• Nenhum resultado encontrado

PRINCIPAIS SÍMBOLOS RELIGIOSOS DE ALGUMAS RELIGIÕES

No documento CADERNO PEDAGÓGICO ENSINO RELIGIOSO (páginas 41-49)

OBJETIVO

Conhecer e identificar símbolos de algumas tradições religiosas, estabelecendo a relação entre seus significados.

CONTEÚDO

Símbolos religiosos: principais símbolos religiosos de algumas religiões.

CONVERSANDO SOBRE

A linguagem dos símbolos religiosos está na arquitetura, pintura e escultura dos templos, nas vestes dos monges e sacerdotes, nos objetos e elementos usados nos cultos, na forma gestual e sonora dos cânticos litúrgicos, entre muitos outros exemplos.

Na seqüência, apresentamos alguns exemplos de símbolos com significados religiosos.

A pomba é o símbolo da paz e, para muitos cristãos, é também o símbolo do Espírito Santo.

O sol pode ser o símbolo do poder da vida para algumas tradições nativas.

Na Umbanda, uma das tradições afro-brasileiras, a chave é usada para representar a abertura dos caminhos da felicidade.

As flores usadas nas cerimônias religiosas de muitas tradições podem representar diferentes significados: amor, gratidão, devoção, homenagem, etc.

<

?

Na tradição da Ordem Rosacruz, a rosa aparece no centro de uma cruz, simbolizando o potencial latente do ser humano a ser trabalhado para que se desabroche em consciência, amor e sabedoria.

Para alguns grupos cristãos, a cruz simboliza a vitória, a ressurreição de Cristo.

O som do sino pode representar o chamado para a oração e a adoração para alguns grupos cristãos, ou a sabedoria de Buda para os budistas.

Entre muitos outros significados, a vela simboliza para algumas religiões a fé. Acender uma vela pode representar, para algumas pessoas, um pedido a Deus, a um santo ou a um anjo com a intenção de obter um favor divino.

As vestimentas cerimoniais ou os paramentos usados nas cerimônias religiosas são vestes simbólicas para distinguir os oficiantes na cerimônia. Entre algumas tradições cristãs, como a católica, a ortodoxa e a anglicana, representam a ordem ou o grau do sacerdócio dos oficiantes do ritual. A cor das vestes está relacionada ao tempo litúrgico ou ao tipo de cerimônia. Os paramentos roxos são usados na quaresma, no advento ou em ocasiões fúnebres; o branco e o dourado, em ocasiões festivas, como a Páscoa; o vermelho simboliza o sangue e é usado em cerimônias que celebram os mártires – o vermelho e o amarelo são também símbolos do Espírito Santo e cores usadas na festa de Pentecostes. Para o tempo litúrgico comum, os paramentos são verdes.

42

C IC L O I

O incenso, usado em diversas religiões, tem múltiplos significados, como meio de purificação dos ambientes, homenagem à divindade ou adoração. Algumas tradições cristãs, como a católica, a ortodoxa e a anglicana, usam o incenso em cerimônias solenes. Nessas celebrações, o incenso é trazido em um turíbulo e representa adoração e ascensão das preces a Deus.

Os ícones são imagens simbólicas presentes principalmente nas igrejas ortodoxas. Essas imagens sagradas são consideradas como pontes ou janelas para Deus e são usadas nas práticas devocionais.

A imagem de Yemanjá é um símbolo usado nos cultos das tradições afro- brasileiras. Yemanjá é o Orixá feminino, venerada no Candomblé como divindade das águas salgadas, protetora da vida, do amor e das famílias. Na Umbanda, é a rainha do mar e mãe de todos os Orixás. Na forma de uma linda mulher que emerge das águas, Yemanjá é símbolo da maternidade para os adeptos das tradições afro-brasileiras.

O símbolo do yin e yang, no Taoísmo, uma religião da China, representa o movimento de duas energias presentes no Universo, de duas polaridades: masculino/feminino, positivo/negativo, razão/intuição. O Taoísmo busca o equilíbrio e a paz entre todos os seres.

A Roda da Lei, símbolo do Budismo, simboliza o ciclo de renascimento, chamado dharma. Segundo os seguidores dessa religião, Buda a colocou em movimento. O Budismo ensina que devemos ter compaixão por todos os seres.

A estrela de Davi, de seis pontas, ou selo de Salomão, é um dos símbolos do Judaísmo. Ela fulgura na bandeira do Estado de Israel. O Judaísmo enfatiza a necessidade de cumprir a justiça, a qual deve estar vinculada à prática da caridade.

