• Nenhum resultado encontrado

PARÂMETRO RECOMENDAÇÃO DO FABRICANTE

5.4 Grau de conversão

5.4.1 Preparo dos corpos de prova dos cimentos resinosos para GC

Foram utilizados quatro cimentos resinosos cujos fabricantes, lotes, modo de ativação e composições são descritos no Quadro 3. Inicialmente, os cimentos passíveis de fotoativação tiveram seu espectro de absorção de luz determinado por Espectrofotômetro (Spectrophotometer UV VIS NIR UV 3600, Shimadzu, Kyoto, Japan). As pastas base e catalisadora dos cimentos RelyX U200 e ARC foram dispensadas em bloco de papel (3mm de comprimento), manipuladas com espátula metálica por 10 segundos, e aplicadas sobre lâmina de vidro formando uma película fina. Sem realizar nenhuma fotoativação, a lâmina foi posicionada no espectrofotômetro para a medida da absorbância inicial de cada cimento. Uma porção do cimento Veneer foi aplicada sobre lâmina de vidro formando uma película para o mesmo procedimento. Novas porções dos mesmos cimentos foram dispensadas, manipuladas, aplicadas sobre uma lâmina de vidro e fotoativadas para nova medida de absorbância.

Nos grupos experimentais, o cimento foi fotoativado através da cerâmica IPS e.max CAD avaliados na primeira fase, sorteando-se um único corpo de prova representativo das variáveis em estudo, definidas após a análise dos resultados de transmissão de luz: espessura (2, 3 ou 4mm), translucidez e cor (HTA2, LTA2, HTA3, LTA3, HTA3.5 e LTA3.5), totalizando 18 corpos de prova de cerâmica, de acordo com o Quadro 4. Foram eliminados nesta fase os fatores cor A1 (estatisticamente semelhante a A2) e as espessuras de 1mm (já descrita como condição favorável na literatura) e 5mm (semelhante a 4mm nas análises de transmissão de luz). Os corpos de prova de todos os cimentos (n=3) foram confeccionados em 3 blocos completos casualizados por sorteio, totalizando 20 grupos. Durante todo o procedimento, os fotoativadores foram aferidos com radiômetro para luz halógena e LED (ECEL) para registro das intensidades médias das fontes de luz (um registro a cada 5 corpos de prova de cimento confeccionados com cada aparelho).

Quadro 3 – Cimentos resinosos utilizados no estudo: marcas comerciais, lote,modo de ativação e composição. CIMENTO RESINOSO (Fabricante) Lote Tipo Cor MODO DE ATIVAÇÃO COMPOSIÇÃO

RelyX U200 Clicker (3M ESPE) Lote: 509517 Autoadesivo Cor: A2 Dupla ativação (Química + fotoativado)

BASE: pó de vidro tratado com silano (45- 55%p), ácido 2-propenóico, 2-metil1,1’-[1- (hydroxymetil)-1,2-ethanodyl] éster, dimetacrilato de trietileno glicol (TEGDMA), sílica tratada com silano (1-10%), fibra de vidro, persulfato de sódio e per-3,5,5- trimetil-hexanoato t-butila.

CATALISADOR: pó de vidro tratado com silano (45-55%p), dimetacrilato substituto, sílica tratada com silano, p- toluenosulfonato de sódio, 1-benzil-5-fenil- ácido bárico, sais de cálcio, dióxido de titânio, vidro de borosilicato

RelyX ARC Clicker (3M ESPE) Lote: 1312201018 Convencional Cor: A1 Dupla ativação (Química + fotoativado)

PASTA A: Bis-GMA, TEGDMA, zircônia, sílica, pigmentos, amina e sistema fotoiniciador.

PASTA B: Bis-GMA, TEGDMA, zircônia, sílica, peróxido de benzoíla.

RelyX Veneer (3M ESPE) Lote: 1236400155 Convencional Cor: Translúcido Física

(Fotoativado) BisGMA, TEGDMA, zirconia, sílica (60% p) e polímero dimetacrilato, pigmentos e sistema fotoiniciador 66%p de partículas (0,6mm) C&B Clicker (Bisco) Lote: 1200006534 Cor: Universal

Química BASE: Bis-GMA, Bis-EMA, dimetacrilato, sílica, vidro fundido, fluoreto de sódio, amina terciária.

