• Nenhum resultado encontrado

13,5% 9,8% 4,2% 4,2% 4,5%

estabeleça toda uma infra-estrutura teve que ser criada e organizada.

“Os grandes proprietários industriais e das grandes empresas

comerciais são, em razão da dimensão de suas atividades, grandes consumidores do espaço”. Corrêa (1989)

Por meio do gráfico 06, com dados colhidos no resort podemos verificar que quase 90% do fluxo de clientes provêm de São Paulo, Distrito Federal e Goiás. No caso dos fluxos elevados de São Paulo, podem ser explicados pelo registro equivocado dos hospedes, que fazem conexões nessa cidade, sendo essa a que consta nos registros de origem. Portando nos dados relativos a São Paulo, constam hospedes de várias outras localidades, tanto do Brasil como os de outros países, já que São Paulo absorve todas as conexões de vôos.

Em entrevista realizada em 10\02\2008, o Senhor Munir José Calaça, gerente comercial informou que o resort recebe muitos hospedes vindos de fora do país, mas a maior procura é por parte de hospedes de origem japonesa, já que este país é muito adepto dos banhos termais. Mas ele ressaltou também a grande freqüência de americanos, alemães e franceses, em sua maioria pessoas a procura do contato com a natureza.

Mas a gerência ressalta que a procura por hóspedes de fora do país é uma meta que o resort está investindo para ter acesso. A estrutura interna está pronta para essa nova investida de mercado e que a inserção do resort na mídia mundial é uma meta de crescimento.

Para reforçar essas ações a empresa fecha com a TAM Linhas Aéreas uma parceria onde essa empresa passa a ser a transportadora oficial do Rio Quente Resort, isso ocorreu em 18 de Junho de 2002. A primeira etapa do acordo assinado entre as duas empresas previa uma média de 15 freqüências semanais para o resort até o mês de agosto, num contrato de R$ 20 milhões. Depois com a ampliação da oferta de unidades de hospedagem, o resort passa a receber 18 fretamentos semanais, somando um investimento de R$ 38 milhões. Outra novidade que ocorreu nessa ocasião foi o acordo de parceria foi que os pacotes para o Rio Quente Resort, tradicionalmente comercializados pela Valetur, passaram a ser vendidos também

170 pela TAM Viagens. Isto significou um acréscimo de 23 pontos de vendas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. A Valetur que já contava com 44 lojas, que atendiam preferencialmente a região Sul do país. A parceria marcou ainda o processo de internacionalização do resort: foi a partir de julho daquele ano que os pacotes para o resort passam a ser vendidos também pelo escritório da TAM em Buenos Aires, na Argentina. Segundo Carlos Mauad, diretor de novos negócios do Rio Quente Resorts, esse contrato garantiu um crescimento sustentável do empreendimento que tem o foco em qualidade e flexibilidade de pacotes, para atender os clientes.

4.2.2 – Os fluxos de serviços e trabalhadores

Juntamente com esses produtos é também importante lembrar que o fluxo de mão de obra também é grande, e vem de toda a região. Com dados colhidos na empresa elaboramos a tabela á baixo que mostra a procedência dos prestadores de serviço do resort.

Tabela 10: Procedência dos prestadores de serviços no Rio Quente Resorts,

2008

Fonte: Rio Quente Resorts. Org. GOMES, N. G. U., 2008

Como a maioria vem de Caldas Novas, com toda a certeza a cidade se beneficia desses contratos e usa a cidade como apoio ou mesmo como sede dessas empresas. Caldas Novas é também uma cidade que recebe muitos turistas e tem um parque hoteleiro considerável. Obviamente muitas empresas se estabelecem nesta área para prestar serviços tanto em Caldas Novas como em Rio Quente.

Dentre a porcentagem denominada outros, foi constatada a maioria entre dois pólos emissores, São Paulo que segundo dados da gerencia em torno de 10%, e o outro Uberlândia, já que a administração tem grandes empresas nesta cidade. Mas o resort recebe prestadores de serviço de todo o país e até mesmo de fora, embora esses dados não são registrados.

Além da mão de obra que vem de fora para prestar serviços, existe também outra que é aquela contratada efetivamente, que trabalha em período integral na Pousada do Rio Quente Resort. Como isso sempre foi comum no resort, a administração criou ao longo do tempo soluções que ajudaram a minimizar essa realidade.

Para atrair as pessoas quando a cidade de Rio Quente ainda não era emancipada e não oferecia nenhuma estrutura ou infraestrutura básica. A empresa destinou uma área fora do complexo para ali construir algumas casas e oferecer a estes trabalhadores que vinham de fora.

Criaram assim uma Vila que depois de vários anos de uso se ampliou e constitui outra comunidade aparte fragmentando o espaço do município. Nesta vila que originalmente servia de moradia para a gerência e altos empregados, hoje já é bem mais maleável e abriga moradores que trabalham em vários setores do resort. Essa vila é denominada pelos funcionários como Vila Dos Casados, pois era essa a condição que a empresa impunha para se conseguir uma destas casas. Ser casado e ter uma família.

