• Nenhum resultado encontrado

Os problemas encontrados através da aplicação do checklist de heurísticas na ferramenta MagicDraw estão descritos abaixo:

B.1 – O sistema falha em algumas telas em seguir o

padrão de botões. A falta de padrões nos botões acaba

deixando o usuário perdido e sem saber o que fazer. Por exemplo, ao clicar em criar um diagrama, não aparece a opção de fechar a janela ou cancelar a ação, como pode ser visto no Screenshot 9, dando a impressão ao usuário de que ele realmente precisa criar o diagrama. O problema foi classificado como nível de severidade 2.

B.2 – O padrão de botões do sistema não é claro e deixa o usuário perdido não oferecendo a opção de “salvar” as ações realizadas. O usuário fica sem ter certeza de que os

dados inseridos foram gravados. Por exemplo, ao clicar nas especificações de uma classe > atributos e tentar criar um atributo o sistema direciona o usuário para o Screenshot 10. Essa tela possui os campos do atributo para serem preenchidos mas os botões presentes não afirmam ao usuário que estas informações serão salvas. As opções são “Close”, “Back” e “Help” e as informações

do atributo são salvas automaticamente sem nenhum feedback do sistema ao usuário. O problema foi classificado como nível de severidade 4.

B.3 – Em prompts de múltiplas janelas o sistema falha no quesito navegação. Os títulos de janelas derivadas

de uma janela principal são alterados sem fazer nenhuma referência a janela de origem, o que deixa o usuário perdido. Por exemplo, a janela “Specification of property unnamed3”, como pode ser visto na Figura B.3,

é uma janela derivada da janela principal “Specification

of class test”. Por tal motivo, o título da janela secundária deveria fazer alguma referência a janela principal, algo como “Specification of class test > Property unnamed”. O problema foi classificado como nível de severidade 4.

B.4) Muitas vezes as opções de menus não se encaixam em categorias lógicas ou são entendidos prontamente pelo usuário. Quando o usuário visualiza o

botão “forward”, como pode ser visto não Screenshot 11, a impressão é de que ao clicá-lo o usuário será levado para a próxima opção da árvore de menus. Entretanto esse não é o comportamento do sistema. O botão “forward” direciona o usuário para telas aleatórias, o critério de direcionamento não fica claro. O problema foi classificado como nível de severidade 3.

Screenshot 9

Fonte: MagicDraw

Screenshot 10

98

B.5 – Ao longo do sistema, nas telas de especificação de informações sobre elementos do projeto, o sistema nunca requere confirmação do usuário para salvar os dados inseridos. As

informações são salvas automaticamente e de uma forma confusa, pois o usuário não é informado de forma simples que as informações inseridas foram salvas. O problema foi classificado como nível de severidade 4.

B.6 – O sistema não pede confirmação do usuário antes de deletar diagramas e elementos do projeto.

A exclusão do elemento selecionado do projeto é realizada de forma automática sem o usuário confirmar que deseja realizar tal ação. O problema foi classificado como nível de severidade 3.

B.7 – Menus possuem muitos níveis de profundidade sem real necessidade. Como pode

ser visto no Screenshot 12. O problema foi classificado como nível de severidade 2.

B.8 – Os labels e os campos de formulários não são distinguidos visualmente ou tipograficamente. A

forma que os formulários são mostrados confunde o usuário, pois parece visualmente mais com uma tabela do que com um formulário de inserção de dados, como pode ser visto no Screenshot 13. O problema foi classificado como nível de severidade 2.

B.9 – Algumas técnicas usadas para chamar a atenção do usuário são desnecessárias e em vez de ajudá-lo a se localizar acabam atrapalhando.

Campos de formulários ao serem clicados, por exemplo, são expandidos e os seus labels coloridos com um azul saturado – que destoa do

resto do layout – sem a real necessidade tornando a visualização do formulário difícil. O problema foi classificado como nível de severidade 2.

B.10 – Cor azul saturado é utilizada na árvore do projeto na janela “Containment” para labels sem real necessidade. O problema foi classificado como

nível de severidade 1.

