• Nenhum resultado encontrado

Preposição essencial; indicatempo futuro (Ex.: Meu encontro com Daiana é daqui a três horas) ou espaço (Ex.: Estou a três quadras da casa de Marcelo).

EXERCÍCIOS DE ORTOGRAFIA 1) Preencha as lacunas com:

A: Preposição essencial; indicatempo futuro (Ex.: Meu encontro com Daiana é daqui a três horas) ou espaço (Ex.: Estou a três quadras da casa de Marcelo).

a) A loja fica...poucos quilômetros daqui.

b)...instantes li sobre a Festa do Pinhão, em Lages.

c) Eles não vão à loja porque... mais de dois dias a mercadoria acabou. d)...três dias que todos se preparam para a festa junina.

e) Esse fato aconteceu ... muito tempo.

f) Os alunos da escola dançarão quadrilha daqui ...oito dias. g) Ele estava...três passos da casa de André. h) ...dois quarteirões fica o supermercado. 4) Preencha as lacunas com:

Muito: Advérbio de intensidade. Pode reforçar o sentido de um adjetivo ou de um advérbio. Muito, muitos, muita, muitas: Pronomes indefinidos. Se aplicam à 3ª pessoa do singular ou plural, quando considerada de um modo vago e indeterminado.

a) Haverá……….. dificuldades.

b) Esses exercícios me ajudaram………para estudar para a prova.

c) Gosto………. de dançar, pois faço aulas de samba desde pequenina. d) Você conheceu………….pessoas.

e) Elas são………simpáticas.

Exercícios de Concordância Verbal

Os exercícios abaixo enfatizam o deslocamento do sujeito. Preste atenção, pois a organização da oração pode confundir um pouco. Leia e complete com a alternativa adequada:

1 - Não ... , pois, no futebol brasileiro, razões para angústias, uma vez que não ..., no gramado de nossos estádios, talentos incomparáveis.

a) pode existir - falta b) podem existir - falta c) podem existirem - faltam d) podem existir - faltam e) pode existir - faltam

2 - Para os que estavam bem treinados, ... alguns minutos, mas aos inexperientes nem três horas ... para concluir o teste.

a) bastariam - seriam suficientes b) bastariam - seria suficiente c) bastaria - seria suficiente d) bastaria - seriam suficientes e) bastaria - seriam suficiente

3 - Já ... hoje os três representantes da Argentina; ... ainda os participantes que ... do Uruguai.

a) chegou - restam - vem b) chegou - resta - vem c) chegaram - resta - vêm d) chegaram - restam - vêm e) chegaram - restam - vem

4 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta: a) Será que existe no Brasil autores tão importantes quanto ele? b) Sairá amanhã os resultados do concurso.

c) Faltam só três minutos para o meio-dia.

d) Se ele fosse o diretor, não ocorreria tantas desistências. e) Acho que convém medidas imediatas.

5 - Assinale a alternativa em que a concordância está correta: a) Acontecem, todos os dias, as mesmas complicações. b) Geralmente cabe ao homem as primeiras iniciativas. c) Não constava no edital as datas das provas.

d) Este jogo vai terminar sobrando muitas cadeiras vazias.

6 - Tendo em vista as regras de concordância, assinale a opção em que a forma verbal está correta:

a) Existe na atualidade diferentes tipos de inseticidas prejudiciais à saúde do homem. b) Pode provocar sérias lesões hepáticas, os defensivos agrícolas à base de DDT.

c) Faltam aos países subdesenvolvidos uma legislação mais rigorosa sobre os agrotóxicos. d) Persistem por muito tempo no meio ambiente os efeitos nocivos dos inseticidas clorados. e) Possue elevado grau de toxidade os defensivos do tipo fosforado.

7 - (Univ. Fed. BA) - Toda a verdade dos fatos ..., ainda que ... as revelações. a) será apurado - doa.

b) serão apurados - doa. c) será apurada - doam. d) será apurado - doa. e) serão apurada - doam.

8 - (Univ. Fed. BA) - O meio passa a ter sentido graças às necessidades e aspirações do homem. Que valor ... os bens materiais se não ... as necessidades do homem e se não ... aspirações?

a) teria - fosse - existisse b) teriam - fossem - existisse c) teriam - fossem - existissem d) teria - fossem - existissem e) teriam - fosse - existissem

9 - (UB-MG) - Nas duas margens, ... relva abundante; contudo, lá onde ... ervas perigosas, no matagal, é que ... os bois e os cavalos.

a) crescem - existem - pastavam. b) cresce - existem - pastavam. c) cresce - existe - pastava. d) cresce - existe - pastavam. e) crescem - existe - pastava.

Exercícios de Concordância Nominal 1. Complete os espaços com um dos nomes colocados nos parênteses. a) Será que é __________________ essa confusão toda?

(necessário/ necessária)

b) Quero que todos fiquem ________________. (alerta/ alertas)

c) Houve ____________ razões para eu não voltar lá. (bastante/ bastantes)

d) Encontrei ____________ a sala e os quartos. (vazia/vazios)

e) A dona do imóvel ficou __________ desiludida com o inquilino. (meio/ meia)

2. (FUVEST) “Na reunião do Colegiado, não faltou, no momento em que as discussões se tornaram mais violentas, argumentos e opiniões veementes e contraditórias.”

No trecho acima, há uma infração as normas de concordância. a) Reescreva-o com devida correção.

b) Justifique a correção feita.

