• Nenhum resultado encontrado

4.2. Projecto de Investigação implementado em 2009/

4.2.1. Primeira Fase: diagnose

Período: 14 de Dezembro de 2009 e 4 a 12 de Janeiro de 2010, correspondendo a 4 aulas de 90 minutos;

Objectivos: Na primeira fase pretendeu-se fazer uma primeira aferição (não exaustiva), no que concerne o domínio das competências de pensamento crítico e criativo, bem como da competência de Uso de Língua Estrangeira, produção oral e interacção (que se pretendeu mais concreta, uma vez que a turma já tinha sido avaliada a este nível e conhecia os instrumentos em causa).

Após o desenvolvimento das competências citadas, realizaram-se exercícios semelhantes, procurando deduzir que domínio os alunos demonstraram das mesmas comparativamente a esta primeira aferição.

Domínio de referência: “O Mundo à Nossa Volta” Procedimentos:

No início do projecto, em Dezembro, foi apresentado à turma o vídeo “Grocery Store Wars” 9 que, em 5,51 minutos, apresenta uma paródia do filme “Star Wars”, adoptando um pequeno grupo de marionetes habilmente criadas com vegetais orgânicos. O vídeo produzido pelos Free Range Studios, cujo lema é creativity with a conscience, pretende educar os

9

consumidores sobre os benefícios destes produtos (a força do bem) em guerra com a engenharia genética, a irradiação e os químicos tóxicos (a força do mal).

Instrumentos:

Fichas de orientação de trabalho: comentário crítico (pensamento crítico) e guião (pensamento criativo); grelha de auto-avaliação da produção oral e interacção (anexo 1).

4.2.1.1. Competência em foco: Pensamento Crítico Actividade: elaboração de um comentário crítico (fig.1).

Para aferir a capacidade de reflexão e pensamento crítico dos alunos, foi- lhes solicitado que se juntassem em grupos de três ou quatro elementos (constituídos sem qualquer interferência por parte do professor) e respondessem às questões abaixo discriminadas, elaborando de seguida um comentário crítico. A turma visualizou novamente o vídeo, e alguns grupos manifestaram a necessidade de repetir a visualização a fim de reconhecer e recordar conhecimento pré-existente (em particular, relativamente à série de filmes “Star Wars”), observar, recolher e categorizar informação. Os alunos, em grupo, relacionaram conteúdo dos filmes e do vídeo e organizaram a sua informação, tendo solicitado a ajuda da professora para clarificar os objectivos do exercício. Alguns alunos tiveram pronunciada dificuldade em entender o que se pretendia com o exercício, mas todos o fizeram. Num ou outro caso, o exercício foi reformulado porque os alunos não tinham visto a série de filme “Star Wars”. Assim sendo, os alunos fizeram o exercício considerando a adaptação de um livro a um filme, tendo surgido imediatamente várias ideias.

Group work

AIM: Show that you’re able to be reflexive and think critically. Topic: The World Around Us

Exercise: Bear in mind both the film “Star Wars” and the video “Grocery Store Wars”.

1. Try to describe which steps have Store Wars’ producers taken to adapt the film “Star Wars” to the video “Store Wars”.

 How did producers take advantage of the film “Star Wars” to produce such a video as “Grocery Store Wars”?

 Which standards did producers follow to convey ideas and information in the video?

2. Write a review, describing step by step how they went about achieving their goal.

Figura 4 - Ficha de orientação de trabalho: comentário crítico

4.2.1.2. Competência em foco: Pensamento criativo (fig.2) Actividade: elaboração de um guião para a produção de um pequeno vídeo.

Na aula seguinte foi pedido aos alunos que elaborassem guiões para a produção de um pequeno vídeo, tendo em atenção o exercício abaixo discriminado.

Group work

AIM: Show that you’re able to think creatively. Topic: The World Around Us

Exercise:

Write a script for a short video (up to 5 minutes), remembering that film is a visual medium. Write the pictures, sounds and speeches.

You may either set it up on ”Grocery Store Wars” or write a different one, remaining faithful to the central idea of a struggle between two forces: the evil and the good.

A maioria dos alunos compreendeu o exercício sem problemas e realizou- o com expressa alegria. Dois grupos sugeriram a produção de um vídeo resultante do script, enquanto outros colocaram a hipótese de dramatizar o conteúdo do guião (os alunos ainda não tinham conhecimento de que a criação de um vídeo estaria incluído no trabalho de projecto). De facto, dois grupos realizaram o vídeo mas nenhum dramatizou o guião.

4.2.1.3. Competência em foco: Produção e interacção oral Após as actividades de avaliação formal da produção oral e interacção em ambiente de sala de aula, os alunos procederam à sua auto-avaliação baseados na grelha elaborada para o efeito (anexo 1). Salienta-se que ao reconhecerem e identificarem as suas dificuldades nas diferentes componentes, os alunos estão intelectualmente envolvidos na tarefa, pondo em prática competências relativas ao pensamento crítico (Paul & Elder, 2007).

Actividade: Debate: alimentos orgânicos/alimentos transgénicos

A orgânica do debate integrou diferentes fases: uma fase de preparação em casa, com a pesquisa de informação na Web, e uma fase de preparação na aula, relembrando as competências a mobilizar contempladas na grelha de auto - avaliação da produção oral e interacção (anexo 1), mais particularmente as estratégias de resolução de problemas de comunicação (componente estratégica), com o fim de permitir uma maior consciencialização do processo caracterizado pela interacção, e que se pretendeu natural, autónomo e eventualmente livre de inibições. A fase de desenvolvimento ocorreu nas duas aulas seguintes, compreendendo a utilização contextualizada das competências e dos conhecimentos activados previamente, de modo a responder com eficácia a cada situação de comunicação (Ministério da Educação, 2001). Assim os alunos foram divididos aleatoriamente em dois grandes grupos (em cada uma das turmas), a ser subdivididos em duas equipas, constituídas por 5/6 alunos cada. Metade da equipa apoiou a posição dos alimentos orgânicos, enquanto a

outra metade “atacou” este grupo de alimentos, em defesa dos GMO’s (genetically modified organisms).

A moderação do debate foi realizada por um aluno não incluído em nenhum desses grupos.

No fim da actividade, os alunos procederam à avaliação formal do seu desempenho com base na ficha mencionada (anexo1), reflectindo sobre os seus problemas de comunicação e sobre as estratégias a utilizar para os ultrapassar. Esta avaliação foi seguidamente negociada com a professora/orientadora do projecto.

4.2.2. Segunda Fase: pensamento crítico e pensamento criativo