2ª.ed. São Paulo: Cortez, 2008. (V. 4).

_____. Uma Sociologia das Ausências e uma Sociologia das Emergências. In:_____. A gramática

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Ed. Studio Nobel.2002.

_____. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 16ª.ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SEMERARO, Giovanni. Filosofia da práxis e (neo) pragmatismo. In: _____. Gramsci e os novos

embates da filosofia da práxis. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

_____. Intelectuais „orgânicos‟. In: _____. Gramsci e os novos embates da filosofia da práxis. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

SILVA, Jailson de Souza. “Por que uns e não outros?” Caminhada de jovens pobres para a universidade. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2003.

SILVA, Maria Nilza da. Nem para todos é a cidade: segregação urbana e racial em São Paulo. 1ªed. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

SILVA, Tadeu da Silva. (Org.). O que é afinal, Estudos Culturais?. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VAZ, Sérgio. Cooperifa: antropofagia periférica. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2008.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Introdução- Da consciência comum à filosofia da práxis. In: _____.

Filosofia da práxis. 1ª.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

_____. O que é práxis. In: _____. Filosofia da práxis. 1ª.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007. VELHO, Gilberto. Vanguarda e Desvio. In: _____(Org.). Arte e Sociedade: Ensaios de Sociologia da Arte. Rio de janeiro Zahar Editores, 1977.

VIANNA, Hermano. C-I-D-A-D-E-D-E-D-E-U-S. In: NESTROVSKI, Arthur (org). Lendo

Música, 10 ensaios sobre 10 canções. São Paulo: Publifolha, 2007.

_____. O mundo funk carioca. 2ªed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

_____. (Org.). Galeras cariocas: territórios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

WALTY, Ivete Lara Camargos. Corpus Rasurado. In: Corpus Rasurado: exclusão e cânone na narrativa urbana. Belo Horizonte: Editora PUC Minas: Autêntica, 2005.

era global. Tradução de Marie-Anne Kremer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

_____. A funkificação do Rio. In: A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Tradução de Marie-Anne Kremer. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

Obras literárias

FERRÉZ. Capão pecado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

_____. (Org.). Literatura Marginal: talentos da escrita periférica. Rio de Janeiro: Agir, 2005. ______. Os inimigos não mandam flores. São Paulo: Pixel, 2006.

______. Ninguém é inocente em São Paulo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006. ______. Cronista de um tempo ruim. São Paulo: Selo Povo, 2009.

VAZ, Sérgio. Colecionador de pedras. São Paulo: Editora Global, 2007. Periódicos impressos e publicações eletrônicas

BRUM, Eliane. “Os novos antropófagos”. Época, 15.set.2007.

CAROS AMIGOS ESPECIAL. Periferia de São Paulo recria a cultura popular. São Paulo, outubro

de 2009.

CAROS AMIGOS ESPECIAL. Literatura Marginal: a cultura da periferia – ato I. São Paulo,

agosto de 2001.

CAROS AMIGOS ESPECIAL. Literatura Marginal: a cultura da periferia – ato II. São Paulo,

junho de 2002.

CAROS AMIGOS ESPECIAL. Literatura Marginal: a cultura da periferia – ato III. São Paulo,

abril de 2004.

ROLLING STONE. O fim do silêncio: Mano Brown – entre as novas ideias e o velho radicalismo.

São Paulo, dezembro de 2009.

REVISTA ÉPOCA. Os novos antropófagos: Artistas da periferia de São Paulo lançam sua própria Semana de Arte Moderna. Rio de Janeiro, setembro de 2007.

Sites e blogs

www.rodaviva.fapesp.br/materia_busca/318/racionais%20mcs/entrevistados/manobrown2007.ht m>, acesso em 21 de setembro de 2009.

FERRÉZ.“Poesia”. 2006. Disponível em: <http://www.tvcultura.com.br/musikaos/ 28/poesia- ferrez.htm> , acesso em 08/12/2006.

GHÓEZ, Preto. “A soma do que somos”, Literatura Marginal. 2006. Disponível em: <http://literatura-marginal.blogspot.com/2006/11/soma-do-que-somos-pretoghez.html> acesso em 08/12/2006.

VAZ, Sérgio. Manifesto da Antropofagia periférica, 2007. Disponível em:http:// colecionadordepedras.blogspot.com/2007/10/manifesto-da-antropofagiaperifrica.html acesso em 07 de dezembro de 2007.

