• Nenhum resultado encontrado

2. MÉTODOS

2.2. Procedimentos

A pesquisa bibliográfica consistiu na busca e síntese de trabalhos referentes à educação ambiental para auxílio no estabelecimento dos indicadores utilizados na análise documental. Foram utilizados artigos que contemplam: a dificuldades de implementação dos PCNs nas disciplinas da área de ciências da natureza (RICARDO; ZYLBERSZTAJN, 2002), a informalidade dos projetos de educação ambiental nas escolas (GUIMARÃES et al., 2012), projetos realizados em escolas pública e privada (COSTA et al., 2008), concepções e práticas educativas ambientais para o desenvolvimento deste tipo de trabalho (VALENTIN; SANTANA, 2006), além de estratégias para que as medidas educativas ambientais sejam efetivas (SILVA; LEITE, 2009).

A análise documental textual discursiva foi feita com os PCNs e com as DCNs EA. Os parâmetros intitulados “Meio Ambiente”, pertencentes ao nono volume dos parâmetros, foram obtidos no portal do MEC, onde estão disponíveis para download os dez volumes dos PCNs produzidos em 1997. As diretrizes foram consultadas no livro “Marcos de referência

para a prática da educação ambiental: do local ao global, da escola à comunidade” (OLIVEIRA; LOGAREZZI, 2013).

A análise documental consistiu na leitura, interpretação, síntese e inferências feitas a partir dos documentos para que pudessem ser estabelecidos os indicadores de análise do material distribuído na rede estadual de ensino para utilização do currículo oficial do estado de São Paulo. Após a primeira leitura, o documento teve o seu conteúdo decomposto em

fragmentos mais simples (ANEXO A – Excertos dos PCNs utilizados para a definição de

indicadores para a prática educativa ambiental e ANEXO B – Excertos das DCNs EA

utilizados para a definição de indicadores para a prática educativa ambiental), buscando revelar as sutilezas das entrelinhas, aqui entendidas como sugestões para a prática educativa ambiental. Foram localizados conceitos chave nos textos e estes foram avaliados quanto à importância que possuíam no contexto geral de cada um dos documentos. A análise de conteúdo foi feita utilizando a unidade de contexto (SÁ-SILVA, 2009), que determina a conjuntura na qual as unidades de análise ocorrem buscando uma forma que se aplicasse à análise dos parâmetros e das diretrizes, mantendo a coerência na leitura, decomposição e interpretação dos textos.

Posteriormente, foram reunidas as partes coesas entre si, estabelecendo categorias para análise do material didático, neste trabalho referidas como indicadores para a prática

da educação ambiental. Cada indicador, estipulado pela união de excertos homogêneos entre si, abrange um conceito presente na educação ambiental. Buscou-se tornar clara a diferença entre os indicadores, fazendo com que todos os dados coletados a partir da análise pudessem se enquadrar em alguma categoria.

É válido lembrar neste momento que embora os indicadores sejam também resultados deste trabalho, são enquadrados aqui por sua natureza de critério metodológico para a produção dos resultados mais essenciais da dissertação.

A análise documental dos Cadernos do professor contemplou todas as disciplinas do primeiro volume do material utilizado no 6°ano/5ª série pertencentes à nova edição (2014- 2017). Os cadernos foram obtidos na Intranet - espaço do servidor mediante uso de login e senha, pois o acesso é restrito aos docentes da rede estadual. Os documentos utilizados para aplicação do currículo oficial no estado de São Paulo são: documento básico curricular das áreas de conhecimento, Caderno do gestor, Caderno do professor e Caderno do aluno.

Neste trabalho foi utilizado Caderno do professor, pois este contém, além do conteúdo do caderno do aluno, observações e indicações para a prática docente.

Os Cadernos do gestor, do professor e do aluno são divididos em dois volumes utilizados no decorrer de cada semestre do ano letivo. Os cadernos do professor e do aluno dos anos/séries finais do ensino fundamental são compostos por oito disciplinas: língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, histórias, arte, língua estrangeira moderna e educação física. A língua estrangeira moderna pode ser inglês ou espanhol, mas comumente se trabalha o inglês, como é observado neste trabalho.

Para análise do material de apoio ao professor foi feita a leitura das instruções e itens existentes neste material, mas foi dada atenção especial às situações de aprendizagem (SAs) utilizadas para desenvolvimento dos conteúdos das disciplinas. Assim como na análise anterior, a unidade de análise utilizada foi a de contexto (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009), pois foram buscados dados qualitativos obtidos pela observação da frequência de citação de ideias que contemplavam os indicadores estabelecidos a partir dos parâmetros e diretrizes. Concomitantemente com a interpretação do material, foram sendo feitas inferências sobre como o seu conteúdo se adequava a cada um dos indicadores já estabelecidos. Além da constatação da presença ou ausência de cada um deles foi feita uma constatação de insuficiência em relação indicadores da prática educativa ambiental. Após a interpretação e para que fosse feita a síntese do material o conteúdo analisado foi decomposto em fragmentos com frases significativas que possibilitaram a interpretação da informação contida nos elementos analisados. Esta etapa se refere ao segundo objetivo específico anteriormente apontado.

Para uma compreensão mais consistente de como se dá a educação ambiental no ambiente escolar foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre práticas de educação ambiental no ensino formal que estão além do currículo oficial, neste trabalho referido como currículo oculto. Esta etapa se refere ao terceiro objetivo específico anteriormente apontado e está apresentada na seção.

É importante ressaltar que a interpretação feita tem como base, além de todos os documentos já citados, a prática docente da autora como professora de ciências por um período de cinco anos, além do conhecimento adquirido ao longo do mestrado em ciências ambientais por meio das disciplinas, seminários, discussões e outras modalidades de aprendizado presentes no programa de pós-graduação.

Documentos relacionados