B.11 – Quando ocorre algum erro na geração de

código o sistema não emite nenhum som que ajude o usuário a identificar que um erro ocorreu. O

problema foi classificado como nível de severidade 2.

B.12 – A descrição de erros gerada após o usuário tentar gerar código fonte do projeto não é clara. O usuário

não consegue através do erro informado saber exatamente o que aconteceu, qual o problema e suas

Screenshot 1

Fonte: MagicDraw Fonte: MagicDraw Screenshot 11 Screenshot 12 Fonte: MagicDraw Screenshot 13 Fonte: MagicDraw

99

consequências. O sistema informa que existe um erro no modelo. Porém, o sistema não informa para o usuário qual o erro e, mais grave ainda, que em decorrência deste erro a geração de código falhou. Ver Screenshot 14. O problema foi classificado como nível de severidade 4.

B.13 – O sistema possui pop-ups com mensagens de erro que não são claras e não ajudam o usuário a entender o que realmente aconteceu. Por exemplo, ao tentar gerar um arquivo XML do projeto, ocorre o erro presente no

Screenshot 15 que não é autoexplicativo, a mensagem não é clara. O problema foi classificado como nível de severidade 3.

B.14 – O sistema modulariza demais as tarefas a serem executadas, dividindo as tarefas em janelas diferentes sem real necessidade. Por

esse motivo ás vezes muitas informações que o usuário gostaria ou precisaria visualizar não podem ser acessadas. Quando o usuário acessa as especificações de uma classe, por exemplo, e tenta criar uma nova operação, o mesmo é direcionado para uma nova tela. Esta tela não possui informações sobre a classe da qual a nova operação está sendo criada. Caso, o usuário, depois de criar a operação desejasse criar um parâmetro novo, o mesmo é então direcionado para uma nova tela que não possui informações da classe ou da operação recém-criada. Esse excesso de telas confunde o usuário e o priva de visualizar informações que possam vir a ser importantes. O problema foi classificado como nível de severidade 4.

B.15 – Campos opcionais de formulários não são distintos dos campos obrigatórios. O usuário não

sabe qual campo deve preencher obrigatoriamente e qual não deve. O problema foi classificado como nível de severidade 2.

B.16 – Quando um elemento é criado com um nome muito grande o sistema não quebra a string em pedaços. Por exemplo, na flecha 1 do

Screenshot 16, na janela “Containment” o sistema insere rolagem lateral para que o usuário possa ler o nome completo do

Fonte: MagicDraw Screenshot 14 Fonte: MagicDraw Screenshot 15 Screenshot 16 Fonte: MagicDraw

100

elemento. Já, na flecha 2 na janela do diagrama, o sistema também não quebra a string em pedaços e o usuário é obrigado a ter o elemento da mesma largura que o nome definido. O problema foi classificado como nível de severidade 2.

B.17 – As telas de inserção de dados apresentam muitos campos que não são estritamente necessários, o que torna as telas muito grandes com quantidades excessivas de informações e difícil de usar. Informações que não

são essenciais deveriam ser mostrada apenas caso o usuário deseje. O problema foi classificado como nível de severidade 3.

B.18 – Existem mais de 20 tipos de ícones no sistema, quando o recomendado é que existam até 20 ícones diferentes. O problema foi classificado como nível de severidade 1.

B.19 – Pontos e underscores não foram usados para indicar o comprimento de campos em formulários. O

problema foi classificado como nível de severidade 1.

B.20 – Entradas de dados e diálogos não indicam o número de caracteres disponíveis em um campo. O problema

foi classificado como nível de severidade 1.

B.21 – Usuários não tem acesso a um mapa espacial do menu on-line. O problema foi classificado como nível de

severidade 1.

B.22 – O sistema não oferece os atalhos “find next” e “find previous” para buscas na base de dados. O problema

foi classificado como nível de severidade 1.

B.23 – Os usuários não podem escolher entre display de informações em formato de ícones ou textual. O

problema foi classificado como nível de severidade 1.

B.24 – O sistema não executa tradução de dados para os usuários. O problema foi classificado como nível de

101

Documentos relacionados