• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – CARATERIZAÇÃO DA ÁREA EM ESTUDO

CAPÍTULO 3 – MODELO DE ANÁLISE PARA SANTO ANTÃO

2. PRIMEIRO FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE SANTO ANTÃO

Figura 11: Imagem alusiva ao festival da Gastronomia

Fonte: Montagem realizada por Rony Jesus

Comer bem é sempre um prazer. Venha desfrutar momentos agradáveis connosco. Caracterização geral do evento

No festival da gastronomia o visitante pode degustar, participar ativamente na preparação, ou como simples espectador, desvendando alguns segredos da gastronomia da ilha. Neste festival haverá showcooking do prato típico nacional de Cabo Verde, a “catchupa” rica e pobre, bem como práticos típicos da ilha de Santo Antão, tais como a “Caldeira de cabrito com feijão”, o “Caldo de peixe”, o “Midju in gron” - Feito a base dos grãos do milho verde e feijão - ou o Guisado de “Manel Antone” - feito a base de fruta-pão, mandioca, banana verde, inhame, cortados aos cubos, entre outros. Como aperitivo ou simples petisco estarão disponíveis a já famosa Moreia frita, percebes, Búzios, Polvo e Lagosta. Igualmente estarão disponíveis produtos de doçaria típica da ilha em que não faltará “Bolo de mel” o “Doce de papaia, Coco, ou Carmelo,” ou o “Cuscuz com mel” Prentém, Camoca, Filhós, Fongo, entre outros. Também outros produtos de grande referência como o queijo fabricado de forma artesanal, ou a famosa `Linguiça de porco´, ou o Chouriço de sangue, não faltarão. Tudo

isso ao som de uma boa morna ou uma coladeira, apresentado ao vivo por um grupo convidado.

Efeitos esperados - Objetivos do evento

O evento tem como principal objectivo promover aspectos da cultura local neste caso a gastronomia, através do showcookingcom interacção entre o cozinheiro e o visitante, permitindo trocas de experiências e intercâmbio cultural. Como objectivos específicos temos os seguintes:

 Pretende-se também que haja um aumento do emprego para a população residente,

dando oportunidade ao desempregado, a dona de casa e o recém-formado a procura do seu primeiro emprego. Deste modo haverá respeito pela sustentabilidade do evento visto que a gastronomia está relacionada com a cultura local, para além de haver interacção entre a cultura indígena, representada pela gastronomiae o turista, pois é o interesse do turista pelas culturas locais que ajuda a sustentar e a recuperar as práticas culturais tradicionais.  Estimular o resgate de cozinheiros talentosos, levando assim à valorização da população residente e gastronomia local;

 Dinamizar assim o empresariado local.

 Aumentar da estadia por parte do turista durante este período de tempo;

Através da realização deste evento não se pretende que haja criação de grandes empreendimentos turísticos, é fundamental que haja alojamento suficiente para a procura, recorrendo a reabilitação de habitações tradicionais já existentes ao mesmo tempo que se fornece todo o conforto ao visitante. E para quem o conforto não é o considerado essencial pode recorrer a tendas feitas de palha e outros materiais locais, bem decoradas com artigos produzidos por artesões locais, iluminadas com candeeiros tradicionais, colchões de palha, e disponibilidade de tambores ou garrafões de água, disponibilidade de uma casa de banho pública, possibilitando o mínimo de conforto, a um preço muito acessível.

Participantes

Farão parte deste evento cozinheiros oriundos da ilha, não tem que ser profissional, basta saber cozinhar com requinte, pode ser uma mãe desempregada, um filho a procura do primeiro emprego, um pai apaixonado pela culinária, ou uma avó experiente. Estes serão previamente seleccionados por um júri credível. Só participarão os melhores, os que apresentarem os pratos mais genuínos e que saibam explicar por palavras simples o modo de confecção, sendo que terão tradutores disponíveis. A qualidade do prato vai ser o ponto

forte deste festival, pois deve-se oferecer boa qualidade ao visitante e já foi visto durante a revisão da bibliografia que a qualidade é considerada uma das premissas básicas para a satisfação do visitante.

Produtos expostos

Todos os dias haverá um showcooking de uma iguaria diferente, por exemplo, na confecção do “doce de papaia” “do queijo cabra” da “catchupa” ou do “Caldo de peixe”. O cozinheiro deverá apresentar a sua especialidade e o visitante terá oportunidade de degustar, participar e partilhar truques com o cozinheiro durante sua confecção. Dependendo do tipo de refeição, ou iguaria haverá tascas diferentes, sendo que haverá tascas para sobremesas e doçaria, pratos principais, aperitivos e petiscos.

Público-alvo

O público-alvo deste evento serão visitantes estrangeiros e nacionais e apreciadores da cozinha de Santo Antão.

Tipo de feira

Trata-se de uma feira regional que envolve todos os residentes da ilha.

Datas de Realização: Periodicidade / horário do evento

O evento terá a duração de uma semana e será realizado anualmente. O festival da gastronomia decorrerá durante o mês de Dezembro, pois, nesta altura é habitual estar muitos emigrantes de férias e visitantes oriundos da europa, na “fuga” ao frio. O evento funcionará o dia inteiro das 9 horas às 21 horas.

Local

Este evento será realizado no concelho da Ribeira Grande, com a participação de cozinheiros dos três concelhos.

Quanto custará a entrada ao evento?

A entrada ao evento terá um custo simbólico de 2 euros com degustação gratuita dará acesso á todas as tascas. Cada visitante receberá um bilhete de entrada com o número respectivo. Os cozinheiros servirão pequeno-almoço, almoço e jantar, dependendo da tasca e da hora que o visitante chegar, visto que o evento decorrerá das 9 horas às 21 horas, o preço de cada refeição será de 3 euros, sem inclusão de bebida ou sobremesa. As tascas

de aperitivos ou sobremesas terão um custo de 1euro e meio. No final de cada dia será apresentado umworkshop da catchupa rica e da catchupa pobre, sendo esta o prato típico Nacional de Cabo Verde. O visitante poderá participar sem custo adicional e terá uma oferta de uma pequena marmita cheia ao visitante número 50.

As tascas serão construídas ao ar livre, feitas com materiais locais e facilmente desmontáveis, totalmente equipadas, com todo o material de cozinha, ingredientes para confecção dos alimentos, entre outros. Cada participante/trabalhador da feira será remunerado de acordo com as horas de trabalho prestadas. Os lucros serão destinados a criação de um fundo para financiar as futuras feiras.