• Nenhum resultado encontrado

Para os fins deste trabalho foi analisada a atuação da Segurança Universitária Federal na UFPE, campus Recife, uma vez que esta passou por mudanças estruturais a partir das últimas alterações na legislação que trata da carreira e desenvolvimento do segmento até a implantação e implementação da Lei vigente, o PCCTAE e após esse marco legal, com a criação da Superintendência de Segurança Institucional.

Foram levantados os dados que permitiram conhecer a estrutura da Segurança Universitária Federal da UFPE atualmente, a partir do organograma que hoje está estabelecido para aquela UORG, onde foram identificadas as instâncias internas da Superintendência, sua estrutura de cargos, funções e responsabilidades, bem como perfil dos servidores para a ocupação dessas funções.

Foi realizado um levantamento da participação dos Servidores vinculados à Segurança Universitária em cursos de capacitação oferecidos pela UFPE e fora dela, a partir da PROGEPE, antes e após a implantação da Superintendência de Segurança Institucional.

Para tanto, foram consultados os arquivos da PROGEPE, no intuito de mensurar quantitativo de pessoal capacitado, períodos, cursos realizados e áreas de concentração.

Seguiu a verificação entre o que preconiza a legislação vigente para o caso estudado, o PCCTAE, com relação as possibilidades de desenvolvimento na Carreira e a aplicação dessas na Segurança Universitária Federal na UFPE.

A própria legislação e o Plano de Carreira dos Servidores da UFPE, somados à aplicação da capacitação, foram subsídios para esta etapa do processo.

Foram comparados os dados das ocorrências delituosas na UFPE a partir dos dados fornecidos pela Superintendência de Segurança, por períodos compreendidos por exercícios acadêmicos (janeiro a dezembro de cada ano), antes e a partir da implantação da Superintendência, sendo estes dados referentes a: roubo, furto patrimonial, furto de veículos, roubo de veículos, arrombamento de veículos, arrombamento de instalações, apreensão de drogas, tráfico, apreensão de arma branca, apreensão de menor de idade, detenção de maior de idade, veículo com vulnerabilidade e furto privado.

A SSI e a PROGEPE na UFPE foram as Unidades Gestoras que forneceram os materiais necessários ao levantamento.

Para efeito comparativo, foram realizados levantamentos dos dados de ocorrências de segurança em outras IFES, sendo: Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal da Paraíba, consideradas as particularidades de cada uma para Segurança.

No intuito de estabelecer um limite operacional para a pesquisa, relacionado às ocorrências delituosas estudadas na UFPE, foi realizado um levantamento de dados de ocorrências correlatos na área externa à UFPE para o mesmo período, ou seja, ocorrências no entorno da UFPE, denominada Zona Livre Externa (ZLE).

Foram aplicados questionários com servidores(as) vinculados(as) à Superintendência de Segurança Institucional, bem como Servidores(as) de outras áreas de atuação e lotação funcional, ambos da UFPE (Apêndices), cuja análise apresenta o entendimento e posicionamento dos respectivos Servidores com relação a possível mudança no perfil da Segurança Institucional da UFPE com a implantação da Superintendência de Segurança, à luz do PCCTAE.

As respostas possíveis às questões foram codificadas objetivando uma análise em agrupamentos e por categorias.

Cooper (2003) considera que a codificação e classificação dos dados para respostas em categorias ou classes são necessárias para uma análise eficiente, ajudando o pesquisador a reduzir informações fundamentais para análise.

Esta atividade contribuiu para a análise deste estudo principalmente pela oportunidade de entender o posicionamento dos entrevistados sobre a capacitação e atuação da Segurança Universitária na UFPE, para o período estudado.

Com as etapas do estudo devidamente atendidas, com a profundidade e detalhamento inerentes a cada necessidade, a pesquisa traz nos seus resultados, um esboço e uma compreensão da atuação da Segurança Universitária Federal na UFPE à luz da sua dinâmica, compreendendo fatores internos e externos.

Esta análise possibilitou um aprofundamento apropriado para possíveis proposições diante das constatações.

Quadro 1 – Resumo do método de acordo com o objetivo específico

OBJETIVOS ESPECÍFICOS MÉTODOS DE COLETA

FONTE DE DADOS MÉTODO DE ANÁLISE

Descrever a estrutura organizacional da Segurança Universitária Federal na UFPE. Pesquisa em documentos oficiais UFPE PROGEPE SSI Análise descritiva dos resultados Realizar um levantamento da

participação dos Servidores vinculados à Segurança Universitária em cursos de capacitação oferecidos pela UFPE após a implantação da Superintendência de Segurança Institucional. Pesquisa em documentos oficiais. Organização dos dados em quadros. UFPE PROGEPE SSI Análise descritiva dos resultados

Verificar a associação entre o que preconiza a legislação vigente com relação as possibilidades de desenvolvimento na Carreira e a aplicação dessas na Segurança Universitária Federal na UFPE.

Pesquisa em documentos oficiais. Ministério da Educação UFPE PROGEPE SSI Análise descritiva dos resultados

Analisar os dados de ocorrências delituosas na UFPE, por período, antes e a partir da implantação da Superintendência de Segurança Institucional. Pesquisa em documentos oficiais UFPE SSI Análise estatística dos dados

Comparar os dados de ocorrências na UFPE com dados de ocorrências em outras Instituições de Ensino Superior de mesma natureza.

Pesquisa em documentos oficiais UFPE UFPB UFSC Análise estatística dos dados

Verificar o entendimento dos Agentes de Segurança Universitária Federal e Servidores de outras áreas na UFPE quanto as mudanças na Segurança Universitária Federal após a implantação da Superintendência de Segurança Institucional. Aplicação de questionários com os Servidores Servidores da UFPE vinculados e não vinculados à Segurança Universitária Análise estatística dos dados

Esboçar uma compreensão da atuação e resultados da Segurança Universitária Federal na UFPE à luz dos seus resultados e dinâmica, compeendendo fatores internos e externos. Achados da pesquisa UFPE Análise descritiva *Elaboração do pesquisador

Documentos relacionados