• Nenhum resultado encontrado

Procedimentos adotados para identificação de possíveis determinantes do nível de

Neste tópico são apresentados os procedimentos utilizados para analisar os possíveis determinantes do nível de aderência dos cursos aos pronunciamentoscontábeis quetratam de instrumentos financeiros. O Quadro 7 relaciona as variáveis utilizadas para estimação dos modelos apresentadosmais adiante.

Quadro7- Relaçãodas variáveisutilizadasnosmodelos de regressãopropostos

Variáveis Sigla Estimador

Dependentes

Nível de Aderência Bloco 1 ADC Bloco 1i Média da pontuação de aderência atingida pelo

Fonte: Elaborado pelo autor

Nível de Aderência Bloco 2 ADC Bloco 2i Média da pontuação de aderência atingida pelo

curso no bloco 2

Nível de Aderência Bloco 3 ADC Bloco3i Média da pontuação de aderência atingida pelo

curso no bloco 3

Nível de Aderência Bloco 4 ADC Bloco 4i Média da pontuação de aderência atingida pelo

curso no bloco 4

Nível de Aderência Bloco 5 ADC Bloco5i Média da pontuação de aderência atingida pelo

curso no bloco 5 Explicativas

Federal Federali Variáveldummy, assumindovalor 1para

asIESfederaise 0 para as demais. Universidade

Univers.i

Variáveldummy, assumindovalor 1para asIES cuja organizaçãoacadêmica é universidadee0 para as demais.

Carga horária Mínima CHMi Carga horáriamínima docurso.

Idade do curso IDCi Número deanosdesdea datade

constituição do curso. Exame NacionaldeDesempenho de

Estudantes

ENAi Pontuação dos alunos na prova atribuída do

curso. Índice de DesenvolvimentoHumano -

Educação

IDHEi Índice de DesenvolvimentoHumano

relativo à educação,calculadopelamédia porestado.

Área Plantada APLANi Área plantada de culturatemporária e

permanentepor estado.

Tipo de Documento PPPi Variáveldummy, assumindovalor 1para

tipo dedocumentoPPPe0para fichade disciplina.

Conceito de Qualidade do MEC CMECi Indicador de qualidadeatribuídopeloMEC

à IES.

Disciplina CONTi Variáveldummy, assumindovalor 1 para a

disciplinadecontabilidadee0 para as disciplinas definanças.

As IES analisadas por categoria administrativa podem apresentardiferentes níveis de aderência do conteúdo aos pronunciamentos sobre instrumentos financeiros. As IES são constituídas para atendimento das demandas sociais, sendo que, conforme o seu objetivo, abarcam diferentes dimensões geográficas. As instituições federais, por exemplo, abrangem, quanto ao seu fim, todo o território nacional; as estaduais são criadas com a finalidade de atender as necessidades regionais; e asmunicipais, por sua vez, as demandas locais.Comisso, em função do objetivo educacional de cada categoria administrativa, e possíveis diferenças entre oconteúdo abordado, controla-seos resultados por categoria administrativa.

As IES também apresentam estruturas diversasem relaçãoà organização acadêmica.As instituições de ensino são classificadas como universidades, centros universitários ou faculdades com base em requisitos estabelecidos que as diferem em termos de formação de corpo docente, oferta de pesquisa e extensão, autonomia para criação de cursos, entre outros. As universidades são instituições mais completas do que as demais, daí o controle donível de aderência por organização acadêmica, uma vez que podem indicar diferenças entre elas.

A carga horária mínimapode influenciar no nível de aderência doscursos, uma vez que o tempo disponibilizado para a oferta e tratamento dos pronunciamentos contábeis sobre instrumentos financeiros pelos cursos dependeria da carga horáriadisponível. Com isso, os cursos com maior carga horária possuem maiorespaçopara destinar aoensino de instrumentos financeiros, no qual são abordados conteúdos de maior complexidade (ABDEL-KHALIK;

CHEN, 2015; CHANG; DONOHOE; SOUGIANNIS, 2015; HOITASH; HOITASH;

YEZEGEL, 2017). Por outro lado, com uma carga horáriamenor, os cursos privilegiariam os conteúdos de disciplinas mais basilares da contabilidade, como, por exemplo, introdução à contabilidade, contabilidade de custos, etc.

Os cursos maisantigos, como consequência do processodeinstitucionalização, nabusca pela estabilidade e legitimação (DIMAGGIO; POWELL, 1983), conforme a teoria institucional,apresentariam maior aderência aos pronunciamentos de instrumentos financeiros. Assim, as IES de ensino com mais tempo de atuação, em tese, estariam mais adaptadas às condições sociais, mais ajustadas àsforças que determinamo ambiente em queestão inseridas.

