• Nenhum resultado encontrado

PROBLEMAS DE LÓGICA.

No documento Revista: Politécnica nº5 (páginas 49-52)

Automação Doméstica

1. PROBLEMAS DE LÓGICA.

No número anterior desta revista foi posto um problema cujo texto seguidamente se transcreve:

«Uma pessoa diz a outra: "Eu tenho o dobro da idade que tu tinhas quando eu tinha a idade que tu tens e quando tiveres a idade que eu tenho a soma das nossas idades será 63". Qual a idade de ambas?»

Solução

Uma análise atenta do problema mostra que há três situações distintas a considerar: uma situação presente, uma situação passada e uma situação futura. Designando por x e por y as idades das pessoas na situação presente e admitindo que a situação passada ocorreu z anos antes e a futura ocorrerá w anos depois, as idades das pessoas nestas situações serão as indicadas no quadro seguinte:

em que as equações 1 e 2 traduzem os dados do problema correspondentes à relação entre a situação presente e a situação passada e as equações 3 e 4 os dados do problema correspondentes à relação da situação futura com a situação presente.

As equações 1. 2, 3 e 4 constituem um sistema cuja resolução conduz aos seguintes resultados: x = 28

y = 21

SITUAÇÃO PASSADA SITUAÇÃO PRESENTE SITUAÇÃO FUTURA

Idade da 1.ª pessoa: x-z Idade da 1.ª pessoa: x Idade da 1.ª pessoa: x+w

Idade da 2.ª pessoa: y-z Idade da 2.ª pessoa: y Idade da 2.ª pessoa: y+w

Equação 1: x=2.(y-z) ______________________ Equação 3: y+w=x

"Sê Empreendedor - incentivos ao financiamento das tuas ideias"

Dr. Filipe Carvalho (Direcção Regional de Economia do Centro);

Drª Maria Fátima Tavares (Coordenadora do Gabinete de Apoio às PME);

Drª Arminda Araújo (Empresária e antiga aluna do ISPGaya). Seminário realizado no dia 09 de Abril de 2002.

Resumo: Escolher um curso superior é um passo difícil e importante nas nossas vidas, mas criar o nosso "próprio emprego" é um passo bem maior. O nosso desempenho irá depender, fundamentalmente, da capacidade que revelarmos para interiorizar a inovação, isto é, para passarmos dos projectos aos produtos, tornando-se para tal necessário identificar a multiplicidade de formas e apoios financeiros que possam estar disponíveis.

"Qualidade e Competitividade"

Engº Manuel José G. L. Moura, Director da Qualidade e Ambiente - Gestluz, Consultores de Gestão; Consultor Sénior para as áreas de Gestão da Qualidade e Ambiente. Conferência realizada no dia 30 de Abril de 2002. Resumo: Numa empresa a qualidade, os prazos e os preços de custo estão relacionados. A empresa que vende um produto ou um serviço procura dar aos seus clientes uma satisfação tão completa quanto possível dentro dos limites de um compromisso escrito ou oral. Ao mesmo tempo a empresa procura realizar benefícios e manter o seu preço ao mesmo nível que o dos seus concorrentes.

A Gestão da Qualidade tem por finalidade conciliar estes dois objectivos fundamentais:

A satisfação do cliente, a rentabilidade da empresa. Pode-se definir a Gestão da Qualidade como um mecanismo regulador por meio do qual as componentes da qualidade são mantidas num valor óptimo, do ponto de vista da empresa e do ponto de vista do cliente.

"O Processo de Criação de Conhecimento e os SI" Mestre Anabela Sarmento, Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto;

Investigadora do Centro Algoritmia da Universidade do Minho.

Conferência realizada no dia 3 de Abril de 2002. Resumo: O conhecimento, e a sua gestão, assumem, actualmente, um papel crítico para o sucesso e competitividade das organizações.

Apesar de já se ouvir falar em gestão do conhecimento, na prática as acções que facilitam a sua criação e gestão são escassas, fruto de perspectivas divergentes acerca do mesmo fenómeno e da dificuldade em criar ambientes onde a partilha seja a palavra de ordem.

Atendendo a este cenário, com esta conferência procura- se explicitar e partilhar um entendimento sobre

conhecimento, seus tipos, processo e condições favoráveis à sua criação.

Finalmente, numa época onde, por um lado, a dependência tecnológica é cada vez maior, e por outro lado, as

tecnologias facilitam o acesso a determinado tipo de informação, não se poderia deixar de procurar uma ponte entre a criação de conhecimento e os Sistemas de Informação.

"CRM - O Cliente no Centro da Organização" Dr. Fernando Coimbra Lopes, Senior Account Executive - Vanenburg Business Systems.

Conferência realizada no dia 7 de Março de 2002. Resumo: O mercado empresarial Europeu está a viver tempos de grandes mudanças e reestruturações dinâmicas. Há uma pressão crescente nas empresas para redefinir o enfoque das capacidades tecnológicas e das estratégias de gestão, por forma a tornar a transacção individual numa relação informacional com o cliente, que se quer lucrativa e duradoura. O valor e ciclo de vida do cliente são rácios que ganham significado e importância crescente para os gestores.

Neste sentido, o CRM como estratégia empresarial implica não só dispor de software adequado que permita gerir a relação com os clientes mas, mais que isso, supõe um novo planeamento estratégico, com a consequente redefinição funcional e redesenho dos processos de negócio.

Seminários • Conferências •

Workshops

Participação do ISPGaya na Didáctica 2002 Mais uma vez, o ISPGaya participou na Didáctica 2002 realizada na Exponor, entre os dias 9 e 12 de Maio, no âmbito do 7º Salão de Produtos e Serviços para a Educação e Ensino. Das várias representações presentes, a do ISPGaya sobressaiu, mais uma vez, pela mostra de projectos e pela realização in loco de trabalhos específicos. Este ano, apresentamos algumas inovações quer em termos de estética do ‘stand’ quer em termos de novos trabalhos. Destes destacam-se os trabalhos de Robótica e a evolução da maquete da MRH. A localização do ‘stand’ esteve também em destaque, o que nos permitiu ter um impacto grande junto dos visitantes.

CONDIÇÕES DE ACESSO 2002/2003

Escola Superior de Ciência e Tecnologia

- Engª. Electrónica e de Automação

- Engª. das Telecomunicações e Computadores - Engª. Informática

Titularidade de um curso do ensino secundário.

Realização de uma prova específica: Matemática ou Física.

- Informática de Gestão

Titularidade de um curso do ensino secundário. Realização de uma prova específica: Matemática, Física, Geografia ou Economia.

- Contabilidade e Gestão

Titularidade de um curso do ensino secundário.

Realização de uma prova específica: Matemática, Economia, Direito ou Geografia.

O ISPGaya disponibiliza, ainda, vagas para os regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência; Concursos Especiais e Regimes Especiais.

Escola Superior de Desenvolvimento Social e Comunitário

- Administração Pública Regional e Local - Turismo

- Intervenção Social e Comunitária

Titularidade de um curso do ensino secundário. Realização de uma prova específica: Filosofia, Francês, Geografia, História, História das Artes Visuais, Inglês, Literatura Portuguesa, Português, Psicologia ou Sociologia.

No documento Revista: Politécnica nº5 (páginas 49-52)

Documentos relacionados