• Nenhum resultado encontrado

Este estudo classifica-se, quanto ao tipo, como exploratório e descritivo, pois se pretenderam buscar maiores conhecimentos sobre a variável do estudo, incentivos fiscais, com descrição dos resultados obtidos nas análises dos dados pesquisados.

A pesquisa exploratória é realizada sobre um problema ou questão de pesquisa quando há poucos ou nenhum estudo anterior em que possamos buscar informações sobre a questão ou problema. O objetivo desse tipo de estudo é procurar padrões, idéias e hipóteses, em vez de testar ou confirmar uma hipótese (COLLIS; HUSSEY, 2005, p. 24).

A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Procura descobrir a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características, colhendo dados ou fatos da própria realidade (CERVO; BERVIAN, 2002, p. 66-68).

Quanto ao método, classifica-se como qualitativo:

O método qualitativo é mais subjetivo e envolve examinar e refletir as percepções para obter um entendimento de atividades sociais e humanas. O aumento do uso de metodologias mistas em estudos de pesquisa e a maior flexibilidade em métodos de coleta de dados significam que você pode ter coletado dados qualitativos e quantitativos. Mesmo adotando um método positivista, você pode ter coletado dados qualitativos para fornecer opulência em insight aos dados numéricos. Nesse caso, você pode não ter objeções filosóficas para tentar quantificar dados qualitativos (COLLIS; HUSSEY, 2005, p. 26- 239).

3.2 População e Amostra

A população consistiu de analistas de crédito das instituições financeiras, para opinarem sobre as companhias abertas brasileiras que usufruem de incentivos fiscais.

A amostra foi composta pela parcela desses profissionais, da região da Capital do Estado de São Paulo, que analisaram demonstrações contábeis de companhias abertas brasileiras contempladas com incentivos fiscais, antes e após a vigência da Lei 11.638/2007.

3.3 Procedimentos de Coleta de dados

A coleta de dados foi efetuada por meio de entrevistas semi-estruturadas, com roteiro previamente preparado, que serviu de eixo orientador, para assegurar que os entrevistados respondessem às mesmas questões. As entrevistas foram direcionadas exclusivamente aos

analistas de crédito das instituições financeiras, por tratar-se de pessoas que estão envolvidas diariamente na análise de demonstrações contábeis, para fins de concessão de crédito.

Foram feitos 12 (doze) convites para entrevistas, com a promessa de sigilo das informações pessoais e das instituições, sendo realizadas 7 (sete), junto aos analistas de crédito das instituições financeiras, cujo patrimônio líquido total corresponde a 75,03% do patrimônio líquido total das 50 (cinqüenta) maiores instituições financeiras do Brasil, segundo a revista Exame Melhores e Maiores de 2009.

Transcreve-se abaixo o roteiro utilizado para a realização das entrevistas: ROTEIRO DE ENTREVISTAS APLICADO AOS ANALISTAS DE CRÉDITO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

PERFIL PROFISSIONAL DO ENTREVISTADO Sua Formação Acadêmica/Curso:

Idade:

Tempo em que atua na atual empresa como analista de crédito (anos): Tempo total de experiência profissional (anos):

1. Quais eram os procedimentos adotados no processo de análise das demonstrações contábeis, das empresas beneficiadas com incentivos fiscais, antes da Lei 11.638/2007. E após quais são?

2. De acordo com a sua percepção: a forma de registro e divulgação dos incentivos fiscais provocou alguma alteração no processo de análise das demonstrações contábeis das companhias abertas brasileiras beneficiadas, após o advento da Lei 11.638/2007? Justifique a sua resposta.

3. No seu trabalho de análise das demonstrações contábeis, existe um ou mais índices aplicados exclusivamente para as empresas beneficiadas com incentivos fiscais?

4. A mudança na forma de contabilização e divulgação dos incentivos fiscais nas demonstrações contábeis facilitou o trabalho de análise? Justifique a sua resposta.

5. Qual o(s) índice(s) mais importante (s) para o desenvolvimento do seu trabalho de análise das demonstrações contábeis?

6. Existe algo que poderia ser melhorado nas demonstrações contábeis, quanto aos incentivos fiscais?

7. Antes do advento da Lei 11.638/2007, existia alguma dificuldade no processo de análise das demonstrações contábeis, das empresas beneficiadas com incentivos fiscais, que foi sanada? Justifique a sua resposta.

8. O trabalho de análise das demonstrações contábeis, das empresas com benefícios fiscais, antes da Lei 11.638/2007, era diferenciado do trabalho de análise das demais empresas, sem tais benefícios?

