• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODO

3.5. Procedimentos para coleta de dados

A proposta inicial consistia na coleta de dados com uma amostra de sujeitos com AVC do sexo masculino, com idade entre 18 e 59 anos, tendo em vista que essa idade é considerada produtiva, sendo grande o impacto social e econômico, especialmente para os respectivos familiares. No entanto, em contato com o campo, observou-se nos locais de coleta, em especial no serviço de atenção domiciliar, o predomínio de sujeitos na faixa etária idosa. Além disso, observou-se que alguns sujeitos que se situavam nesta faixa etária proposta não reuniam alguns critérios de inclusão deste estudo, como por exemplo: mais de 6 meses de lesão ou ausência de um cuidador familiar que os acompanhassem há mais de 6 meses.

Em decorrência do número reduzido de sujeitos com AVC na faixa etária adulta nos locais de coleta selecionados e em detrimento da maior prevalência do AVC na população acima de 60 anos, a idade dos sujeitos foi estendida até 90 anos.

A coleta aconteceu mediante aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da Universidade Federal de São Carlos, sob parecer de número 407.176 (cf. ANEXO B1). Também foi concedida a autorização da Secretaria de Saúde da referida cidade e dos locais de coleta (cf. ANEXO B2), bem como assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (cf. APÊNDICE B1 e B2) por parte de todos os sujeitos.

Inicialmente foram realizadas reuniões com os serviços visando orientar as equipes sobre os objetivos e relevância da referida pesquisa, bem como sobre os procedimentos a serem realizados. As equipes responsabilizaram-se pela indicação dos sujeitos que estivessem em processo de reabilitação ou que tivessem passado pelo processo de alta no último ano.

Os participantes foram pré-selecionados mediante indicação das equipes dos serviços de saúde e, posteriormente foi realizada a seleção dos prontuários visando verificação dos registos para contato telefônico, que foi feito pela própria pesquisadora a fim de agendamento de triagem e identificação dos critérios de inclusão descritos anteriormente.

A equipe do Serviço 1 indicou 38 sujeitos do sexo masculino, com idade a partir de 18 anos e diagnóstico de AVC. Posteriormente, foi realizado o contato com estes na própria instituição ou por telefone para agendamento de triagem, a qual aconteceu na própria instituição ou no domicílio, de acordo com a disponibilidade apresentada pelos sujeitos.

Após esse processo, foram excluídos 19 indivíduos em razão dos mesmos não preencherem todos os critérios de inclusão da pesquisa. A Tabela 1 apresenta o detalhamento das justificativas de exclusão de cada um destes sujeitos.

Número de Sujeitos Motivos de Exclusão

1 Óbito

7 Tempo de lesão inferior a 6 meses 2 Mais de um episódio de AVC

4 Outra doença neurológica associada ao AVC – demências, doença de Parkinson, traumatismo cranioencefálico

2 Presença de cuidador familiar por menos de 6 meses 1 Não aceitação para participar da pesquisa

2 Não encontrado após 5 tentativas de contato

19 TOTAL

Tabela 1: Sujeitos do Serviço 1 excluídos da amostra

A equipe do serviço 2 indicou um total de 80 sujeitos do sexo masculino, com idade a partir de 18 anos e diagnóstico de AVC. Dos sujeitos indicados, quatro eram em comum com o Serviço 1, e por isso foram eliminados. Foi realizado contato telefônico com os 76 sujeitos para o agendamento de triagem domiciliar a fim de verificar o preenchimento dos critérios de inclusão.

Após o processo de triagem, foram eliminados 64 sujeitos em decorrência dos mesmos não apresentarem os critérios de inclusão para essa pesquisa. A Tabela 2 demonstra o detalhamento da justificativa para exclusão de cada sujeito da amostra.

Número de Sujeitos Motivos da Exclusão

6 Óbito

4 Tempo de lesão inferior a 6 meses 20 Mais de um episódio de AVC

12 Outra doença neurológica associada ao AVC - hidrocefalia, meningite, doença de Parkinson, demências.

6 Quadro de deficiência física associado ao AVC – amputação de membros inferiores, fraturas de fêmur, paralisia infantil.

2 Presença de outras doenças incapacitantes - transtorno mental grave e insuficiência renal crônica.

3 Mais de um episódio de AVC associado à outra doença incapacitante – demência, neoplasia cerebral e neuropatia periférica.

2 Menos de 6 meses de lesão associados a outra condição que não se enquadra aos critérios desta pesquisa - mais de um AVC, doença renal grave.

3 Presença de cuidador familiar por menos de 6 meses 3 Não aceitação para participar da pesquisa

3 Não encontrado após 5 tentativas de contato

64 TOTAL

Tabela 2: Sujeitos do Serviço 2 excluídos da amostra

Ao final das triagens foram selecionados 19 sujeitos do Serviço 1 e 12 sujeitos do Serviço 2, totalizando 31 sujeitos e seus respectivos cuidadores familiares.

Ao longo das análises estatísticas identificou-se que um dos sujeitos apresentou tempo de lesão superior em relação aos demais, ultrapassando 72 meses e, em decorrência desse fato foi excluído. A partir de então, a amostra passou a contar com 30 sujeitos com AVC e seus respectivos cuidadores familiares, de acordo com os critérios de inclusão desta pesquisa.

Após esse processo, os dados foram coletados em duas etapas, com cerca de uma hora cada, sendo a etapa 1 direcionada a Amostra 1, ou seja, sujeitos com AVC, com os quais foram aplicados os instrumentos: MEEM e MIF e a ficha de identificação; enquanto na etapa 2 foi

destinada a Amostra 2, ou seja, cuidadores familiares dos sujeitos com AVC, com a qual foram aplicados os instrumentos: ZBI, EVA e WB e a ficha de identificação.

A coleta dos dados foi realizada entre o período de novembro de 2013 e maio de 2014, levando de 6 meses para sua conclusão.