• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa utilizou dados primários e secundários. Como técnica de coleta de dados secundários, foi realizada pesquisa documental e bibliográfica. Conforme Gil (2008), este procedimento de coleta de dados utiliza materiais que ainda não receberam um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Como instrumento de coleta de dados primários são utilizados um questionário e um roteiro de entrevista. O questionário constitui uma técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas as pessoas com o propósito de obter informações sobre

46

conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamento presente ou passado, etc. (GIL, 2011).

Marconi e Lakatos (2003) informa sobre uma série de vantagens para a utilização do questionário. Economiza tempo, viagens e obtém grande número de dados. Podendo atingir maior número de pessoas simultaneamente. Permite abranger uma área geográfica mais ampla. Tende a se obter respostas mais rápidas e mais precisas. O informante tem maior liberdade nas respostas, em razão do anonimato. Traz segurança, pelo fato de as respostas não serem identificadas. Há menos risco de distorção, pela não influência do pesquisador. O informante tem mais tempo para responder e pode escolher uma hora mais favorável. Para a pesquisa, há mais uniformidade na avaliação, em virtude da natureza impessoal do instrumento. Além de obter respostas que materialmente seriam inacessíveis (MARCONI e LAKATOS, 2003).

O questionário aplicado é dividido em 7 seções. Sendo a primeira com questões acerca do perfil sociocultural e profissional dos informantes. As demais seções são compostas por um total de 68 assertivas relacionadas a indicadores e suas respectivas variáveis baseadas no referencial teórico. Na figura 1 é possível ter uma visão geral das variáveis e seus indicadores. Para maior detalhamento deste instrumento de coleta de dados, foi incluído entre os apêndices a planilha de amarração teórica das variáveis e indicadores presentes do questionário. Assim como também o respectivo questionário.

47

Figura 7 – Visão geral das variáveis da pesquisa e indicadores

Fonte: elaboração própria baseado no referencial teórico.

O questionário foi enviado de forma eletrônica para a totalidade de servidores do IFNMG através do e-mail institucional dos mesmos. Dentre estes, 50 servidores responderam. Foram excluídos 9 questionários por estarem incompletos. Assim, a amostra foi composta por 41 respondentes no total.

48

O roteiro de entrevista foi utilizado na coleta de dados primários de forma complementar aos dados da pesquisa. O roteiro da entrevista foi adaptado a partir do roteiro proposto por Souza (2019). O modelo adaptado encontra-se no Apêndice C - Roteiro de Entrevista, composto de 7 blocos de perguntas direcionadas à percepção do agente público sobre a governança e ao processo de contratação de serviços terceirizados de mão de obra. A primeira parte trata do perfil do respondente. No segundo são levantadas questões gerais sobre a Instituição. O bloco 3 pergunta sobre as práticas relacionadas. O bloco 4 foca procedimentos e estratégias de implementação. Seguido pelo bloco 5 sobre facilitadores e barreiras. No sétimo bloco questiona-se sobre os resultados e impactos. Por último, fatores relevantes.

A entrevista foi em formato semiestruturado para dar mais espontaneidade ao entrevistado (GIL, 2008). Esta técnica permite ao pesquisador desenvolver a situação da melhor forma possível (MARCONI e LAKATOS, 2011).

A coleta de dados ocorreu de quatro formas, pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista. Com isso foi possível confrontar o conjunto de dados e analisá-los de forma conjunta. Desta forma buscando responder aos objetivos da pesquisa.

⚫ Nesta pesquisa, a análise documental considera dados oriundos do Portal da Transparência do Governo Federal e os seguintes documentos de acesso público: Estatuto,

⚫ Regimento Geral,

⚫ Regimento Interno da Reitoria, ⚫ Regimento Interno dos Campi, ⚫ Manual de Compras;

⚫ Manual de Gestão e Fiscalização de Contratos; ⚫ Plano de Desenvolvimento Institucional;

⚫ Plano de Desenvolvimento Institucional; Relatórios de Gestão; Inventários Patrimoniais;

Quanto ao método entrevista, foi realizado entrevistas semiestruturadas utilizando-se do roteiro elaborado pelo autor, disponível no apêndice.

Para participar das entrevistas foram convidados 6 gestores de áreas distintas: administração, planejamento, licitações e contratos, gestão de pessoas e tecnologia da informação. As

49

entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior análise e interpretação junto aos demais dados da pesquisa.

As entrevistas foram direcionadas aos gestores cujo perfil remete a participação nos processos de planejamento das contratações. Através de um enfoque indutivo, tentaremos obter informações a partir das percepções dos atores locais, colocando em suspenso suas percepções sobre o tema que está sendo estudado.

A aplicação da entrevista foi no próprio local de trabalho do entrevistado, no horário de expediente da instituição, em horário pré-agendado pré-determinado. O entrevistador foi o próprio pesquisador, utilizando de dispositivo de gravação de áudio para posterior transcrição e análise, também com o registro de notas ao longo da entrevista.

3.3ANÁLISEETRATAMENTODOSDADOS

As entrevistas tiveram seu conteúdo transcritos e classificados em categorias segundo indicadores propostos e analisados em conjuntos com os demais dados primários e secundários.

Através do tratamento qualitativo e quantitativo dos dados coletados em correspondência ao referencial teórico, foram realizados os tratamentos dos dados. A interpretação dos dados foi feita através da utilização da técnica análise de conteúdo e estatisticamente.

De acordo com o proposto por Bardin (2011), a análise de conteúdo é dividida em três fases. A fase inicial destina-se a leitura superficial e organização inicial dos dados gerados, definida como pré-análise. A segunda fase consistiu na transformação dos dados em categorias de análise pela exploração de todo o material. Finalmente é realizado o tratamento e interpretação dos resultados encontrados, criação de quadros e/ou tabelas para posterior interpretação.

Buscamos desenvolver conceitos e compreender padrões que surgiram a partir dos dados coletados. Respeitou-se o anonimato dos entrevistados.

50

Documentos relacionados