O ENADE tem por objetivo acompanhar o processo de aprendizagem do aluno face aos conteúdos previstosnas diretrizes curricularesdos cursosde graduação (SILVA; MIRANDA; PEREIRA, 2017). Com isso, como a nota do aluno no ENADE pode estar relacionada ao conteúdo programático doscursos, o nível de aderência dos cursos se relacionaria com anota do ENADE apresentada pelo curso, sendo que o curso com maiornota poderiaapresentar maior grau de aderência.

A dimensão educação do IDH compõe os indicadores de escolaridade da população adulta e de fluxo escolarda populaçãojovem. O IDH na área da educação mensura o acesso das pessoas àescolaeonível de escolaridade. Pode serque os cursos sediadosem estados com maiornível de escolaridade, isto é, maiorIDHna área de educação, em tese, teriammaioríndice de aderência aos pronunciamentos sobre instrumentos financeiros, em função do grau de instrução das pessoas e de procurarem IES que estão alinhadas às demandas técnicas e legislação daprofissão contábil.

A áreatotalplantada de culturastemporária e permanente no estado pode influenciar a seleção do conteúdoprogramático a ser ofertado pelas IES. Por exemplo, um curso de ciências contábeis inserido em uma região eminentemente produtora rural, poderátero seu currículo delineadocom conteúdo centrado em questõesligadas à atividaderural. A atividade rural, em função dos riscosinerentes à atividade, permite autilização de derivativos climáticos para fins dehedge(HONG; SOHN,2013). Nesse sentido, o nível de aderênciados cursos em relação aos

pronunciamentos de instrumentos financeiros se relacionaria com a área plantada do estado, conjecturando que cursos deestados com maior áreaplantadateriam maior nível de aderência.

Optou-se por controlar o nível de aderência, também, por tipo de documento em que constavam os conteúdos aderentes ao instrumento de coleta de dados. Os projetospedagógicos relacionam o conteúdo ofertado pelo curso de umaforma mais resumida do que asfichas de disciplina, por isso realizou-sea distinção entre os dois tipos de documentos. Dessa forma, pode ser que os projetos pedagógicos apresentemum menoríndice de aderênciado que asfichas de disciplina.

Seguindo omesmoraciocínio, em relação ao ENADE, inseriu-se a variável CMEC na análise multivariada, para verificar a sua relação com o grau de aderência dos cursos. Ao contrário do ENADE quemede o desempenho somente dos alunos,o CMECmensura também a qualidade do curso, sendo um indicador da qualidade do processoformativo e dos insumos referentes às condições de oferta (corpo docente, infraestrutura e organização didático- pedagógica). Dessa feita, os cursos com maior CMEC, em princípio, teriam maior índice de aderência aos pronunciamentos contábeis sobreinstrumentosfinanceiros.

O conteúdo de instrumentos financeiros é abordado de formas distintas conforme a disciplina em que é ofertado. Oobjeto de estudo dos instrumentos financeiros numa disciplina de contabilidade avançada, pelo objeto da disciplina, pode ser diferente da disciplina de mercadofinanceiroede capitais(CFC,2009). Em face disso, controlou-se onível deaderência dos cursos pela disciplina na qual o conteúdo é ofertado. A aderência das disciplinas de contabilidade, teoricamente, seria maior haja vista o curso de graduação em contabilidade propor também a formação de profissionais aptos para a mensuração, reconhecimento e evidenciaçãodos fatos contábeis nasdemonstraçõescontábeis.

Portanto, com base nas variáveis acima expostas, realizou-se regressão dos dados a partir dos seguintes modelos estimados, utilizando-se erros padrão robustos à heteroscedasticidadeparaa análise depotenciais fatores relacionados aoíndice de aderência:

Modelo 1:

ADC Bloco 5,= /o + pt Federal, + P2 Univers., +// CHM, + /A IDC,+ /A ENA, + / IDHE, + / APLAN,

+@8 PPP, + e (2)

Modelo 2:

ADC Bloco 5, = /0 + /1 Federal, +/2 Un,vers., +/3 CHM, + /4 IDC, + /5 ENA, +/6 IDHE, + /7 APLAN,

Modelo 3:

ADC Bloco 5,= jo + pt Federal, + P2 Univers., +/A CHM, + /A IDC,+ /A ENA, + jIDHE, + j APLAN,

+@8 PPP, +@9 CMEC, + P9 CONT, + e (4)

Emque:

Federal: variável dummy decategoriaadministrativa; Univers.: variáveldummy de organização acadêmica; CHM: carga horáriamínima do curso;

IDC:idade do curso; ENA: nota do ENADE;

IDHE: índicededesenvolvimentohumanodeeducaçãopor estado; APLAN: áreaplantada decultura temporáriaepermanenteporestado;

PPP: variável dummypara tipodedocumentoemquefoianalisadaa aderência; CMEC: conceito de qualidade do cursodada peloMEC;

CONT: variáveldummydadisciplinaemquefoi identificada a aderência; e: termo deerrodaregressão.

No tópico4.5é apresentada aanálise dos resultadosdas regressões realizadascom base nos modelos propostos.