CATALISADOR: Bis-GMA, TEGDMA, sílica, peróxido de benzoíla.

Quadro 4 – Aleatorização para a confecção dos corpos-de-prova de cimentos resinosos (RelyX U200, U; RelyX ARC, A; RelyX Veneer, V; C&B, C) considerando- se a cerâmica de translucidez (HT, LT) espessura (2, 3 e 4mm) e cor (A2, A3 e A3.5)

para cada fonte de luz (LED e HAL) alternadamente (1 e 2). Cerâmica CIMENTO HAL LED

1- HT2A2 V A U 1 2 2- HT4A2 V A U 2 1 3- HT3A3 U V A 1 2 4- HT2A3.5 A U V 2 1 5- LT2A2 U V A 1 2 6- LT2A3.5 U A V 2 1 7- LT3A3.5 U V A 1 2 8- HT3A2 U A V 2 1 9- HT2A3 A U V 1 2 10- HT3A3.5 V U A 2 1 11- LT3A2 V A U 1 2 12- LT3A3 A V U 2 1 13- LT4A3 A U V 1 2 14- HT4A3 U V A 2 1 15- HT4A3.5 U V A 1 2 16- LT4A2 U V A 2 1 17- LT2A3 V A U 1 2 18- LT4A3.5 A V U 2 1 19- CONTROLE POSITIVO A U V 1 2 20- CONTROLE NEGATIVO U A V -- -- 21- C&B -- -- -- -- --

Para a análise do grau de conversão dos cimentos resinosos, um único operador preparou todos os espécimes. Os cimentos duais RelyX U200 e ARC foram manipulados de acordo com as instruções dos fabricantes, dispensados por clicker em bloco de papel (3mm de comprimento das pastas base e catalisadora) e manipulados por 10 segundos com espátula de metal. A mistura foi posicionada sobre lamínula de vidro (0,16mm de espessura), uma tira de poliéster colocada sobre o cimento e outra lamínula de vidro sobreposta a esta tira de poliéster. O conjunto foi então posicionado sobre um bloco de resina composta (15 x 15 x 4mm, na cor A2 – Tetric Ceram, Ivoclar Vivadent), para simular um substrato padronizado (Figura 5). Foi utilizado ainda o cimento fotoativado RelyX Veneer considerando-se as mesmas condições experimentais, não sendo necessária apenas a fase de manipulação, visto ser apresentado como pasta única.

Figura 5 – Bloco de resina composta posicionado na balança de precisão (A). Lamínula com o cimento resinoso posicionada sobre bloco de resina (B).

A fotoativação foi realizada com LED (Bluephase, Ivoclar Vivadent) ou HAL (Demetron, Kerr) por 30 segundos, sob pressão de cimentação de 30±5g, em balança de precisão. Nos grupos controle positivo de cada cimento de dupla ativação nenhuma barreira foi utilizada e a fotoativação foi realizada diretamente sobre a tira de poliéster, para cada fonte de luz (Figura 6).

Figura 6 – Ponteira posicionada sobre a lamínula (A) para a fotoativação direta do cimento resinoso (B).

Nos demais grupos experimentais o cimento foi fotoativado através da interposição da cerâmica (Figura 7), de acordo com o grupo.

A B

Figura 7 – Fotoativação através do bloco cerâmico: (A) LED, (B) HAL

Nos grupos controle positivo de cada cimento de dupla ativação nenhuma cerâmica foi utilizada e a fotoativação foi realizada diretamente sobre a tira de poliéster. Três corpos de prova dos cimentos U200 e ARC foram confeccionados sem fotoativação para avaliar o padrão de polimerização química, sendo que após a manipulação e posicionamento entre as lamínulas de vidro e tiras de poliéster o cimento foi mantido sob pressão estática de 30 gramas por 15 minutos. Três corpos de prova do cimento C&B foram obtidos da mesma forma. Todos os corpos de prova foram armazenados à temperatura ambiente protegidos da luz por 5 dias. A espessura de película dos cimentos foi medida com paquímetro digital (Mitutoyo, Japan).

Documentos relacionados