• Nenhum resultado encontrado

Estar atuando como professora de música na Educação Básica e em curso de licenciatura em música soteropolitano a frente dos componentes curriculares Canto Coral e Regência Coral favoreceu realizar a coleta preliminar dos dados referentes à amostra, ao contatar alguns participantes da pesquisa. Posteriormente, ao partir da amostra, os dados foram organizados com o intuito de favorecer a análise posterior, conforme a descrição a seguir de cada dado coletado e instrumento adotado.

Sobre estes instrumentos, inicialmente, será apresentada a análise das respostas dos participantes obtidas nas entrevistas semi-estruturadas, na ordem das instituições participantes, com o intuito de analisar as visões do professor e do egresso. Estas visões foram confrontadas, ao cruzar as duas informações de cada curso em uma análise única. Posteriormente, será apresentada a análise das observações das aulas ministradas dos três cursos de licenciatura em música envolvidos, com o objetivo de verificar as orientações

docentes nas performances em processo de construção e a análise das performances produzidas nos respectivos cursos e nas escolas que os egressos ministram aulas.

Para as três performances dos cursos universitários foi realizada uma única análise, de forma comparativa entre ambas, disponíveis em uma tabela (ver tabela 6). Este processo também foi realizado com as três performances escolares analisadas (tabela 7). Com todas estas informações, ao final, para responder a pergunta da pesquisa, em um processo de triangulação, todas as análises foram confrontadas e transformadas em um único parecer conclusivo.

3.4.1 Amostra a ser investigada

Estar atuando no ensino superior possibilitou verificar junto às respectivas secretarias acadêmicas dos cursos a matriz curricular, para realizar levantamento dos componentes curriculares com o foco na voz cantada e o contato dos professores responsáveis pelo desenvolvimento dos mesmos. Esta condição também contribuiu para a adesão à pesquisa por parte dos três professores universitários consultados.

Para preservar a identidade destes professores e, consequentemente, das instituições de ensino superior envolvidas, cada um dos três cursos foi representado por números. Desta forma, os componentes curriculares envolvidos é o Canto Coral, inserido na matriz curricular do Curso de Licenciatura em Música nº 01, os componentes Elementos de Canto Coral e Canto Coral Aplicado, pertencentes ao curso de Licenciatura em Música nº 02, e a Técnica Vocal, inserida na matriz curricular do curso de Licenciatura em Música nº 03.

Quanto ao contato com os professores responsáveis por estes componentes, inicialmente foi importante abordar a temática do ponto de vista de docente. Este procedimento favoreceu estabelecer uma relação de aproximidade das experiências em sala de aula, o que contribuiu de forma positiva para as etapas posteriores: a observação das aulas

ministradas e a realização das entrevistas. Segundo Souza e Pietrobon (2008, p. 1), a utilização da prática pedagógica em pesquisas educacionais encontra opinião favorável entre professores. Possivelmente este dado também refletiu na coleta de dados dos professores atuantes na Educação Básica.

Como professora também deste segmento, o convívio entre os colegas, possibilitou realizar levantamento e coletar contatos de vários professores de música, atuantes na Educação Básica local, e que realizaram sua formação nos três cursos da cidade de Salvador. Este levantamento dos egressos dos cursos de licenciatura foi ampliado, graças à colaboração dos estudantes e colegas pertencentes ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Bahia (PPGMUS-UFBA), nas diversas áreas do Mestrado e Doutorado em Música.

Por se tratar de único programa de pós-graduação da área local, há uma parcela significativa entre os estudantes que realizaram atividades de tirocínio docente em uma das instituições investigadas, além dos que atuam ou atuaram como professores das instituições participantes, ao conhecer diversos professores formados nas instituições e que atuam na Educação Básica. O conhecimento e a colaboração dos colegas oportunizou ter acesso a listas de e-mails de grupos e de turmas de estudantes, além de contatos telefônicos e da relação de escolas as quais os egressos dos cursos atuavam.

Com os dados dos egressos dos cursos, o passo posterior foi contatar os contatos levantados via telefone e por e-mail. Por telefone foi apresentada a pesquisa e checadas as informações para verificar se o egresso atendia aos critérios para participar da pesquisa. O mesmo procedimento foi realizado via e-mail, ao qual foi compartilhada uma breve apresentação da pesquisa e a forma de colaboração dos possíveis participantes. Os egressos que retornavam, verificavam-se os que atendiam aos critérios estabelecidos. Na conclusão desta etapa, a amostra dos egressos, ou professores de música da Educação Básica, totalizou a

participação de três professores. Assim, o procedimento para coletar e contatar a amostra a ser investigada pode ser representada no seguinte quadro:

Atividade Organização dos dados Período

1. Identificação dos cursos de licenciatura e respectivas matriz curricular para localização dos componentes curriculares que abordassem a voz cantada e os professores responsáveis pelos mesmos.

1.Verificação informal junto aos sites dos cursos;

2.Verificação formal na secretaria acadêmica dos respectivos cursos.

1.Junho de 2011; 2.Agosto de 2011.

2.Estabelecer contato com os professores universitários.

1.Solicitação nas secretárias

acadêmicas dos cursos,

acompanhada de carta de

apresentação, do contato dos professores (e-mail e telefone); 2. Contato inicial via telefone; 3.Encontro presencial inicial em caráter informal (para apresentar e informar as condições de participação na pesquisa);

4.Combinação para a realização da entrevista 1.Agosto de 2011; 2.Março de 2012; 3.Março de 2012; 3.Março de 2012; 4. Maio de 2012.

3. Estabelecer contato com os egressos dos cursos abordados.

1. Verificação informal com colegas da Educação Básica de contatos;

2. Verificação informal junto aos estudantes do Programa de Pós- Graduação em Música (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), visto que há uma parcela significativa estudanrttes que atuam ou atuaram como professores das instituições participantes;

3. Realização de contato com egressos com o auxílio dos estudantes do PPGMUS-UFBA (e- mail e telefone);

4.Localização e envio da apresentação e proposta para a participação na pesquisa para diversas listas de e-mails de estudantes e egressos das instituições participantes; 1.2º semestre de 2011; 2. 2º semestre de 2011; 3. Fevereiro de 2012; 4. Fevereiro de 2012; 5.Março de 2012; 6.Março de 2012; 7.Abril de 2012.

5.Conforme o retorno aos emails enviados, realização de segundo contato via telefone, para selecionar participantes3;

6.Encontro presencial inicial em caráter informal (para apresentar e informar as condições de participação na pesquisa);

7.Combinação para a realização da entrevista

Quadro 2 – Coleta das amostras

Fonte: BRAGA, pesquisa de campo, 2014.

Após a seleção e a definição dos participantes, estes foram informados com maior precisão sobre os objetivos da pesquisa e a importância do seu registro, para consentimento para participação na pesquisa e assinatura de termo de autorização para utilização dos dados coletados, conforme modelo no Apêndice A. Os dados coletados nesta fase preliminar foram registrados e organizados em uma tabela (tabela 01).