• Nenhum resultado encontrado

3 INSTITUIÇÕES ESPECIAIS PRIVADAS: UM BALANÇO DA PRODUÇÃO

4.3 Procedimentos de coleta dos dados

Este estudo buscou analisar a configuração das instituições especiais privadas por meio dos indicadores educacionais brasileiros. Para tanto, utilizou-se o censo escolar disponibilizado pelo INEP referente a 201316. Justifica- se a escolha de utilizar os dados de 2013 pelo fato de ser o último ano disponibilizado pelo censo escolar até a coleta dos dados.

Os microdados são disponíveis no site do INEP17, entretanto, é necessária a utilização de um software específico para o tratamento dos dados. Neste estudo, utilizou-se o software IBM SPSS Statistics (Statistical Packagefor the

Social Science).

Após a instalação do software, realizou-se o download dos microdados da educação básica. Em cada banco, encontravam-se três arquivos, que são: LEIA-ME, documento responsável pela descrição das variáveis; DADOS, que contém os dados dos quatro bancos (matrícula, escola, turma e docente) e

INPUT, responsável pelo acesso ao software. Para a realização desta pesquisa,

utilizou-se dois bancos: matrícula e escola.

Os dados podem ser agrupados por modalidade de ensino. Nos microdados, encontram-se três modalidades. A modalidade 1 (ensino regular) refere-se a todas as informações do ensino regular; a modalidade 2 (ensino especial – modalidade substitutiva) engloba os dados das classes especiais e instituições especiais e a modalidade 3 (EJA) concerne aos dados da Educação de Jovens e Adultos.

Neste estudo, foram utilizados os dados relacionados à modalidade 2. Apresentaremos os dados gerais desta modalidade, entretanto, o

16Para a realização do presente estudo não utilizou-se os dados dos microdados de 2014 visto que

foram disponibilizados pelo INEP somente na metade do primeiro semestre de 2015. Além de todos os dados deste estudo já estarem neste período coletados, organizados e tratados, observa-se que o formato dos dados de 2014 distinguem-se dos anos anteriores, necessitando de novas formas de acesso e tratamento dos dados, inviabilizando a inserção dos dados no trabalho.

foco de análise volta-se aos dados das instituições especiais privadas. Os dados referentes às categorias das instituições são apresentados nos resultados e compreende-se a necessidade de conceituá-las.

O MEC disponibiliza às escolas brasileiras um material intitulado “Cadernos de Instruções”, cujo objetivo é orientar os agentes escolares responsáveis pelo preenchimento do censo. Vislumbrando a clareza para informar de forma fidedigna os dados, disponibiliza-se a definição de todos os itens que estão no formulário. Segundo o Caderno de Instruções, a categoria da escola privada refere-se ao

tipo de escola com dependência administrativa privada. São quatro categorias:

Particular

Instituída e mantida por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, que cobra pelos serviços educativos prestados e não se enquadra como comunitária, confessional ou filantrópica.

Comunitária

Instituída por grupo de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas educacionais sem fins lucrativos, que incluem em sua entidade mantenedora representantes da comunidade.

Confessional

Instituída por grupo de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas.

Filantrópica

Instituída por grupo de pessoas físicas ou jurídicas com a finalidade de oferecer escolarização e/ou apoio pedagógico gratuito à população carente, sem fins lucrativos, e que atenda aos critérios da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999 (BRASIL, 2014b, p. 15). O banco de matrícula foi utilizado para ter acesso aos dados relacionados aos alunos com NEE. Primeiramente, foram rodados os dados de todos os estados, isolando a modalidade 2. Em seguida, realizados os cruzamentos para a obtenção dos dados referentes ao tipo de necessidade educacional especial, número de matrículas por dependência administrativa e categoria da instituição especial privada, etapa de ensino dos alunos com NEE matriculados nas instituições especiais e a relação idade/série18.

18Destaca-se que para obter os dados de idade/série em âmbito nacional, foram organizadas 44

tabelas, sendo necessário confeccionar um tabela para cada estado (27 tabelas) com o número de alunos a partir da série cursada e sua idade (05-18 anos). Posteriormente, os dados foram somados a partir de cada série/ano da educação básica (17 tabelas).

Para obter os dados sobre o número das instituições especiais privadas, utilizou-se o banco de escola. Em primeiro momento, foram rodados os dados de todos os estados, isolando-os por meio de seus códigos, visto que, à priori, o banco disponibiliza o dado nacional (total). Em seguida, realizaram-se os cruzamentos para obtenção dos dados referentes ao número de instituições especiais por dependência administrativa.

O Banco Escola dos microdados do Censo da Educação Básica não permite a distinção entre classe especial e escola especial. Assim, para conseguir essa informação, foi necessário recorrer a um banco de informações

online, disponibilizado pelo INEP, chamado “Data Escola Brasil”19. Esse Banco possui a funcionalidade de, com base das informações do último censo realizado, detalhar as informações de cada escola, por meio do código da escola.

Foi selecionada na página do site, estado por estado, a dependência administrativa pública (municipal, estadual e federal), em seguida, selecionou a modalidade de educação especial – substitutiva e, posteriormente, acessou todas as escolas, categorizando-as como classe especial, instituição especial e centro especializado. As escolas que ofertam classe especial são aquelas que possuem matrículas de alunos em ensino regular e educação especial. As instituições especiais são compreendias como tal quando houver matrículas exclusivamente em educação especial e os centros especializados são as instituições que obtiveram matrículas exclusivamente em educação especial e apresentaram a denominação de “centro especializado”.

19Apesar do “Data Escola Brasil” se configurar como um banco online, a coleta de dados se deu

manualmente. Para classificar as escolas, foi organizada uma tabela para cada estado brasileiro no Excel, visando categorizar as unidades como: classes, instituições e centros especializados, a partir da dependência administrativa.

5 OS INDICADORES EDUCACIONAIS DAS INSTITUIÇÕES ESPECIAIS