• Nenhum resultado encontrado

Esta pesquisa pode ser classificada como exploratório-descritiva uma vez que nela pretende-se investigar a situação em que se encontram as bibliotecas dos polos de EaD de Santa Catarina que oferecem cursos da UFSC. Na pesquisa exploratória, pretende-se analisar de forma mais efetiva um determinado fenômeno, buscando a compreensão de suas especificidades. Essa pesquisa é composta, geralmente, por uma pesquisa bibliográfica, seguida de um estudo de um determinado grupo de elementos específicos. Na pesquisa descritiva, por sua vez, pretende-se descrever uma determinada população ou fenômeno, a fim de compreendê-los melhor. A pesquisa exploratório-descritiva promove maior familiaridade com o problema, uma vez que analisa dados, informações, padrões e ideias, identificando características de um determinado problema ou questão (GIL, 2010; BRAGA, 2007). O levantamento bibliográfico consiste na consulta a diferentes documentos, visando a encontrar e selecionar material pertinente para a realização da pesquisa (CHAGAS, 2012).

Buscando conhecer melhor o fenômeno a ser estudado, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica, a fim de identificar os documentos que tratam do tema desta pesquisa, obtendo subsídios para analisar de forma mais abrangente o fenômeno a ser estudado. Segundo Marconi e Lakatos (2010), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita e pode ser considerado como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.

Para embasar a pesquisa bibliográfica aqui realizada, foi efetuado um levantamento e seleção de textos de natureza científica, estando entre eles livros, artigos de periódicos, teses e dissertações. Foram realizadas buscas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); na Eletronic

Library Online (SCIELO); e na Base de Dados Referencial de Artigos de

Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), abrangendo a literatura das áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação, Educação a Distância e Administração. Foram realizadas também consultas gerais no Google que remeteram a trabalhos apresentados em eventos, tais como o Library Distance Services Conference e o Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU). Foram consultados

documentos em websites de instituições voltadas para Educação, como o Portal do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), além dos

websites do Sistema UAB, e da Association of College & Research Libraries (ACRL), na Seção de Educação a Distância, ou Distance Learning Section (DLS).

Esta é uma pesquisa qualiquantitativa que, segundo Creswell (2010), é considerada uma pesquisa mista, pois entrecruza a análise qualitativa com a quantitativa (ERICKSON, 1986; DUFFY, 1987; MILES; HUBERMAN, 1994; MASON, 2002; PATTON, 2002; FLICK, 2009; STAKE, 2011). Quando há o emprego simultâneo dessas análises, é possível controlar as tendências a partir da compreensão de todos os aspectos envolvidos no objeto em análise; identificar variáveis específicas com base na visão dos aspectos implícitos ao estudo; e dar um tratamento mais minucioso aos dados obtidos (DUFFY, 1987).

O universo desta pesquisa é constituído pelas bibliotecas existentes nos Polos de EaD de Santa Catarina que oferecem cursos de graduação da UFSC e são gerenciados pela UAB/MEC.

Em cumprimento ao primeiro objetivo desta pesquise que foi o de

identificar os polos de EaD do Estado de Santa Catarina que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina,

utilizou-se o sistema de busca do Portal CAPES (http://www.uab.capes. gov.br), disponível em 1o de junho de 2013, no qual estavam relacionados os polos reconhecidos pelo MEC.

Vale destacar que os polos de educação a distância são constantemente avaliados pelo MEC, pois a adesão de uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) ao Sistema UAB ocorre por meio de seu credenciamento junto ao MEC, para cursos a distância, conforme estabelecido no Art. 80, da Lei 9.394/96 (LDB), e mediante solicitação formal do dirigente máximo da IPES à Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES. Assim, os polos podem ser classificados como Apto (AA) ou Apto com Pendências (AP). Quando classificado com AP, o polo recebe uma segunda visita no decorrer de 90 dias, antes do início do primeiro curso, para que seja efetivada sua integração ao sistema.

Os cursos da UFSC são oferecidos em polos classificados como AA, uma vez que neles encontra-se a qualidade necessária para o bom andamento dos trabalhos. Uma das exigências, nesse processo de avaliação, é de que os polos possuam bibliotecas.

Em um primeiro levantamento, identificaram-se 28 polos de Educação a Distância no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos gerenciados pela UAB. Esses polos oferecem cursos tanto da UFSC, como dos Institutos Federais e de outras Universidades Estaduais e Federais (APÊNDICE B).

Após esse primeiro levantamento, realizou-se uma navegação na página da EaD/UFSC (www.ead.ufsc.br), a fim de restringir a amostra conforme critério estabelecido no primeiro objetivo deste trabalho. Foram identificados, então, 21 polos ofertantes dos cursos de graduação da UFSC, todos possuindo bibliotecas. Considerando essas características, esses foram os polos escolhidos como universo desta pesquisa.

A seguir, no Quadro 3, são apresentados os polos objeto da pesquisa e as respectivas modalidades e cursos da UFSC por eles ofertados. Quadro 3 – Polos de Santa Catarina com as respectivas quantidades,

especificações dos cursos da UFSC, seus níveis de formação, e quantidade de vagas ofertadas, gerenciados pela UAB

Polos - bairr os Total de cursos Cursos Modalidade do curso Númer o de vagas ARARANGUÁ Nova Divinéia 3 5 Administração Pública Bacharelado 35 Ciências Biológicas Licenciatura 35 Ciências Contábeis Bacharelado 50 Letras Inglês1 Licenciatura 50 Matemática Licenciatura 35 BLUMENAU Centro 3 3 Filosofia Licenciatura 35 Física Licenciatura 35 Letras Português Licenciatura 50 continua

BRAÇO DO