9. O trabalho de análise das demonstrações contábeis, das empresas com benefícios fiscais, após a Lei 11.638/2007, é diferenciado do trabalho de análise das demais empresas, sem tais benefícios?

10. Os resultados obtidos na análise das demonstrações contábeis, das empresas com incentivos fiscais, antes da Lei 11.638/2007, traziam alguma vantagem competitiva, em relação à concorrência, desprovida de benefícios? Justifique a sua resposta.

11. Em sua opinião os resultados obtidos na análise das demonstrações contábeis, das empresas com incentivos fiscais, após a Lei 11.638/2007, trazem alguma vantagem

competitiva, em relação à concorrência, desprovida de benefícios? Justifique a sua resposta. 12. Quando da análise das demonstrações contábeis, das empresas com incentivos fiscais, antes da Lei 11.638/2007, as mesmas apresentavam resultados semelhantes nos índices apurados, em relação à concorrência, também beneficiada com incentivos fiscais?

13. Quando da análise das demonstrações contábeis, das empresas com incentivos fiscais, após a Lei 11.638/2007, as mesmas apresentam resultados semelhantes nos índices apurados, em relação à concorrência, também beneficiada com incentivos fiscais?

14. Para analisar as demonstrações contábeis, das empresas beneficiadas com incentivos fiscais, antes da Lei 11.638/2007, existia a necessidade de algum ajuste prévio nos relatórios? Em caso positivo justificar a sua resposta.

15. Para analisar as demonstrações contábeis, das empresas beneficiadas com incentivos fiscais, após a Lei 11.638/2007, existe a necessidade de algum ajuste prévio nos relatórios? Em caso positivo justificar a sua resposta.

16. Das empresas analisadas, com benefícios fiscais, antes da Lei 11.638/2007, o (a) Sr (a) pode relacionar, em ordem decrescente, as 5 (cinco) principais atividades econômicas, região geográfica e tipo de incentivo fiscal?

17. Das empresas analisadas, com benefícios fiscais, após a Lei 11.638/2007, o (a) Sr (a) pode relacionar, em ordem decrescente, as 5 (cinco) principais atividades econômicas, região geográfica e tipo de incentivo fiscal?

3.4 Procedimentos de Tratamento dos Dados

O tratamento dos dados consistiu da análise de conteúdo das entrevistas promovidas junto aos analistas de crédito de instituições financeiras e, finalmente, com a análise descritiva dos resultados.

Bardin (2006, p. 95) orienta que os dados em bruto são tratados de maneira a serem significativos (falantes) e válidos. O analista, tendo à sua disposição resultados significativos e fiéis, pode então propor inferências e adiantar interpretações a propósito dos objetivos previstos ou que digam respeito a outras descobertas inesperadas. Por outro lado, os resultados obtidos, a confrontação sistemática com o material e o tipo de inferências

alcançadas podem servir de base a outra análise disposta em torno de novas dimensões teóricas, ou praticada graças a técnicas diferentes.

Este estudo trata de uma situação onde se investigou os procedimentos dos analistas de crédito das instituições financeiras, no processo de análise das demonstrações contábeis, das companhias abertas brasileiras, que usufruem de incentivos fiscais, em dois momentos diferentes: antes e após a vigência da Lei 11.638/2007.

O Quadro 18 resume a correspondência entre os objetivos específicos e as questões respectivas que os satisfazem.

Quadro 1 – Correspondência entre os objetivos específicos e as questões formuladas OBJETIVOS ESPECÍFICOS

QUESTÕES RESPONDENTES

a. Identificar quais eram os procedimentos aplicados no processo de análise, por parte dos analistas de crédito das instituições financeiras, quando analisavam demonstrações contábeis das companhias abertas brasileiras, com benefícios de incentivos fiscais, antes da Lei 11.638/2007.

1, 3, 5, 7, 8, 10, 12, 14, 16

b. Identificar quais são os procedimentos aplicados no processo de análise, por parte dos analistas de crédito das instituições financeiras, quando analisam demonstrações contábeis das companhias abertas brasileiras, com benefícios de incentivos fiscais, após a Lei 11.638/2007.

1, 3, 4, 5, 6, 9, 11, 13, 15, 17

c. Identificar eventuais alterações nos procedimentos do processo de análise, por parte dos analistas de crédito das instituições financeiras, quando da análise das demonstrações contábeis das companhias abertas brasileiras que usufruem de incentivos fiscais, em decorrência da Lei 11.638/2007.

4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Documentos relacionados