_____. Manifesto da Antropofagia periférica, 2007. Disponível em <http:// revistaepoca.globo.com/revista/Epoca>, acesso em 17/09/2007.

http://www.rapnacional.com.br/2010/index.php/noticias/mano-brown-e-ferrez-no-documentario- a-ponte-2006/, acesso em 25 de setembro de 2010

http://www.vivafavela.com.br/materias/cooperifa-quilombo-do-s%C3%A9culo-xxi, acesso em 10 de agosto de 2010.

http://www.rapnaciona..com.br/2010, acesso em 25 de agosto de 2010. http://www.ferrez.com.br/livros.html, acesso em 30 de junho de 2010. http://www.ferrez.com.br/musica.html, acesso em 30 de junho de 2010.

http://ferrez.blogspot.com/search?q=literatura+marginal, acesso em 30 de julho de 2010. http://literaturaclandestina.blogspot.com/2009/07/entrevista-com-o-escritor-sergio-vaz.html, acesso em 10 de julho de 2010.

http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/131/artigo131186-1.asp, acesso em 10 de julho de 2010.

http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/131/artigo131193-1.asp, acesso em 05 de julho de 2010.

http://cooperifa.blogspot.com/, acesso em 15 de maio de 2010. http://www.dgtfilmes.com.br, acesso em 10 de maio de 2010. http://www.casadozezinho.org.br, acesso em 11 de maio de 2010.

http://ferrez.blogspot.com/ 2009/12/1dasul-e-selo-povo-2010.html, acesso em 27 de abril de 2010.

http://acaoeducativa.org.br/agendadaperiferia/literatura.html, acesso em 27 de abril de 2010. http://artenaperiferia.blogspot.com , acesso em 27 de abril de 2010.

http://becosevielaszs.blogspot.com, acesso em 27 de abril de 2010. http://literaturanobrasil.blogspot.com, acesso em 27 de abril de 2010. http://colecionadordepedras.blospot.com, acesso em 29 de abril de 2010. http://sacolagraduado.blospot.com, acesso em 29 de abril de 2010. http://buzo10.blospot.com, acesso em 29 de abril de 2010.

http://www.literaturaperiferica.blogger.com.br/2007_10_01_archive.html, acesso em 20 de fevereiro de 2010. http://reflexoestranscritas.wordpress.com/2009/11/20/literatura-marginal/, acesso em 06 de janeiro de 2010. http://ferrez.blogspot.com/2009/12/seu-presente-de-natal-um-dossie-da-nike.html, acesso em 19 de janeiro de 2010. http://centralhiphop.uol.com.br/site/?url=materias_detalhes.php&id=843, acesso em 20 de dezembro de 2009.

http://www.ferrez.com.br, acesso em 10 de setembro de 2009. http://ferrez.blogspot.com, acesso em 10 de setembro de 2009.

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=15101, acesso em 22 de setembro de 2009.

http://www.1dasul.com.br, acesso em 28 de setembro de 2009. http://www.capao.com.br, acesso em 23 de setembro de 2009.

http://www.capao.com.br/listaartigos.asp?modo=categoria&idcategoria=1, acesso em 23 de setembro de 2009.

http://selopovo.blogspot.com, acesso em 02 de julho de 2009.

http://editoraliteraturamarginal.blogspot.com, acesso em 02 de julho de 2009. http://www.edicoestoro.net, acesso em 02 de julho de 2009.

julho de 2009.

http://colecionadordepedras.blogspot.com/2009/05/literatura-pao-e-poesia.html, acesso em 12 de maio de 2009

http://www.reporterbrasil.org.br/exibe.php?id=1071, acesso em 15/01/2009

http://ferrez.blogspot.com/2006/10/1dasul-fonogrfica.html, acesso em 5 de janeiro de 2008. http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=revista&id=133&iditens=360, acesso em 20 de dezembro de 2007.

http://www.realhiphop.com.br, acesso em 15/01/2007.

http://racionais-mcs.musicas.mus.br/letras/66643/, acesso em novembro de 2006.

http:://www.ferrezblogspot.com/2005/09/entrevista-do-blog-suburbano-convicto.html, acesso em 20 de julho de 2006.

http://revistaraiz.uol.com.br/politicas/cooperifa, acesso em 20 de julho de 2006.

http://www.revistaparadoxo.com/materia.php?ido=2097 , acesso em 20 de julho de 2006. Vídeos acessados pela internet

Cooperifa - Canal Periférico:

http://il.youtube.com/watch?v=dV077mnMypU, acesso em 27de maio de 2010.

Cooperifa - Jogo de s:

http://il.youtube.com/watch?v=oxdEbQXi0v0&feature=related, acesso em 15 de janeiro de 2010.

Cooperifa - Marília Gabriela entrevista Sérgio Vaz (P/1):

http://il.youtube.com/watch? v=f8NP9c4Fdx4&feature=related, acesso em 17 de fevereiro de 2010.

Cooperifa - Marília Gabriela entrevista Sérgio Vaz (P/2):

http://il.youtube.com/watch? v=6V_Qh68KDpw&feature=related, acesso em 17 de fevereiro de 2010.

Cooperifa - Marília Gabriela entrevista Sérgio Vaz (P/3):

No documento waldinesilvamiranda (páginas 120-176)

Documentos relacionados