• Nenhum resultado encontrado

4 MATERIAL E MÉTODOS

4.4 Procedimentos e instrumentos de coleta de dados

saúde, e foi realizado entre fevereiro e dezembro de 2016. Os municípios da região dessa região de saúde encontram-se descritos no mapa do (Anexo 1).

4.3 Escolha das/dos participantes

No momento da pesquisa, foram encontrados, nos registros do DATASUS, 25 profissionais de psicologia atuando em CAPS e 22 em NASF, totalizando 47 profissionais. Responderam ao questionário e participaram da pesquisa 30 psicólogas/os, com média de idade de 31,19 anos (±4,56), sendo 27 participantes do sexo feminino e 3 do sexo masculino. Os outros 17 profissionais, apesar de serem contatados não responderam ao questionário.

Os critérios de inclusão no estudo foram: psicólogas/os que atuam em saúde mental, em especial nos equipamentos como CAPS e NASF, que possuíam pelo menos três meses de prestação de serviço com qualquer tipo de vínculo empregatício.

Foram critérios de exclusão: psicólogas/os que não atuavam diretamente na operacionalização das Políticas Públicas de Saúde Mental em atendimento direto à população.

4.4 Procedimentos e instrumentos de coleta de dados

Os procedimentos para coleta dos dados foram realizados em multifrentes, devido a extensão da região de saúde, bem como a dificuldade de contato com alguns profissionais.

Fase1 -

Para atender ao objetivo de mapear as psicólogas/os nos equipamentos para operacionalização das Políticas Públicas de Saúde Mental dos 19 municípios que compõem a Região de Saúde de Vitória da Conquista-BA,(37) foi necessária a localização dos equipamentos e dos profissionais que compõem a região a partir dos dados disponibilizados no site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - DATASUS, bem como site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia –

SESAB(37) e do CRP. Nessa primeira fase, foram localizadas/os 47 profissionais psicólogas/os trabalhando nas políticas públicas de saúde mental na referida região.

O questionário de entrevista aplicado era composto por perguntas abertas e fechadas para ser respondido pelas/os psicólogas/os. Paralelamente, foi elaborada também uma versão online do questionário de entrevista na Plataforma Survey Monkey, composto por perguntas referentes aos dados de caracterização pessoal e trajetória profissional das/os participantes, caraterização da demanda atendida, descrição do local e condições de trabalho, equipe e aspectos da atuação profissional, e a participação em conselhos de direitos (saúde e outros). Esse questionário era composto por 62 perguntas, sendo 20 sobre participação em conselhos de direitos. Estas últimas somente eram respondidas por profissionais que participavam de conselhos de direitos. Os profissionais que não participavam de conselhos respondiam somente as 42 perguntas restantes. Portanto, como a própria plataforma Survey Monkey, no momento de montagem do questionário, através de seus recursos permite pular ou ir para outras questões a depender da resposta do participante, foi possível ser programado/configurado que os participantes que não faziam parte de conselhos de direitos responderiam 42 questões automaticamente. Esse questionário, seria enviado via correio eletrônico para as/os psicólogas/os dos municípios.

Importante salientar que, para esse estudo, não foram analisadas as questões sobre participação em Conselho de Direito.

Fase 2 –

Após essa primeira fase de mapeamento online, deu-se início aos contatos telefônicos com as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da região, com o intuito de conseguir os endereços dos equipamentos, bem como contatos com os profissionais.

Apesar de diversas tentativas de contato telefônico houve dificuldade para encontrar as/os profissionais psicólogas/os, bem como conseguir seus contatos e respectivos endereços eletrônicos. Sendo assim, para facilitar o acesso direto aos profissionais foi solicitado o apoio no envio do link do questionário através de uma mala direta online (carta via e-mail) do CRP03, para os profissionais registrados no CRP.

Foram enviados 800 questionários online (Apêndice 2), para todos as/os psicólogas/os cadastrados no CRP03 que compõem os municípios da subsede Sudoeste do Conselho(108), incluindo mais de 40 municípios. Foram obtidas 18 respostas, de 10 cidades da subsede sudoeste. Dessas 10, somente 3 cidades fazem parte da região de saúde de Vitória da Conquista.

Dos 18 questionários respondidos via link enviado pelo CRP, 12 foram incompletos, com 10 questionários sendo respondidos até o item formação e 2 até perfil da clientela. Dos 6 questionários completos, somente 3 foram aproveitados, uma vez que os outros três eram de municípios que não fazem parte da Região de Saúde de Conquista.

Fase 3 -

Foram realizados mais 60 contatos telefônicos, para as 19 cidades que compõem essa região de saúde, a fim de se obterem os contatos dos profissionais que estavam atuando e respectivos equipamentos, com novo envio do questionário online. Nessa etapa, foram enviados 16 questionários via correio eletrônico, com 6 retornos.

Como ainda faltavam cidades e equipamentos para serem mapeados, foram realizados novos contatos telefônicos. Inicialmente, seriam entrevistados profissionais que após terem respondido os questionários, apresentassem descrição de atividades condizentes com a política de saúde mental, ou atividades inovadoras na sua prática. Todavia, ao iniciar o contato com os profissionais, alguns se dispuseram a fazer a entrevista e responder o conteúdo do questionário presencialmente (oralmente).

Decidiu-se realizar, em paralelo ao período de coleta de dados do questionário, entrevistas gravadas em áudio, para otimizar os custos e tempo do deslocamento e garantir a coleta de dados, sendo as referidas entrevistas orientadas pelo conteúdo do questionário e por questões adicionais do roteiro semiestruturado de entrevista. Estes questionários respondidos oralmente foram transcritos e os dados digitados na plataforma Survey Monkey. Foram realizadas visitas a 8 cidades com 13 questionários respondidos oralmente.

Alguns profissionais preferiram responder o questionário por escrito e entregar a pesquisadora, sendo entregues 15 questionários, dos quais somente 8 foram respondidos.

Os dados das visitas foram sistematizados em diário de campo e utilizados apenas para orientar a compreensão da pesquisadora na coleta de dados. Foram preenchidos 30 questionários, dos 47 psicólogas/os localizadas/os de 15 municípios, dos 19 existentes na região (Apêndice 4). Todos os questionários, mesmo os respondidos manualmente, foram transcritos na plataforma Survey Monkey.