• Nenhum resultado encontrado

Procedimentos metodológicos: os instrumentos e a coleta de dados

CAPÍTULO 3 CAMINHOS METODOLÓGICOS

3.4 Procedimentos metodológicos: os instrumentos e a coleta de dados

Constituíram o campo de investigação de nossa pesquisa, 150 alunos de 08 polos de apoio presencial do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma Universidade mineira. Ao todo, da primeira à última etapa, somam-se setecentos e cinquenta e três (753)

alunos matriculados no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, sendo que, desse total, cento e cinquenta e dois (152), ou seja, aproximadamente 20% concluíram ou estavam nas últimas etapas do curso em 2012. Investigamos, a partir deles, a construção do Portfólio

como instrumento de avaliação formativa, como um procedimento de avaliação na

Educação a Distância.

A escolha desses alunos justificou-se pelo fato de acreditarmos que eles possuíam condições de responder às nossas indagações, uma vez que já passaram por essa experiência desde a primeira etapa do curso. Nesse contexto, por meio desta pesquisa, identificamos as representações que os alunos estão construindo sobre a realização do Portfólio, como instrumento de avaliação formativa.

Durante a realização da pesquisa, registramos, nos encontros acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, 150 alunos dos 152 matriculados na última etapa do curso. Portanto, compõe nossa amostra uma representatividade de 19,92% do total de alunos matriculados em todas as etapas do curso e 98,68% é a porcentagem expressa do total de alunos concluintes.

Para a coleta dos dados, foi construído um questionário com questões fechadas e abertas, dividido em três partes, que foi aplicado para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Aprimeira parte do questionário, composta de 20 perguntas, objetivou delinear o perfil dos 150 alunos de 08 polos de apoio presencial da Universidade mineira.

A segunda parte - sobre a construção do Portfólio como instrumento de

avaliação formativa na EAD - a questão de nº 21, subdividida em outras 04, objetivava

primeiramente, colher palavras relacionadas à construção do Portfólio como instrumento de

avaliação formativa e as três seguintes, relacionar as justificativas e representações desses

significados com os aspectos gerais da avaliação, por meio do Portfólio, na Educação a Distância.

Esse questionário, além de caracterizar os alunos pesquisados quanto ao gênero, idade, profissão, renda total mensal familiar, os meios de comunicação mais utilizados, a opção e afinidades com o curso na EAD, entre outros, procurou também identificar como ocorrem as atitudes, as percepções,os juízos de valor e as crenças dos alunos da Universidade mineira, sobre a construção do Portfólio como instrumento de avaliação

formativa; e isso pode ser observado no enunciado da questão nº 21(cf. a seguir) do

______________________________________________________________

21) a) Escreva 3 (três) palavras que lhe vêm à sua mente ao ler a frase em destaque:

1. __________________________________________________________

2. __________________________________________________________

3. __________________________________________________________

b) Das palavras que escreveu, assinale a que você considera mais importante. c) Justifique a resposta acima.

d) Dê o significado (sinônimo) das outras duas palavras.

______________________________________________________________

Por fim, a terceira e última parte do questionário, constituído por 07 questões, sendo 06 fechadas e 01 aberta, buscou mostrar, de forma global, a visão dos sujeitos desta pesquisa, em relação à construção e avaliação do Portfólio, como são elaboradas as atividades que irão compor essa produção, os recursos utilizados e a disponibilidade para orientação.

Ressaltamos, também, que a segunda e terceira partes do questionário foram propostas com o objetivo de compreender quais as representações que os alunos estão construindo sobre a realização do Portfólio, como instrumento de avaliação formativa (cf. APÊNDICE E).

A coleta dos dados, como já foi dito anteriormente, foi realizada a partir de um questionário. O questionário apresenta dois objetivos: o primeiro é identificar o perfil dos sujeitos, uma vez que os dados caracterizadores do perfil apresentam relação com as Representações Sociais; o segundo, identificar se os licenciandos do curso de Ciências Biológicas reconhecem o Portfólio como um instrumento de avaliação formativa.

Quanto aos caminhos metodológicos a serem seguidos, essa investigação, de caráter qualitativo e quantitativo, tomou como referencial teórico-metodológico as Representações Sociais, descritas por Moscovici (2003) como expressões do conhecimento reconstruído pelo sujeito a respeito de sua realidade cotidiana.

Essas representações são resultantes da interação social e influenciam o nosso modo de pensar, sentir e agir diante das experiências da vida prática. Por isso, nesta

A CONSTRUÇÃO DO PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO

pesquisa, destacamos as atitudes, as percepções, os juízos de valor e as crenças dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no que refere à construção do Portfólio na modalidade a distância.

Os alunos participantes deste estudo demonstraram disposição pessoal; firmaram e mantiveram seu consentimento conforme o estabelecido no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Esse termo foi obtido e esclarecido por parte dos pesquisadores, no ato da entrevista com os sujeitos da pesquisa, durante os encontros acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, por meio de reuniões previamente agendadas, com o objetivo de esclarecer a finalidade doestudo, visando a assegurar-lhes o livre arbítrio de participação na pesquisa, além da manutenção do sigilo das informações coletadas, sanando todas as dúvidas que porventura fossem aparecendo. A aplicação do questionário ocorreu aproximadamente em uma hora/aula. Durante todo esse tempo, o pesquisador manteve-se presente, para esclarecer eventuais dúvidas.

Quanto às atitudes dos alunos, durante a aplicação dos questionários, a maioria dos estudantes mostrou-se receptiva. Colaboraram, não atrasaram em nossos agendamentos, participaram de forma bastante expressiva, demonstrando compreensão da importância desta pesquisa, tanto para a Universidade mineira, quanto para si próprios como futuros educadores.