Com essa comodidade oferecida a empresa conseguia atrair alguns funcionários de fora da região e assim suprir a falta de mão de obra especializada em hotelaria e turismo. Hoje isso já não é mais um problema, pois vários cursos desse segmento são oferecidos em Caldas Novas, Morrinhos e região. A população local também através dos tempos aprendeu a sair em busca de conhecimentos e essa vila está de certa maneira obsoleta, embora ainda habitada e fervilhante.

172 Ainda existe no resort outra espécie de alojamento para empregados, só que para os solteiros. É um prédio de apartamentos no Bairro Esplanada que abriga esses funcionários e assim dentro do resort é comum brincadeiras e jogos entre os funcionários de um ou outro estado civil.

Além dessas modalidades de habitação dos funcionários efetivos, a empresa forneceu dados, que comprova que a grande maioria de seus funcionários, quase 80% do total efetivo, vem de Caldas Novas e Morrinhos.

Para que esse acesso de funcionários fosse realizado de forma menos onerosa para todos, empresa e os próprios funcionários, a empresa fechou parcerias com as empresas de transporte da região e coloca diariamente a disposição dos funcionários ônibus de transporte que fazem esses caminhos em vários horários tanto de dia como de noite para maior conforto desses funcionários que moram nestas cidades.

Além disso, as empresa de transporte de Caldas Novas que faz a linha até a cidade de Rio Quente trabalha essa linha com diferencial, colocando muitos horários e cobrando uma tarifa bem reduzida. O mesmo acontece em relação as empresas que fazem a linha Morrinhos e a cidade de Rio Quente, essa empresa utiliza o nome de linhas semi-urbanas. Isso significa que a empresa cobra um valor menor pela passagem e que todos os horários entre Caldas Novas e Morrinhos passam pela Pousada do Rio Quente, facilitando e tornando possível para esses trabalhadores um transporte entre seu local de trabalho e sua residência. Segue a tabela de horários fornecida pela Empresa de Transporte Paraúna, a responsável por essa linha no estado de Goiás.

DE CALDAS NOVAS P/ POUSADA E MORRINHOS

ÔNIBUS SEMI-URBANOS ... 06:15 - 07:00 - 08:00 - 09:00 - 10:00 - 11:30 - 12:30 - 14:00 - 15:45 - 16:30 E 18:00 HS

ÔNIBUS RODOVIÁRIO ... 20h30min HORAS

DA POUSADA PARA CALDAS NOVAS

ÔNIBUS SEMI URBANOS... 06:40 - 07:40 - 08:40 - 09:40 - 10:40 - 11:40 - 12:40 - 14:40 - 15:40 - 16:40 - 18:40 HS

que liga Caldas novas a Morrinhos, com 58 km de extensão. Para se chegar até Rio Quente é necessário entrar na Estrada Municipal 507 e a distância entre Caldas Novas e Rio Quente é de 28Km e de Morrinhos a Rio Quente de 52 Km. Essas estradas são bem conservadas e de pista simples, mas como o tráfego é intenso a população costuma sempre trafegar em baixa velocidade e assim tentar evitar acidentes. Esses ônibus que fazem este trajeto estão sempre com uma taxa de ocupação elevada, principalmente nos primeiros e últimos horários onde esse fluxo se intensifica, apesar de ser segundo a empresa por passageiros que de alguma forma prestam serviços em Rio Quente ou na Pousada. O que tem que ser lembrado é que a empresa fornece transporte gratuito para essas duas localidades nos horários de troca de turno fazendo assim o transporte de seus empregados por conta própria.

Figura 46: Mapa localização sem escala das rodovias que ligam a cidade de Rio

Quente no estado de GO

Fonte: DNIT, GO/ Ministério dos Transportes. Org. Gomes, N. G. U. 2008

174 A empresa sempre busca trazer para cargos de chefia vários funcionários e executivos de fora da região para trabalhar em suas atividades de ponta. Geralmente os cargos de chefia são ocupados por pessoal de fora.

A seguir temos uma tabela que comprova esses dados. Apesar dos dados apresentados serem genéricos, só apresentando o estado de procedência é possível verificar que São Paulo onde se concentram a maioria das empresas e, portanto a maior parte dos executivos é o estado mais relevante na emissão de mão de obra qualificada.

Na atualidade os cargos de maior relevância dentro da empresa são ocupados por executivos com essa origem. Esses geralmente trabalham no Rio Quente Resort por aproximadamente 3.5 anos em média segundo dados da empresa.

Como o resort é cada vez mais uma empresa de importância tanto no setor de hotelaria com o de entretenimento com seus parques e shows é necessária uma diversificação maior na contratação de seus colaboradores, e ao mesmo tempo também se criam novas necessidades de mão de obra diferenciada.

Tabela 11: Procedência do pessoal com cargos de chefia, no Rio Quente

Resort. 2008

Procedência do Pessoal com cargos de