3. Reescrever as frases abaixo, corrigindo-as quando necessário.

a) “Recebei, Vossa Excelência, os processos de nossa estima, pois não podem haver cidadãos conscientes sem educação.”

b) “Os projetos que me enviaram estão em ordem; devolvê-los-ei ainda hoje, conforme lhes prometi.”

4. Como no exercício anterior.

a) “Ele informou aos colegas de que havia perdido os documentos cuja originalidade duvidamos.”

b) “Depois de assistir algumas aulas, eu preferia mais ficar no pátio do que continuar dentro da classe.”

5. Reescrever as frases abaixo, corrigindo-as quando necessário.

a) “Faziam apenas dois meses que ela ficara viúva e mais de uma proposta de casamento apareceram; porém, deviam haver sérios motivos para ela recusá-las.”

b) “Se for levado em consideração as necessidades imediatas da escola, a reforma das instalações terão prioridade.”

Anexo 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DO ENSINO

DISCIPLINA: ESTÁGIO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA I COLÉGIO DE APLICAÇÃO

Professora: Maria Izabel de Bortoli Hentz Professora regente da turma: Fernanda Müller

AULA 3A, 3B e 3C.

Estagiários: Clair Leal do Nascimento e Ruan Mariano. Série: 7ª série - turmas A, B e C.

Data: 19/06/2012 - terça-feira.

Horário da aula: 09h00min às 9h50min - 1 h/a (Turma 7C); das 10h00min às 10h50min – 1 h/a (Turma 7A); das 10h50min às 11h40min – 1 h/a (Turma 7B).

Tema: Impostação da voz e expressão oral

Objetivos Gerais

- Inferir a leitura como exercício indispensável para a expressão oral; - Expressar-se oralmente de maneira adequada em sala de aula.

Objetivos específicos

- Desenvolver exercício de leitura oral, a fim de propiciar a impostação da voz e postura na hora da fala;

-Desenvolver exercícios que produzam diferentes efeitos de expressão;

Conhecimentos Trabalhados

Leitura silenciosa e em voz alta de diferentes textos literários, exercitando-se a expressão oral, a pronúncia, a impostação de voz, e o ritmo da leitura.

Metodologia

Será feita a leitura silenciosa e em voz alta, de diferentes textos literários. Os textos estudados serão a fábula O sapo e o boi, de Jean de La Fontaine, O espelho, de Mário Quintana, e Os cavalinhos, de Jorge de Lima.

Durante a aula, serão feitos exercícios de leitura coletiva e individual das poesias e de fábula que foram previamente selecionadas. Cada aluno receberá uma cópia dos textos a serem trabalhados.

A aula vai começar com uma primeira aproximação entre os estagiários e os alunos, verificando-se se estes gostam de ler livros, e quais livros são de sua preferência. Em seguida, será explicado como as atividades serão desenvolvidas. Após a explicação, será feita a leitura do conto O sapo e o boi pelos estagiários Clair e Ruan. A leitura dele será feita em forma de

jogral. Nessa leitura, cada um dos participantes tem a sua vez de ler o texto, e precisa respeitar o seu turno de fala, os sinais de pontuação, o ritmo de leitura, a clareza na expressão das palavras, e a impostação da voz .

Na sequência, o mesmo exercício será feito pelos alunos, sendo que a leitura silenciosa do texto eles já fizeram, acompanhando os estagiários no exercício anterior.

O próximo exercício será a leitura do poema O espelho, de Mário Quintana. A leitura do mesmo será feita em voz alta pelo estagiário Clair, enquanto os alunos acompanham o exercício.

Em seguida, cada um dos alunos vai fazer a sua leitura do poema em voz alta, observando as orientações passadas pelos estagiários. O próximo exercício é a leitura do mesmo poema em forma de jogral pelos alunos, sendo combinado no momento da leitura o turno em que cada um deve ler o texto. Em seguida, cada aluno receberá um segundo poema, que é Os cavalinhos, de Jorge de Lima. Cada um deles vai fazer a leitura silenciosa do texto e em seguida, em voz alta. No caso de sobrar tempo, será feita a leitura dos textos Querias que eu falasse de poesia, de Mário Quintana e Cantigas, de Jorge de Lima.

Serão observadas na hora da leitura de cada aluno:  a postura;

 a expressão oral;  a impostação da voz;  a clareza;

 o ritmo;

 o respeito aos sinais de pontuação; Recursos didáticos:

Folhas impressas, papel cartolina, pincel atômico.

Avaliação:

Cada aluno será avaliado de acordo com a sua dedicação e desempenho durante a aula, bem como na realização das atividades propostas.

Referências:

LA FONTAINE, Jean de. Fábulas de Esopo. São Paulo: Scipione, 2001.

LIMA, Jorge de. Novos poemas: poemas escolhidos. 3. ed. Rio de Janeiro: Lacerda, 2005. QUINTANA, Mario. Quintana de bolso: Rua dos Cataventos & outros poemas. Porto Alegre: L & PM Pocket, 2008.

2.7 Reflexão sobre a prática pedagógica no ensino de Língua Portuguesa em atividades extraclasse:

Apresentado o planejamento do projeto extraclasse, a seguir apresentaremos nossas reflexões sobre a nossa prática docente extraclasse aula a aula. Como fazia parte de uma atividade complementar, notamos que nem todos os alunos convidados compareceram nas aulas. Em geral, cerca de 5 alunos por grupo participaram de cada aula abaixo discutida.

Aula 1: O conteúdo trabalhado com os alunos foi caligrafia, organização textual,