O hilal, lua crescente, símbolo do Islamismo, tem relação com o calendário lunar, que ordena a vida religiosa dos muçulmanos. O Islamismo é uma religião que propaga uma irrestrita submissão e fidelidade a Deus.

O OM é um mantra que representa a perfeição. Ele é o som sagrado para os seguidores do Hinduísmo. Assim como a cor branca é a reunião de todas as cores, o OM é a reunião de todos os sons, é a semente de todas as preces. Muitas pessoas buscam a união com o “todo” através do yoga.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS

RECURSOS NECESSÁRIOS

Fotos de símbolos de algumas religiões.

Alguns símbolos com significados religiosos, como vela, pão, vinho, uma rosa, cruz, um livro sagrado. Cópias de texto. Cartolinas. Folhas A4. Giz-de-cera. = = = = = =

44

C IC L O I

ATIVIDADE 1

=O abraço grupal, uma eficiente vivência de sensibilização, faz as pessoas sentirem-se acolhidas e aceitas no grupo. Como formar um abraço grupal?

- Oriente os estudantes a se posicionarem em círculo, o mais próximo possível, braços nos ombros ou cintura, estreitando o círculo.

- Durante o abraço, pode-se falar brevemente sobre o seu significado e sobre os sentimentos que se pretende vivenciar por meio dele, tais como: aceitação, respeito, união, companheirismo, entre outros.

- Pode-se concluir a vivência cantando e se movimentando ao ritmo de uma canção. A canção que segue é uma boa sugestão.

CANÇÃO DO ABRAÇO

Um abraço dado Um abraço dado Muito amor nos traz De bom coração Desarma a violência É como uma bênção E constrói a paz Uma devoção

(Domínio público)

ATIVIDADE 2

=Promova a reflexão sobre o significado dos diferentes tipos de abraço.

=Como sugestão, aprofunde a reflexão apresentando aos estudantes as informações e os desenhos do livro “A terapia do abraço”( KEATING, 1997).

=Explique que, além do abraço, é costume, em diversas culturas, usar outros gestos (ritos) para cumprimentar ou saudar as pessoas.

=Apresente as seguintes questões: Como as pessoas se cumprimentam em nossa cultura? Quem sabe como é o cumprimento no Japão, na Índia, etc.? Nas tradições religiosas de nossa comunidade, como é realizado esse gesto? Esclareça que o abraço da paz faz parte também do culto religioso em algumas tradições cristãs.

=Explique que os diferentes modos de cumprimento são linguagens simbólicas e que, além dos gestos, existem objetos e elementos diversos usados como símbolos para representar e comunicar idéias religiosas e não religiosas.

ATIVIDADE 3

=Organize, sobre uma mesa, uma exposição com diversos símbolos de algumas religiões para os

estudantes observarem e depois explique o significado de cada um.

ATIVIDADE 4

=Oriente a leitura e a interpretação do texto “Os símbolos religiosos”. Depois, transcreva, em cartolinas, estrofes do texto para serem ilustradas com desenhos pelos estudantes.

=Exponha as produções num varal didático.

OS SÍMBOLOS RELIGIOSOS

Iris Boff

Tudo o que existe É bom e sagrado A vida é triste Sem o cuidado. A Terra dá para a gente Tudo o que ela contém Assim todo o ser vivente É Divino também.

Animais, vegetais minerais De riqueza escondida São símbolos e sinais Do mistério da vida.

Imagens, cores, formas são De mostrar pelos sinais A mensagem da religião De amor, esperança e paz. Todo o símbolo que é sinal Do Mistério e do Sagrado É riqueza universal Merece ser respeitado.

46

C IC L O I

ATIVIDADE 5

=

Exemplos: o significado da água, vela, óleo, vestimenta de culto, estampas, palavras e frases em camisetas, alianças do casamento, flores, pão, vinho, etc.

=Organize álbuns do conhecimento sobre os símbolos pesquisados para compartilhar o conhecimento construído com outras turmas e familiares.

AVALIAÇÃO

- Organize a turma em equipes. Solicite que cada equipe escolha um símbolo religioso e busque mais informações sobre ele. Solicite que façam os registros por escrito ou com desenhos e os apresentem à turma.

- Cabe lembrar que todas as atividades são processos pelos quais se podem avaliar a metodologia adotada e o desempenho dos estudantes, a fim de sanar as dificuldades evidenciadas.

Pesquise o significado de símbolos usados em algumas tradições religiosas da comunidade.

No documento CADERNO PEDAGÓGICO ENSINO RELIGIOSO (páginas 41-49)

Documentos relacionados