• Nenhum resultado encontrado

1. INTRODUÇÃO

2.5. Procedimento de análise de dados

As informações provindas das entrevistas e dos questionários foram agrupadas em blocos temáticos, conforme apresentadas na seção Resultados, e as respostas de cada questão dos questionários foram organizadas em tabelas, agrupadas e categorizadas para análise.

Um trabalho concomitante à análise de dados foi a construção de categorias descritivas, sistematizando os relatos dos professores em comportamentos operantes. As questões abertas permitiam múltiplas respostas, de acordo com o repertório de cada professor, e, para buscar regularidades, foi feito o exercício de “traduzir” as expressões usadas na linguagem comum para descrições funcionais, e unir termos semelhantes que, no dado contexto, indicam uma mesma classe de respostas. Na literatura não foram encontradas categorias de comportamentos pró-éticos, então foram utilizados como referências estudos que abordam comportamentos morais (Gomide, 2012), e também comportamentos sociais, pró-sociais, problemas de comportamento e habilidades sociais.

Procurou-se estabelecer categorias mutuamente excludentes e que permitissem a replicação da caracterização de forma mais próxima possível. Para este alinhamento, foi feito um teste de intersubjetividade, com pesquisadores colaboradores que tiveram acesso às respostas dos professores e as categorias e subcategorias pré-estabelecidas. Foi solicitado que para cada resposta marcassem a categoria que melhor correspondia. A partir de um teste inicial foram feitos ajustes, e novos testes, até existir maior porcentagem de correspondência entre as classificações dos pesquisadores. As categorias e subcategorias aqui apresentadas contêm textos descritivos que serão apresentados junto aos Resultados.

Unindo as três partes do Questionário, houve a categorização das respostas de 19 questões, e para todas estas, o professor poderia escrever mais de uma resposta. Por exemplo, ao perguntar “Além dos conteúdos previstos no currículo oficial da escola, o que você ensina

aos seus alunos?” (questão 2 da Parte 1), um participante (E1P01) responde “Valores, comportamentos e curiosidades ora trazidas do mundo social”. Está mesma resposta se insere em três categorias diferentes, e por isso, o número total de respostas categorizadas é sempre igual ou superior ao número de participantes.

Houve questões em que foram discriminadas subcategorias, considerando o detalhamento de cada resposta. Neste caso, é possível que uma mesma resposta de um professor a uma questão esteja em duas subcategorias diferentes, que estão na mesma categoria mais ampla. E então duas formas diferentes de análise são apresentadas: nas questões nas quais se julgou relevante expor as subcategorias, estas diferenças foram consideradas; nas questões analisadas de modo mais geral, considerou-se apenas uma resposta por categoria para cada professor. Para elucidar vejamos a resposta de outro participante (E1P13) para a mesma questão do exemplo anterior, na qual ele diz que ensina aos alunos “Hábitos saudáveis no estilo de vida; o repúdio à violência; não discriminar o próximo (por quaisquer motivos); o respeito ao próximo; o senso de cidadania; a importância da disciplina e organização para a convivência em grupos; noção de bons modos”. Cada citação da resposta foi classificada em uma subcategoria, e depois se considerou uma única resposta por subcategoria e em seguida, uma única resposta por categoria, como mostra o Quadro 02. Ao diminuir a quantidade de citações, considerando apenas uma resposta por subcategoria ou categoria, é feita apenas uma síntese, considerando que o professor relata comportamentos de uma mesma classe de respostas.

Quadro 02 – Exemplo da categorização da resposta de um professor.

CATEGORIAS Comportamentos pró-éticos

Vida diária e autonomia Boas maneiras SUBCATEGORIAS RESPOSTA DE P13 Co mp o rt a mento pró -ét ico em g er a l Respeito O bediência Z elo

Hábitos saudáveis no estilo de vida X

Repúdio à violência X

Não discriminar o próximo X

Respeito ao próximo X

Senso de cidadania X

Importância da disciplina X

Organização para a convivência em

grupos X

Noção de bons modos X

TOTAL 1 3 1 1 1 1

Considerando apenas uma

resposta por subcategoria 1 1 1 1 1 1

Considerando apenas uma

resposta por categoria 1 1 1

Após a categorização das respostas individuais, foi feito o agrupamento das respostas dos professores de uma mesma escola, e depois dos professores das escolas públicas e municipais. O mesmo foi feito com a primeira questão da Parte 2 do questionário, em que os professores descrevem seu comportamento de ensinar o que eles consideram comportamentos pró-éticos.

Para proteger a identidade dos participantes e suas escolas, atribuiu-se letras e números para cada participante. O grupo das três escolas estaduais participantes é representado pela sigla EE, e das escolas municipais pela sigla EM. Da mesma forma, as escolas estaduais participantes estão como E1, E2 e E3, e as municipais, M1, M2 e M3. A letra G é utilizada para se referir a gestores (ou membros da equipe técnico-pedagógica das

escolas) e a letra P ao professor participante. Assim, quando se coloca E1G1, refere-se a uma das gestoras (G1) da escola estadual 1 (E1) que respondeu à entrevista, e M1P10, por exemplo, remete a professora 10 (P10), da escola municipal 1 (M1).

Cada escola, enquanto uma organização, tem sua própria cultura, com influências de variáveis diversas, da localização, dos programas que existem, das características da equipe técnica e dos professores. O próprio currículo das escolas municipais e estaduais tem uma base diferente. Buscou-se regularidades e identificação da função dos comportamentos, porém, para não perder as especificidades de cada escola, preferiu-se realizar esta análise mais detalhada, apontando quais são as demandas identificadas que interferem no bom funcionamento na escola, relevantes para a comunidade escolar, e quais soluções poderiam ser postas, considerando os recursos e o contexto de cada uma. A base para este apontamento vem principalmente do Guia Orientador de Delineamentos Culturais em Análise do Comportamento (CARRARA et al., 2013), que oferece uma linha contínua de questões a serem levantadas antes de um planejamento cultural. Mesmo assim, a diversidade de informações oferecidas pelos gestores e professores permite análises ainda mais profundas, que poderão ser melhor exploradas em publicações futuras.

A partir dos resultados provenientes dos relatos dos professores e gestores, descreve-se a realidade da educação nestas escolas no momento atual e o que pode ser considerado uma “educação melhor”. Mundo melhor e educação melhor são conceitos um tanto amplos, que envolvem uma dimensão ética inquestionável e uma série de comportamentos articulados entre pessoas diferentes. Compreender o que as pessoas fazem, quais consequências mantém as práticas atuais, o que já tentaram fazer de diferente, o que deu certo e o que deu errado, quais foram os impedimentos, quais são os reforçadores disponíveis, em curto e longo prazo, naturais e arbitrários, estão envolvidos na proposta de uma análise cuidadosa do contexto escolar atual.